|
|
|
Elga Pérez Laborde é graduada em Jornalismo pela Universidade do Chile, com publicações de ensaios, artigos, entrevistas e reportagens em diversos meios de comunicação, livros e revistas acadêmicas especializadas em arte e cultura na América Latina. Possui Mestrado e Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília, UnB. Pesquisadora permanente e professora na Pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL, do Instituto de Letras da UnB. Desde 2001 coordena os Congressos Internacionais de Humanidades, em convênio entre a UnB e a Universidad de Ciencias de la Educación – UMCE, do Chile. Responsável pela Revista Intercâmbio, edição eletrônica dos congressos: http//unb.revistaintercambio.net.br (ISSN 1982-8640).
Como cantora, entre muitas outras atividades e recitais, inaugurou em 2008 a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, promovida pelo Diretor da Biblioteca Nacional e poeta Antonio Miranda, no Auditório do Museu Nacional com o concerto Poético Musical "Canto a Latino-América", junto com a escritora Aglaia de Souza e o Diretor de Teatro peruano Mario Delgado, na poesia; em 2013 cantou na homenagem a Vinicius de Moraes; em 2015, na homenagem a Chico Buarque, na UnB. Tem vários CD gravados, entre eles Presença de Neruda, Canções Perversas; Canto a Latino-América, Ibero-América canta unida.
Como acadêmica, lidera o grupo de pesquisa de Literatura Latino-Americana Contemporânea. Atua nas Linhas de Pesquisa Teorias do Texto Literário e Literatura e Outras Artes. Na atualidade desenvolve os projetos de pesquisa Emergências na poética do mal-estar: estudo sobre a obra literária de Diamela Eltit; e O romance pós-moderno nas obras de Chico Buarque, Sérgio Santana e Mario Vargas Llosa. Organizadora em coautoria dos livros: Em torno a Integração (Editora TEL, 2008), Identidades em contato (Pontes, 2011) e Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana (Pontes, 2013). Membro de Grupo de Pesquisa Textualidades americanas: processos de hibridação dentro da Linha de Pesquisa ‘Textualidades híbridas’, como parte do convênio entre a UnB e a UMCE. Endereço www.cnpq.br Acessar: http://lattes.cnpq.br/web/dgp
Forma parte do conselho editorial da Revista Cerrados, do programa de Pós-graduação do TEL/IL/UnB. Consultora para a UNESCO desde o ano 2000. E-mail: elgaplaborde@gmail.com
|
|
|
Paralelamente, realiza atividades artístico-culturais de caráter erudito-popular como cantora, divulgando a poesia e música latino-americanas desde 1984, no Chile e no Brasil.
Participou do recital poético-musical CANÇÕES PERVERSAS (Brasília, 2005) e do CD musical interpretando quatro das músicas do espetáculo compostas por Xulio Formoso a partir de poemas de Antonio Miranda.
Ouça as canções na seção MÚSICAS. |
PoEMA “TE QUIERO” de Mario Benedetti,
música de Alberto Favero,
version musical en la voz de Elga Pérez-Laborde.
Gravado ao vivo na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional de Brasília.
Músicos Carlos Pascoal, (violão) Paulo César Vieyra,(violino)
Helena Vasconcellos (piano).Ouvir música...
Elga já se apresentou nos mais importantes centros acadêmicos e teatros, tais como nas salas do Teatro Nacional Claúdio Santoro, Centro Cultural do Banco do Brasil, Dulcina, Memorial JK, Cultura Hispânica, Teatro Israel Pinheiro, Anfiteatro 9 da UnB, e Funarte (Brasília); Ópera de Arame (Curitiba); Teatro TELEMIG (Belo Horizonte); Teatro da Reitoria da UFRGS (Porto Alegre), Teatro do Parque (Recife); Festival de Laranjeiras (Sergipe); Teatro Santa Rosa (Jõao Pessoa); Teatro El Conventillo, Salón de Honor da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, (Santiago, Chile); Municipal (Viña del Mar, Chile), entre outros, obtendo positivas críticas dos meios especializados, dos quais tem um nutrido arquivo. Seus concertos em Homenagem a Neruda, "Presença de Neruda" e "Ibero-América canta unida" estão gravados em CD musical.
Elga Pérez-Laborde já escreveu vários ensaios e prefácios em obras de Antonio Miranda nos últimos anos, inclusive um capítulo de sua tese de doutoramento sobre o Esperpento sobre o livro Brasil Brasil de Antonio Miranda.
. Lea también: QUIEN LE TIENE MIEDO A LA ANTIPOESÍA. QUIEN LE TIENE MIEDO A NICANOR PARRA – por Elga Pérez Laborde- ENSAIOS
. SEXO E MORTE EM GARCIA LORCA – OU LORCA COMO POETA MALDITO, por Elga Pérez Laborde.
PAIXÃO, DOR E DESEJO NA POESIA DE MIGUEL HERNANDÉZ - Sylvia H. Cyntrão
|
|
Um longo e variado programa aconteceu em auditório da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região de Mato Grosso do Sul, dia 24 de maio, para o encerramento do Curso de Mestrado Interinstitucional de Ciência da Informação, com o lançamento dos livros da série “Comunicação da Informsação Digital”, organizados por Antonio Miranda e Elmira Simeão, com a presença do Reitor Pedro |
Chaves dos Santos Filho e uma grande assistência de autoridades, professores, estudantes e membros da Academia Sul-Matogrossense de Letras.
Teve lugar o recital de poemas de Antonio Miranda, com a participação dos cantores e músicos Elga Pérez-Laborde, George Durand e do percussionista Flávio Figueiredo. O cantor Celito Espíndola apresentou uma versão própria da canção “Olha Menino” (de Antonio Miranda e Xulio Formoso), interpretou “Deixei meu matão” (de sua autoria) com a gaita de Clayton Sales e o espetáculo culminou com o corpo de baile Cia de Artes Uniderp numa coreografia especial para a canção “Perversos” (de Miranda e Formoso). Seguiu-se o lançamento do CD “Canções Perversas” e do livro “Despertar das Águas”, e um concorrido coquetel.
|
Elga Pérez-Laborde inaugurou a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, no Auditório do Museu Nacional com o concerto Poético Musical "Canto a Latino-América", junto com a escritora Aglaia de Souza e , Diretor de Teatro peruano Mario Delgado, na poesia, acompanhada por músicos.
"Marca página de livro" elaborado e distribuído por Elga-Pérez Laborde
com Décimas de Violeta Parra e, no reverso, fragmentos
de poemas de Neruda e Nicanor Parra.
ELGA PÉREZ-LABORDE EM PALESTRA SOBRE NERUDA NA UNBem h
Título da apresentação de Elga no evento:
"Vigência estética da obra de Pablo Neruda.".
Participaram na ocasião os artistas Roberto Medina ( doutorando em Literatura) e a dançarina Erica Bearlz, professora de dança da UFG, os dois da UnB, numa coreografia da Ode ao ar, dramatização e tradução ao português do primeiro. Ver ao final da página de Neruda, o texto do poema Ode ao Mar:
http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/chile/pablo_neruda.html
Nildo, Elga Laborde e Miranda no Museu de Artes de Brasília. Homenagem a Violeta Parra. 6/6/2024.
|
|
|
|
|