PAULO LEMINSKI / JOÃO SUPLICY
O livro-arte winterverno é uma parceria de Paulo Leminski com o poeta e artista João Suplicy (São Paulo: Iluminuras, 2001) é uma combinação de textos do Leminski com as imagens do artista plástico na configuração de haigas, ou poemas-desenhos - “a categoria mais plástica da poesia oriental”, segundo Blyth, escreve Rodrigo Garcia Lopes, com o intuito de “passar o perfume de uma idéia-emoção com brevidade, humor e sentido”.E continua: “ Os temas costumam ser os lances mais banais; coisas máximas vistas de um modo mínimo e vice-versa. Menos é mais. Por isso, tudo passa a impressão de um certo inacabamento, criando vazios que devem ser completados pelo leitor”.
Trabalhos realizados no final da década de 80, mais precisamente a partir de 1988.
===============================================================
Capa e contracapa do livro
De
PAULO LEMINSKI
não fosse isso
e era menos
não fosse tanto
e era quase
(de 63 pra cá)
Curitiba: Editora ZAP, 1980
80 folhas não numeradas
Trata-se de um livro incomum na trajetória criativa e editorial de Leminski. Programado por Diko Kremer, em formato de caderno, folhas de boa espessura, circulou entre amigos do poeta, fora das grandes livrarias, hoje nas coleções de bibliófilos. Edição considerada rara, uma das primeiras na carreira do autor (talvez a quarta). (Exemplar da Col. A. M.)
Publicado originalmente na revista “invenção” 4 dez 1964,
reproduzida no livro (1980).
Poema concreto “do início dos anos 60, no qual as letras da palavra metamorfose vão se recombinando para — ao forjar sentidos imprevistos — traduzir a idéia dinâmica de mutação. Algumas palavras saltam do corpo do poema: tema, termos, trme, metro, etc. Porém, algumas delas são fundamentais para a estruturação do texto: mãe, mater, feto, ser e morte. / De algum modo, é este o ciclo dinâmico da quase vida até a morte que Leminski procura recortar em sua fabulação dos mitos gregos.” Régis Bonvicino na nota introdutória ao livro de Paulo Leminski – Metaformose, uma viagem pelo imaginário grego. São Paulo: Iluminuras, 1994.
************************************************************************
Sem título. No livro “não fosse isso...”
==================================================================
PAULO LEMINSKI
BRASA
Extraído de ATLAS Almanak 88, São Paulo: Kraft Comunicação, 1988
formato 44 cm x 30 cm. Ilus col.
LEMINSKI, Paulo. caprichos & relaxos. São Paulo: Companhia das Letaras, 2016. 164 p. ilus. 12m5x18 cm. (Poesia de bolso) ISBN 978-85-359-2730-6 “Paulo Leminiski” Ex. bibl. Antonio Miranda
de ouvido
di vi
di vi
entre
o
ver
&
o
vidro
du vi do
VEJA TAMBÉM transcriação de Paulo Leminski de poema de Bashô em>> TRANSCRIAR. Org. Julio Plaza.
|