Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


TAVINHO PAES E O POEMASHOW

Tavinho Paes é poeta, letrista de música popular brasileira, promotor e animador cultural das artes e da literatura. É o rei da noite carioca para o campo da poesia, liderando saraus poético-musicais – que ele intitula poemashows -, combinando o lírico e o musical, em apresentações públicas nas casas noturnas, em clubes e espaços universitários. Combina poesia com canto, danças e artes plásticas, fazendo lançamentos de livros, festivais, até mesmo verdadeiras maratonas.

A nossa aproximação aconteceu pela Internet, quando descobri uma quantidade incrível desses eventos, por todo o Brasil, em sítios (como os de Luiz Alberto Machado). Pensava que isso só acontecia, com essa freqüência, em Buenos Aires...

Apresentei-me no Café La Dama de Bolline, na capital portenha, em 2004, levado pelo meu amigo Eduardo Dalter, da revista Carmín de Poesia, onde vivenciei o culto quase fanático pelos recitais. Pois era o mesmo clima de frenesi que presenciei no dia 30 de maio – uma segunda-feira!!! – no Cotton Jazz Club, no Cassino Atlântico Shopping, em Copacabana, Rio de Janeiro. O local estava repleto e a programação durou mais de 3 horas..., em que muitos poetas foram subindo ao palco para apresentar seus textos. Alguns de forma mais convencional  (lendo e declamando), outros de maneira mais performática, de memória, acostumados a estas situações.

Quem freqüenta os poemashows ? Lógico: os próprios autores, seus familiares e amigos, mas também os leitores que, não raras vezes, sobem ao palco para ler e apresentar os versos de seus poetas preferidos. Completando o espetáculo, a “canja” de músicos convidados.

Programações como aquela acontecem, cada vez com mais freqüência, em muitas cidades brasileiras, nas grandes e pequenas, durante todo o ano. 

Acabei participando, lendo um poema de meu livro Tu País está Feliz (cujos textos são mais teatrais). Fiz contatos valiosos, ganhei livros.

É natural que o nível e a qualidade dos participantes sejam muito heterogêneos mas isso aconteceu sempre, desde que os saraus foram inventados. O clima era de descontração, de entusiasmo e de solidariedade, numa troca de experiências, de sentimentos, de protesto político ou de humor e sarcasmo.  Tavinho dividia o palco com seu amigo Ricardo Ruiz, que também é animador cultural e contador de histórias, em condições de evidente profissionalismo, anunciando outros eventos próprios e de amigos, evidenciando uma confraria que lota outros ambientes.

Daquela euforia surgiu a idéia da criação da seção POESIA DOS BRASIS, com a intenção de incluir poetas de todas as regiões brasileiras, que estão lançando seus livros através de edições alternativas e mesmo comerciais, participando de antologias impressas e virtuais, que têm suas páginas, blogs e divulgam seus e-books, ou simplesmente enviando seus poemas para os amigos.

Alguns poetas estão blindados e seus versos escriturados em cartórios inacessíveis. Alguns, já falecidos, estão custodiados pelos familiares enquanto cientistas e escritores aderem progressivamente aos open archives visando a democratização do acesso aos seus textos.

Pretendemos oferecer uma amostra permanente dessa produção poética, dos consagrados aos inéditos. Aos poucos, por causa de nossas limitações de infra-estrutura, pois trabalhamos de forma voluntária, sem patrocínio. Queremos compartilhar esta página com os seus freqüentadores.




 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar