WAGNER BARJA
(1)
Brasil
Veja também: WAGNER BARJA (2)
Internet
o personagem pet
cão e gato em nossa vida,
da vida que se repete.
dia e noite, noite e dia,
pão nosso de cada dia
da verdade e da mentira,
eterno disse me disse,
que transforma amor em ira.
(Brasília, 16,11.2019)
DEITADO ETERNAMENTE
(1986)
“...Barja não renuncia ao objeto visual solto no espaço, nem tampouco à dimensão lingüística do processo artístico. “OBRANOME”, sem dúvida, anula totalmente as distâncias entre o nome e a obra, como numa fita de Moebius, não há inverso e reverso, mas continuidade. Por exemplo, possivelmente aqui seja pertinente recordar a formulação que realizou Ferreira Gullar nos anos sessenta do não-objeto como presença, imanência, transparência absoluta.
O não objeto, segundo o crítico, renunciava ao nome das coisas, ou seja, a sua opacidade: “só pelas conotações que o nome e o uso estabelecem entre o objeto e o mundo do sujeito pode o objeto ser apreendido e assimilado pelo sujeito. É, pois, o objeto, um ser híbrido, composto de nome e coisa... o não-objeto, pelo contrário, é uno, íntegro, franco. A relação que mantém com o sujeito dispensa intermediário. Ele possui uma significação, também, mas essa significação é imanente a sua própria forma, que é pura significação também, mas essa significação é imanente a sua própria forma, que é pura significação”.(Gullar, 1959). Na minha opinião, o conceito de obranome que propõe Barja participa de todas as características que assinala Ferreira Gullar para a definição dele no objeto:imanência, significadas que se deriva da própria forma, unidade, sem por ele, significativamente, renunciar ao nome.
O conceito de obranome, literalmente é transparente porque incorpora definitivamente o nome à coisa.” MERCEDES REPLIGER
“O artista torna-se criador quando explorador de conceitos, materializados através da construção da imagem, não ilustrativamente, pois aí a imagem fica submissa ao texto, mas exatamente naquele equilíbrio sutil e insubstituível da visualidade, no limite da idéia visual mas sem reduzir-se à ela, em que a palavra surge como instrumento de uma intervenção cultural (v.Manet).” RICARDO BASBAUM, 1985
DE BARJA PARA GULLAR
(uma instalação)
Recentemente, em casa de Wagner Barja, o curador e mentor do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília), descobri o leitmotiv ou a origem desta imagem acima. Trata-se de uma “instalação de arte” em resposta a uma “provocação” de Ferreira Gullar, naquela fase em que ele criticava certos “excessos” da arte contemporânea. Teria dito que atualmente qualquer coisa colocada em exposição em museu é considerada uma obra de arte. Por exemplo, alguém dependura um tijolo com um arame e “aquilo” (não garanto que Gullar tenha usado exatamente esta expressão...) seria considerada um obra de arte. Seria o morte da arte... A resposta de Barja foi muito criativa e convincente. Vejam que aparece, bem no centro, um tijolo dependurado... em baixo aparece uma espécie de tumba. O texto contrapõe, à esquerda e à direita, um “SIM” e um “Não”, colocados em questão. E no centro lê-se “AO GULLAR”, em forma de resposta ao poeta e crítico de arte, agora membro da Academia Brasileira de Letras. Para culminar o processo da instalação, bem no centro, vê-se um espelho. Nele aparece, para quem presencia a peça de Barja, a imagem reflexa do tijolo pendurado, no caso, metaforicamente “enterrado”, vale dizer, como a “morte da arte”... Genial”! Uma “narrativa” convincente, afirmativa da sobrevivência da arte numa peça contemporânea. Vale também ressaltar o hibridismo na concepção e construção da peça animaverbivocovisual, amalgamando vários elementos físicos e simbólicos. Mais notoriamente o verbal e o visual, mas presentes também, na memória do espectador, o som das palavras e a “anima” tanto no processo criativo (poiesis) quando na tridimensionalidade e interação de elementos da concepção da obra de arte.
ANTONIO MIRANDA
(27 nov 2014)
[ BARJA, Wagner ] EXPERIÊNCIA TUMULTO III: antologia da obra de Wagner Barja. Maria Gorette de Oliveira Azevedo Barja et al. Fotografia: João Carlos Israel de Lima. Brasília: Ave Promoção e Produção Cultural, 2015. 228 p. ilus. col. ISBN 978-85-65010-07-8 Inclui texto de Antonio Miranda sobre a obra de Wagner Barja e a animaverbivocovisualidade.
ANIMAVERBIVOCOVISUALIDADE NA INTALAÇÃO “JONAS”
(na exposição ESPERIÊNCIA TUMULTO III,
de Wagner Barja,
no Centro Cultural Banco do Brasil –Brasília, fev./março 2015)
Comentário de Antonio Miranda
A animaverbivococovisualiade – AV3 (*) é invocada no processo de registro do conhecimento objetivo — conforme a teoria de Karl R. Popper — e segundo os propósitos de cada autor/criador em diversas áreas do conhecimento. Consequentemente, um cientista utiliza, além de textos (discursos analíticos, citações, epígrafes, etc.), ou recurso “voco” da tríade verbivocovisual dos concretistas Haroldo e Agusto de Campos/Décio Pignatari) em registro textual direto e/ou indireto (por hipertextualidade); amplia com imagens estáticas ou dinâmicas (“visual” e animação) para ilustrar a apresentação, seja de gráficos, fórmulas matemáticas, nuvens de tags, vídeos, entrevistas, etc.). Não há limites na utilização desses recursos em ação de somatória de elementos ou de transformação em estado exclusivamente digital, valendo-se da amálgama própria da composição virtual.
Metáforas, apelações audiovisuais, multimídia e qualquer elemento imposto pela criatividade do(s) autore(s) fazem parte da anima, no duplo sentido de poiesis (criação) e dos meios tecnológicos próprios utilizados no processo.
“Jonas” é uma instalação artística numa curadoria museológica, em sala própria para ambientar a proposta do poeta multimídia Wagner Barja. Começa com a exposição de textos de especialista Marisa Florido Cesar e Antonio Miranda, na antessala e na entrada da sala da exposição — em português e em inglês, para informar o público sobre os propósitos e recursos técnicos e teóricos da montagem. Muita gente lê antes, outros depois da visita, outros duas vezes e até há quem não leia nada. Sem problema. A verdadeira “leitura”, ou melhor dizendo, “interpretação” do interpretante , no ritual semiótico se dá no estilo triádico peirceano seguinte:
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O diagrama triangular (conforme C.K. Ogden e I. A. Richard) pretende traduzir a relação semiótica explicitada por Charles Sanders Pierce como imperativo no entendimento da signific-ação. Não cabe aqui apresentar todos os desdobramentos dessa relação interpretante—objeto—signo, apenas frisar que o interpretante atua a partir de sua própria experiência, memória, visão de Mundo, capacidade interpretativa, ontológica ou sensorial, dependendo da anima que anima este “olhar”. No caso de “Jonas” aqui referenciado, além dos textos de apresentação da obra, existe a possível evocação (“vocal”, subjetiva) do personagem bíblico engolido pela baleia, que inspirou o trabalho do artista.
A “baleia” é representada objetualmente mediante “vértebras” dependuradas, não em sequência, mas em conjunto expositivo, contendo dispositivos eletrônicos mostrando imagens de ondas marinhas (luminosas), formando um conjunto impressionante e impactante, mas poético. Visual, mas combinando objetos e imagens em movimento, completado com a projeção de um vídeo com as mesmas ondas sobre as peças “vertebras” no chão da sala. E também pelo recurso sonoro (“voco”) do barulho das ondas, formando uma visão animaverbivocovisual na instalação.
Como já frisamos, as interpretações podem ser muitas, algumas surpreendentes. Alguém contava, no dia da inauguração, que em vez de vertebras, via asas e que tudo aquilo configurava um delírio, uma evocação onírica (poética) da lenda de Jonas, por que não? Outra pessoa lamentava não poder penetrar, fazer uma imersão na instalação, entre as vértebras dependuradas, em vez de apenas contemplá-la. A obra deixa de ser do autor para ser dos diversos e eventuais interpretantes.
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(*) Mais detalhes sobre o tema da ANIMAVERBIVOCOVISUALIDADE em:
http://www.antoniomiranda.com.br/em_destaque/feira_do_livro_de_foz_do_iguacu.html
DA²
uma versão recente da composição DA² alusiva ao movimento DADA. Esta obra foi escolhida por curadores alemães e brasileiros para integrar a mostra comemorativa dos 100 Anos do dadaísmo, em 2018, numa produção entre GO/Berlim promovida pelo grupo EmpreZa
A obra explora o conceito do contraditório existente nas fortes raízes anarquistas do citado movimento.
Ao elevar a sílaba "DA" à 2ª potência e transformando-a num símbolo matemático e com alusão às ciências exatas, cria-se o contraditório transubstanciado no próprio corpo do signo que se expressa na origem inexata e incerta do centenário movimento estético surgido no entre guerras.
Relembrando nossa conversa: ninguém ainda escreveu sobre esta obra de 1984 e exibida pela 1° vez em 1985, na mostra individual do AKDmico ao POLEmico/ galeria Cândido Mendes/RJ
VERBIVOCOVISUALITY IN THE “JONAS” INSTALLATION BY WAGNER BARJA
Antonio Miranda
The animaverbivocovisuality - AV3 (*) is invoked in the process of registering objective knowledge - according to Karl R. Popper's theory - and according to the purposes of each author/creator in several areas of knowledge. A scientist thus utilizes not only the texts (analytical discourses, citations, epigraphs, etc.), but also the "voco" resource of the ver-bivocovisual triad of the concrete poets Haroldo and Augusto de Campos/Decio Pignatari in a direct textual register and/ or indirect, through hipertextuality; she amplifies with static or dynamic images ("visual"and animation) to illustrate the presentation of graphics, mathematical formulas, tag clouds, videos, interviews etc. There are no limits to the usage of these resources in an aggregating way or of a transformation into a purely digital state, through the virtual composition's own amalgam. Metaphors, audiovisual appeals, multimedia, each and every element imposed by the author's creativity are part of the anima, in the dual sense of poiesis (creation) and of the technological means used in the process.
"Jonas" is an artistic installation cura-ted museologically in a room of its own to acclimate the creation of multimedia poet Wagner Barja. It begins with a presentation of texts by Marisa Florido Cesar and Antonio Miranda — both in Portuguese and in English - in the ante-chamber and entryway of the main exhibit area, to inform the public about its purposes as well as the technical and the-oretical aspects of the installation. Many read before the visit, others after the visit, others read twice and some don't read at all. No problem. The true "reading", even better, "interpretation" of the interpreter, in the semiotic ritual happens in the following Peircean triadic style:
INTERPRETER OBJECT SIGN
This triangular diagram (in accordance with C.K. Ogden and I. A. Richard) seeks to translate the semiotic relation shown by Charles Sanders Peirce as essential to the understanding of the signific-action. It's not our purpose to present all the possibilities of this interpreter-object--sign relation, but to highlight that the interpreter acts from her own experience, memory, worldview, interpretative ability - ontological or sensorial, depending on the anima that animates this "view". In "Jonas'" case, besides the presentation texts of the work, there is the possible calling ("vocal", subjective) of the biblical character swallowed by the whale that inspired the artist's work.
The "whale" is represented objectively by hanging "vertebrae", not in sequence, but in an ensemble with electronic devices showing images of (bright) sea waves, making an impressive and impacting whole, and yet poetical. Visual, but combining objects and images in movement, completed by the projec¬tion on the floor of a video with the same waves as the ones on the "vertebrae". It's also represented by the sound resource ("voco") of the sounds of the waves, creating an animaver-bivocovisual vision in the installation. We have already underscored that the interpretations may be multiple, some of them surprising. On the launching of the exhibit, someone commented that, instead of vertebrae, they had seen wings and that the whole thing was like a delirium, a dream-like (poetical) evocation of the Jonas legend - why hot? Someone else complained about not being able to penetrate, to immerse herself in the installation, amongst the hanging vertebrae, instead of only contemplating. The work ceases to be the author's, belonging to the diverse and eventual interpreters. (*) On the theme:
Antonio Miranda - Professor emeritus University of Brasilia
COMENTÁRIO DE
ZENILTON GAYOSO:
Li o texto e creio que estas relações se completam mais na consideração dos seus contrários que na circularidade de esquemas totalizantes. Considerados segundo a possibilidade de antagonismo radical linearidade ou circularidade de qualquer esquema interpretativo triádico. Neste caso, o antisígnico, o assincrônico, e mesmo o deontológico, considerando que interpretar é fazer escolhas segundo o cabedal que suporta a nossa largueza (ou estreiteza) perceptiva, deveriam se imiscuir na referida tríade pierceana, a formar um contexto amplo do "fenômeno" a se considerar. Ora, se toda interpretação é contextual, e toda declaração "pretextual" (no sentido da imprescindibilidade de um pretexto), toda concretude ou objetivação de ideias, só pode ser incompleta ou total... Quais serão os contrários subjacentes à animaverbivocovisualidade?
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