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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

JOSÉ LINO GRÜNEWALD


Nasceu no Rio de Janeiro em 1931, advogado e jornalista e tradutor. Foi editor do Correio da Manhã durante muitos anos. Excelente crítico de cinema, foi um dos divulgadores da obra de Jean-Luc Godard no Brasil. Publicou poemas concretos desde a Noigandres 4. Livro publicado: Um e Dois (1958).     

O poema concreto da primeira fase do Concretismo  — vai e vem — é, imerecidamente, um dos menos conhecidos do movimento. Trata-se de um poema que pode ser lido normalmente, de trás  para frente e, também, de cima para baixo e de baixo para cima... ou seja, na mesma intenção de um palíndromo latino.  Salvo engano, é o primeiro autêntico palíndromo brasileiro, a menos que se reconheça o maneirismo do barroco  ANASTACYO AYRES DE PENHAFIEL (ver), acompanhando observação de Péricles Eugênio da Silva Ramos, no mesmo sentido, como assinalou o poeta e crítico Jayro Luna.    
Antonio Miranda

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                   t  e  m  p  o  
                           p  a  s  a  t  e  m  p  o
                                            p  a  s  s  a

 

                                                 (1959)

 

   a       v  i  d  a 

   c  o  m  i  d  a

   a       v  i  d  a

    b  e  b  i  d  a

d  o  r  m  i  d  a

     a     v  i  d  a

               i  d  a
            

                 1 9 5 8

 

                                               s o l o    s o m b r a
                                         s o l     s o m b r a
                                        s ó    s o m b r a
                                              s o m b r a   s ó
                                           s o m b r a    s o l
                                         s o m b r a    s o l o

                                                           (1957)

 

 

O que José Lino Grunewald diz a respeito do cinema de Jean-Luc Godard vale para sua poesia: “O ato de filmar (poetar)é a experiência, e, por isso, viver  vida é viver o cinema (a poesia)”.  A busca de sentido existencial através da substantivação das palavras, num movimento circular de repetição, é que singulariza boa parte de sua poesia. O conflito do poeta com sua angústia se traduziu num tipo de composição que impediu seu fechamento no intimismo choramingas e possibilitou precoces experiências participantes por exemplo “petróleo”.

 

                            preto   
                    preto   um  jato
                    preto
                    preto   um  óleo
                    preto
                    preto   um  fato
                    preto    petróleo    nosso
                                                 nosso
                                                 nosso
                                                 nosso
                                                 nosso
                                                 nosso
                                                 nosso
                                                 nosso    petróleo

 

                                                          (1957)


Extraídos de POESIA CONCRETA / seleção de textos, notas, estudos biográficos e crítico e exercícios por Iumma Maria Simon e Vinicius Dantas.  São Paulo: Abril Educação, 1982.  112 p. (Literatura comentada)     

 

¿

v e r

t i   c e

d e   t e   v e r

r e    v e r     t e

d e    t i

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m i m

¿

 

Extraído (e remontado) de LA ESCRITURA EN LIBERTAD – ANTOLOGÍA DE POESÍA EXPERIMENTAL.  Edic. De Fernando Millán y Jesús García Sánchez.  2 ed. Madrid: Visor Libros, 2005.

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1

2    2

3     3     3

4     4     4     4

c     i      n     c     o

 

De: José Lino Grunewald.  ESCREVIVER.  Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

               

Página ampliada e republicada em novembro de 2008; ampliada e republicada em agosto 2010.



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