Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Elga Pérez-Laborde


Elga Pérez-Laborde

 Elga Pérez Laborde é graduada em Jornalismo pela Universidade do Chile, com publicações de ensaios, artigos, entrevistas e reportagens em diversos meios de comunicação, livros e revistas acadêmicas especializadas em arte e cultura na América Latina. Possui Mestrado e Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília, UnB. Pesquisadora permanente e professora na Pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL, do Instituto de Letras da UnB. Desde 2001 coordena os Congressos Internacionais de Humanidades, em convênio entre a UnB e a Universidad de Ciencias de la Educación – UMCE, do Chile. Responsável pela Revista Intercâmbio, edição eletrônica dos congressos: http//unb.revistaintercambio.net.br (ISSN 1982-8640).

 

Como cantora, entre muitas outras atividades e recitais, inaugurou em 2008 a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, promovida pelo Diretor da Biblioteca Nacional e poeta Antonio Miranda, no Auditório do Museu Nacional com o concerto Poético Musical "Canto a Latino-América", junto com a escritora Aglaia de Souza e o Diretor de Teatro peruano Mario Delgado, na poesia; em 2013 cantou na homenagem a Vinicius de Moraes; em 2015, na homenagem a Chico Buarque, na UnB. Tem vários CD gravados, entre eles Presença de Neruda, Canções Perversas; Canto a Latino-América, Ibero-América canta unida.

 

Como acadêmica, lidera o grupo de pesquisa de Literatura Latino-Americana Contemporânea. Atua nas Linhas de Pesquisa Teorias do Texto Literário e Literatura e Outras Artes. Na atualidade desenvolve os projetos de pesquisa Emergências na poética do mal-estar: estudo sobre a obra literária de Diamela Eltit; e O romance pós-moderno nas obras de Chico Buarque, Sérgio Santana e Mario Vargas Llosa.  Organizadora em coautoria dos livros: Em torno a Integração (Editora TEL, 2008), Identidades em contato (Pontes, 2011) e Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana (Pontes, 2013). Membro de Grupo de Pesquisa Textualidades americanas: processos de hibridação dentro da Linha de Pesquisa ‘Textualidades híbridas’, como parte do convênio entre a UnB e a UMCE. Endereço www.cnpq.br Acessar: http://lattes.cnpq.br/web/dgp

 

 Forma parte do conselho editorial da Revista Cerrados, do programa de Pós-graduação do TEL/IL/UnB. Consultora para a UNESCO desde o ano 2000. E-mail: elgaplaborde@gmail.com

 

 

 
Elga Pérez-Laborde

Paralelamente, realiza atividades artístico-culturais de caráter erudito-popular como cantora, divulgando a poesia e música latino-americanas desde 1984, no Chile e no Brasil.

Participou do recital poético-musical CANÇÕES PERVERSAS (Brasília, 2005) e do CD musical interpretando quatro das músicas do espetáculo compostas por Xulio Formoso a partir de poemas de Antonio Miranda.

Ouça as canções na seção MÚSICAS.

PoEMA “TE QUIERO” de Mario Benedetti,
música de Alberto Favero,
version musical  en la voz de Elga Pérez-Laborde.
Gravado ao vivo na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional de Brasília. Músicos Carlos Pascoal, (violão) Paulo César Vieyra,(violino)  Helena Vasconcellos (piano).Ouvir música...

Elga já se apresentou nos mais importantes centros acadêmicos e teatros, tais como nas salas do Teatro Nacional Claúdio Santoro, Centro Cultural do Banco do Brasil, Dulcina, Memorial JK, Cultura Hispânica, Teatro Israel Pinheiro, Anfiteatro 9 da UnB,  e Funarte (Brasília); Ópera de Arame (Curitiba); Teatro TELEMIG (Belo Horizonte); Teatro da Reitoria da UFRGS (Porto Alegre), Teatro do Parque (Recife); Festival de Laranjeiras (Sergipe); Teatro Santa Rosa (Jõao Pessoa); Teatro El Conventillo, Salón de Honor da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, (Santiago, Chile); Municipal (Viña del Mar, Chile), entre outros, obtendo positivas críticas dos meios especializados, dos quais tem um nutrido arquivo. Seus concertos em Homenagem a Neruda, "Presença de Neruda" e "Ibero-América canta unida" estão gravados em CD musical.

Elga Pérez-Laborde
Elga Pérez-Laborde

Elga Pérez-Laborde já escreveu vários ensaios e prefácios em obras de Antonio Miranda nos últimos anos, inclusive um capítulo de sua tese de doutoramento sobre o Esperpento sobre o livro Brasil Brasil de Antonio Miranda.

 

. SEXO E MORTE EM GARCIA LORCA – OU LORCA COMO POETA MALDITO, por Elga Pérez Laborde.

 

Elga Pérez-Laborde



Um longo e variado programa aconteceu em auditório da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região de Mato Grosso do Sul, dia 24 de maio, para o encerramento do Curso de Mestrado Interinstitucional de Ciência da Informação, com o lançamento dos livros da série “Comunicação da Informsação Digital”, organizados por Antonio Miranda e Elmira Simeão, com a presença do Reitor Pedro

Chaves dos Santos Filho e uma grande assistência de autoridades, professores, estudantes e membros da Academia Sul-Matogrossense de Letras.
Teve lugar o recital de poemas de Antonio Miranda, com a participação dos cantores e músicos Elga Pérez-Laborde, George Durand e do percussionista Flávio Figueiredo.  O cantor Celito Espíndola apresentou uma versão própria da canção “Olha Menino” (de Antonio Miranda e Xulio Formoso), interpretou “Deixei meu matão” (de sua autoria) com a gaita de Clayton Sales e o espetáculo culminou com o corpo de baile Cia de Artes Uniderp numa coreografia especial para a canção “Perversos” (de Miranda e Formoso). Seguiu-se o lançamento do CD “Canções Perversas” e do livro “Despertar das Águas”, e um concorrido coquetel.

 

Elga Pérez-Laborde inaugurou a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, no Auditório do Museu Nacional com o concerto Poético Musical "Canto a Latino-América", junto com a escritora Aglaia de Souza e , Diretor de Teatro peruano Mario Delgado, na poesia, acompanhada por músicos.

"Marca página de livro" elaborado e distribuído por Elga-Pérez Laborde
com Décimas de  Violeta Parra e, no reverso, fragmentos
de poemas de Neruda e Nicanor Parra.

 

ELGA PÉREZ-LABORDE EM PALESTRA SOBRE NERUDA NA UNBem h

Título da apresentação de Elga no evento:
"
Vigência estética da obra de Pablo Neruda.".

Participaram na ocasião  os artistas  Roberto Medina ( doutorando em Literatura)   e a dançarina Erica Bearlz, professora de dança da UFG,  os dois da UnB, numa coreografia da Ode ao ar, dramatização e tradução ao português do primeiro. Ver ao final da página de Neruda, o texto do poema Ode ao Mar:

http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/chile/pablo_neruda.html


 

 

 
 



 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar