ALEXEI BUENO
Alexei Bueno nasceu no Rio de Janeiro em 1963. Publicou, entre outros livros, As escadas da torre (1984), Poemas gregos (1985), Livro de haicais (1989), A decomposição de J. S. Bach (1989), Lucernário (1993 - Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Biblioteca Nacional, e Prêmio da APCA), A via estreita (1995), A juventude dos deuses (1996), Entusiasmo (1997), Poemas reunidos (1998 - Prêmio Fernando Pessoa), Em sonho (1999), Os resistentes (2001), Gamboa (2002), para a coleção Cantos do Rio, O patrimônio construído (2002, com Augusto Carlos da Silva Teles e Lauro Cavalcanti – Prêmio Jabuti), Glauber Rocha, mais fortes são os poderes do povo! (2003), Poesia reunida (2003 - Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras), O século XIX brasileiro na Coleção Fadel (2004), Antologia pornográfica (2004), e A árvore seca (2006).
Como editor organizou, para a Nova Aguilar, a Obra completa de Augusto dos Anjos (1994), a Obra completa de Mário de Sá-Carneiro (1995), a atualização da Obra completa de Cruz e Sousa (1995), a Obra reunida de Olavo Bilac (1996), a Poesia completa de Jorge de Lima e a Obra completa de Almada Negreiros (1997), a Poesia e prosa completas de Gonçalves Dias (1998), além da nova edição da Poesia completa e prosa de Vinicius de Moraes, no mesmo ano. Publicou, pela Nova Fronteira, uma edição comentada de Os Lusíadas (1993) e Grandes poemas do Romantismo brasileiro (1994).
Traduziu para o português As quimeras, de Gérard de Nerval, editado pela Topbooks, também com edição portuguesa. Traduziu igualmente poemas de Poe, Longfellow, Mallarmé, Tasso e Leopardi, entre outros. Em 1998 publicou, pela Lacerda Editores, a primeira edição brasileira, prefaciada e anotada, da História trágico-marítima e uma edição dos Sonetos de Camões, além do ensaio introdutório e fixação do texto da Jerusalém libertada, de Torquato Tasso, pela Topbooks. Em 1999 organizou, com Alberto da Costa e Silva, a Antologia da poesia portuguesa contemporânea _ um panorama, para a Lacerda Editores, e no ano seguinte publicou a edição remodelada e definitiva da História das ruas do Rio, de Brasil Gerson. No ano de 2002 organizou, a convite da UNESCO, a Anthologie de la poésie romantique brésilienne, editada em Paris, e a Correspondência de Alphonsus de Guimaraens, para a Academia Brasileira de Letras. Em 2004 organizou a antologia Poesía brasileira hoxe, para a Editorial Danú, de Santiago de Compostela. Em 2006 organizou e publicou, junto com George Ermakoff, Duelos no serpentário, uma antologia da polêmica intelectual no Brasil.
Colabora em diversos órgãos de imprensa no Brasil e no exterior, é membro do PEN Clube do Brasil, e foi, de 1999 a 2002, Diretor do INEPAC, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, e membro do Conselho Estadual de Tombamento.
Veja também: EM TORNO DE SOUSANDRADE – por ALEXEI BUENO - ENSAIOS
TEXTOS EM PORTUGUÊS / TEXTO EN ESPAÑOL
"Alexei Bueno é um dos nomes consagrados da literatura brasileira, e da poesia em particular. Polêmico. Suas invectivas contra algumas vanguardas renitentes, poderiam passar a idéia de ser um conservador. Não é. Mesmo cultivando as formas mais tradicionais da poesia, como é o caso do soneto (que se renova ou se repete há séculos), consegue ser contemporâneo. Ainda que mantenha até as rimas, mas sem pompa e sem afetação. Como no soneto que se destaca na contracapa de AS DESAPARIÇÕES, da G. Ermakoff Casa Editorial (ISBN 978-85-98815-15-2), de 2009, já nas livrarias." A. M.
"De uma forma ou de outra, com sarcasmo ou ironia, indignação ou humor, violência ou suavidade, e às vezes com ternura extrema — como em "Amor, ainda", por exemplo —, o autor liberta-nos da opacidade cotidiana, oscilando entre a realidade mais chã e o misticismo mais imponderável." Ruy Espinheira Filho
CONSTATAÇÃO
Corrente de amanhãs, vício de auroras.
Outro dia, outro dia, outro, por quê?
Agoras a exigir outros agoras,
Barco sem mapa, cais que não se vê.
No alto, a bandeira rota, e o lema: até.
Tudo incompleto. As horas, mães das horas,
Partindo inúteis. Novas, as escoras
Certas que a torre lhes cairá ao pé.
Ser fragmento, ser caco, ser a corda
Que não se amarra em nada, o elo partido,
O escorrer puro, o rio sem sentido,
A mão que segue adiante e nada aborda,
O que não é daqui, o que é a loucura
E o orgulho de seguir na selva escura.
E fica aqui também este metapoema, em que o poeta orienta seu rumo:
EX-VOTO
Fora de ti, poesia,
Nunca vali um nada.
Que a tua mão sagrada
Me acene mais um dia.
*********
TRAJETÓRIA
Onipresente
Melancolia
Que entre a alegria
Sorris prudente.
Sombra latente
À luz do dia,
Mudez sombria
Que o som pressente.
Por te vencermos
Percorreremos
Longínquos ermos,
Lá dançaremos
E expiraremos
Sem te esquecermos.
HISTORIA
Não é minha esta casa, aí entrarei no entanto.
Quebrarei o portão, marcharei entre as flores,
Encherei meu pulmão com os estranhos odores
Do jardim adubado a sêmen, sangue e pranto.
Porei a porta abaixo, enfrentarei o espanto
Dos vultos me fitando; e apesar dos bolores
Envergarei sem medo os trajes de idas cores,
Nas suas mãos beberei, entoarei seu canto!
Com os corpos rolarei de milhões de mulheres
Sem corpo. Ei-los que já me saúdam e me aclamam,
Meus perdidos avós, desamparados seres.
Estendem-me suas mãos como a um filho que os salva.
Deles vim, mas é a mim que eles agora clamam
A vida, como a um pai, um sol sonhando na alva.
AO MENOS
As vidas passadas
Talvez tenham tido
Grandes madrugadas
Com maior sentido
Do que os nossos nadas.
Mas em nós saltita
Seco, o coração,
Esponja maldita
A se inflar num vão
Onde ninguém fita.
A pular vermelha,
A encolher-se langue,
Suja bomba velha
Bêbada de sangue
Que só o nada espelha.
Que se estique e encolha
Até a hora em que estoure,
Ridícula bolha
Sem um só que a chore,
Sem quem a recolha.
E então tombe gorda
Dentro de si mesma,
Brinquedo sem corda,
Ressecada lesma
Que já nada acorda.
E ali, sem mais ânsia,
Imprestável odre,
Suma na distância,
Sem a dança podre
Que fez desde a infância.
Mas de ao menos nós
Que o sofremos tanto,
Que ele deixe após
Tanto pranto e espanto
Viva a nossa voz.
NUMISMA
Eu, Marcus Silbannacus, alguns dias
Reinei. Ébrias, as tropas me aclamaram.
Um laurel de ouro baixo me botaram
Na testa, entre um estrondo de armarias.
Sobre dois ombros sucedi a Augusto.
Vi a Gália do alto, eu, César Silbannacus.
Das ânforas vazias voavam cacos.
Um escultor veio esboçar meu busto.
Quando eu morresse se ergueria um templo
Em Roma, a Silbannacus, Divo e Pio.
Abriram cunhos com meu rosto esguio,
Com a inscrição seguindo o usado exemplo.
Depois fui degolado. Uma moeda,
Uma só, que um achou a abrir buracos,
Vos deu meu nome e rosto, eu, Silbannacus,
Mudo no tempo a fluir que nos enreda.
OS ETERNOS
Estátuas dos deuses, brancos,
Um sem mãos, sem a cabeça
Um outro, a portar nos flancos
O manto de um sol que desça
Ou suba, aléia de gestos
Alvos, fitando o oceano
Alheia aos ventos funestos,
Ao sopro humano e inumano,
Fila de risos sem boca,
Longos olhares sem olhos,
Ouvidos surdos à rouca
Conversação dos escolhos,
Altivos, friamente ígneos,
Lançando dardos sem braços,
Sem alma urdindo os desígnios
Mais certos que os nossos passos,
Imortais, sonhos de nós,
Cristalizados, latentes,
Sem antes, hoje ou após,
Gélidos sobre as torrentes
Do sal impreciso, erguidos
Nas decisões sem entraves,
À noite de astros vestidos,
De dia do asco das aves,
E inabaláveis, repletos
Da glória de si, exatos,
Mutilados mais completos
Que a soma dos nossos atos,
Totalidades corpóreas,
Sorrisos leves do eterno,
Deuses, fixas trajetórias
Paradas num fora interno,
Deuses, imortais, imotos,
Gestualizadas conquistas,
Chamas, vizinhos remotos,
Hálitos de idos artistas
Há tanto, que é quase a lenda
Terem sido, serem, sem
Que alguma ausência os pretenda,
E a morte morre também.
PRODÍGIO
Oh flor, oh muro,
Vós ambos sois.
Ser, este é, pois,
O liame obscuro
Que há em vós. O puro
Elo. Depois,
Se se erguem sóis,
Se se alça o escuro,
Que importa? Estais,
Seiva, argamassa,
Aqui. Jamais
Sereis mais que isto
Que é, que não passa.
Oculto e visto.
VIDÊNCIA
Se os nossos olhos te enxergassem, rosa,
E não só: “É uma rosa” nos dissessem
Na vulgar gradação que nunca esquecem,
Que epifania na manhã tediosa!
Se eles vissem, ao vê-la, cada coisa
E não seu nome, se afinal pudessem
Fugir da furna abstrata onde destecem
A vida, um morto partiria a lousa
Maciça de aqui estar. Flor, nuvem, muro,
Árvore, que é uma só e não tal nome,
Se tudo entrasse o corredor escuro
Que há em nós, algo de exato se ergueria,
Algo que pára o tempo ou que o consome,
Que alveja a noite e entenebrece o dia.
ENIGMA
Certo mistério existe, indesvendado,
Escrito há eras sem conta, sobre os céus,
Por uma mão, talvez a mão de Deus,
Ressoando no criado e no incriado.
Para entendê-lo, deste e do outro lado
De tudo, angustiados como réus,
Demônios e anjos chocam-se nos seus
Vórtices, sem nenhum outro cuidado.
À volta dele os seres e as esferas
Inutilmente orbitam pelas eras
Na ânsia de desvelar a eles imposta.
Revolvem-se em legiões desamparadas,
Enquanto aqui, na noite, entre as calçadas,
És, e somente tu, sua resposta.
PERGUNTA
Será realmente a face do Universo
A face da Medusa,
Esta geral destruição confusa,
Este criar perverso,
Ou será a máscara, álgida e estrelada,
Onde os cometas passam,
Turva de treva, rútila de nada,
E onde olhos se espedaçam?
AS VELHAS
Elas nos olham, mas não vêem nada.
Sua vida é a que foi, muito lá atrás.
São quase máscaras, mascando o nada,
E em seus olhos há um charco, não a paz.
Como em molduras, nas janelas, duras,
São pré-retratos, mas dirão: de quem?
Fitam o amor e a fúria, aves obscuras
No batente-poleiro que as sustém.
Sabem, no quarto escuro que é o seu dia,
Que não são deste mundo. A sua voz,
Se existisse, a nós, sãos, perguntaria
Se porventura sê-lo-emos nós.
26-9-2004
LAPA
Nesta casa antiga,
Sob estas volutas,
Como ri com as putas
Entre uma e outra briga.
Como virei copos
E extingui charutos,
Discuti com brutos,
Vaiei misantropos.
Urinei nas pias,
Vomitei nas portas,
Com passadas tortas
Vi nascer os dias.
Velha, velha casa,
Como ainda és a mesma.
(Não tens dentro a lesma
Que nos funda e abrasa.)
19-9-2004
EXTRAVIO
Devia a vida ser só isso,
O vinho, o pão, o som da chama.
Sapos no tanque. O olhar mortiço
Do mocho. O luar crivando a cama.
Mãos de mulher cerrando a fresta
Onde entra, como a morte, a bruma.
Mas nos perdemos na floresta
Onde não há árvore nenhuma.
11-10-2004
NOTURNO
Sobre os seus saltos, sob a lua cheia,
Os travestis desfilam como garças,
Farsa carnal em meio às outras farsas
Que o mundo absurdo no aéreo chão semeia.
São deusas-mães usando liga e meia,
De ancas imensas, madeixas esparsas,
De enormes seios, piscando aos comparsas,
Buscando otários para a escusa teia.
São Vênus neolíticas chamando
Sombras confusas, entre os cães sem casa
E os negros ébrios. Seu barroco bando
Volveu, pulsante, dos tetos das grutas,
E anda na névoa, como numa vasa,
Rotundas popas balouçando enxutas.
28-10-2004
A HORA
Quando as palavras detêm-se,
Hirtas, perante a visão,
E se entreolham em vão,
Ínscias do que lhes pertence,
Quando a vida é muito vasta
Para o seu ordeiro lar,
Canoa em pleno alto mar,
Florinha que a enchente arrasta,
Ela ergue a chave, a poesia,
E adentra. Ela que é, não diz.
Que é o palco, a platéia e a atriz,
A hora nem noite nem dia.
1-11-2004
MOTO PERPETUO
Todo poema
É o último do mundo.
A tentativa extrema,
O crucial segundo.
Por fim, escrito,
Pétreo, coagulado,
As larvas do não dito
Postam-se a cada lado.
E tudo é falta.
A fonte exige a bilha
Sem fundo, e eis nos assalta
A horrenda maravilha.
30-9-2004
INTIMIDADE
Caros mortos do Rio de Janeiro,
Quando eu ando nas ruas em que andastes
Não são meus olhos tão somente engastes
Dos vossos, vendo o que vistes primeiro?
Estar vivo, este fato, não é um só
E mesmo, se se exclui cenário e nome?
Não é a mesma uma boca quando come
E dois pés na calçada erguendo o pó?
Não será isso enfim a vida eterna,
Livrar-se da memória e andar nas ruas?
Ser só olhos com pés, as íris nuas
De tudo o que das horas nos governa?
Não morremos? Talvez nunca tenhamos
Deixado o mesmo ponto intacto e alheio.
O que é o agora? O que é? Como está cheio
Este jardim deserto onde uivam ramos.
12-10-2004
BUENO, Alexei. Os resistentes. Rio de Janeiro, RJ: Livraria Francisco Alves, 2001. 70 p. 14x21 cm. Apresentação de Ferreira Gullar. Capa: Luiz Stein. ISBN 85-265-0441-X “Poema longo, dividido em 12 partes ou movimentos”. “ Alexei Bueno “ Ex. bibl. Antonio Miranda
I
Já houve um homem chamado Ninguém, que ainda
é todos nós
E lutava
Contra as ondas grisalhas
E os longes muito maiores que um grito.
Não tinha espada de ferro,
Mas só o bronze macio que corta tão pouco.
De quatro rodas de couro
Lhe eram os rudes escudos, de abeto e betume os seus
barcos esguios
E as vestes
Da alva lanugem de ovelhas: a túnica rota
E o curvo barrete encardido nas auras geladas
da noite.
Suas fogueiras no entanto crepitam ainda
Nos nossos olhos vazios,
A sua voz nos convida ou ordena ao calar-se
dos ventos
E seus poentes nos sangram,
Nos cobrem de púrpura úmida as almas velozes.
Um outro hoje domina, que não é um gigante faminto
De um olho só, nem o deus irritado do mar.
Seu nome é Todos, que não é nenhum de nós.
Todos pisa
Com armas mais do que o ferro nos que não o são
nem o querem.
Donzela alguma dos céus nos guiará contra ele.
O sangue
Que ele perscruta e transmuta, ainda nosso, talvez
nos guiará
Na grande guerra incruenta. Pois ele é o Senhor
da Crueldade
E a nós só resta roê-lo por dentro
Quais ratos
Ou vírus
Ou cancros. Nós somos os resistentes da guerra
Silenciosa. Nós corroeremos o monstro
Chamado Todos, que é na verdade ninguém.
BUENO, Alexei. Poesia reunida. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2003. 446 p. 16x23 cm. ISBN 85-209-1582-5 “Prêmio Jabuti 2004 – Poesia” e “Prêmio Academia Brasileira de Letras 2004 – Poesia”. Alexei Bueno “ Ex. bibl. Antonio Miranda
-
Delírio
Tecido em glória e desgraça, eu canto o ser
Pois eu não sou do que some, e nem carcaça que cai,
Eu sou aquele que vai, sem qualquer raça que o dome,
Sem pai, sem água que tome, ou jaça ou sílaba em ai!
Pois com a luz da miséria, e a luz não maior da glória,
Com a alma e a lama irrisória, a aérea luz me refaz
Da minha funérea paz na minha ardente vitória,
Onde a aqui tão certa história é a escória onde a gema jaz.
Pois o meu corpo não é como o de um porco! O suíno
É o que se aceita, cretino, um mortal! Pus sem fé! Pó!
Que encha o chiqueiro sem dó! Até que o grunhido em hino
Se verta, e o pé com destino oprima o chão santo e só!
Pois só pronome eu existe, e um número age somente,
O um, e o dois que te mente e a farsa triste te diz
Há de fundir-se, infeliz, com o ódio em riste, e o seu quente
Cadáver, chiste morrente, ir-se-á em vermes hostis.
Tal como o teu! Mas tais são, no entanto, os vermes da vida
Que da tão falsa ferida o corpo eterno e real
Refarão, enquanto o mal, podre, perfuma, e a incendida
Sânie do nada, ação ida, ao Todo pare afinal!
Um dia
Nos anais do universo, eternamente,
Está escrito: eu fui.
Minha sombra estampou-se no chão quente
Do sol de onde deflui.
E sempre estará lá. Lá, nas calçadas,
Trazendo caramujos,
Meus pés pisaram, mão nas mãos fanadas,
Entre os canteiros sujos.
Lá estou. Estou lá. Como as estrelas
Que olhar de homem não vê.
Eu fui. Glória das vidas, menor que elas,
Sem termo nem porquê.
4/10/1998
Zero
Ai, a vida, esse mofo, esse bolor
Como o de um queijo esférico e titânico,
Camada rasa de ilusão e pânico
Chutada no ar pelo divino amor.
Dueto bufão do desejo e da dor,
Fanfarra errada do acaso tirânico,
Farsa de atores com esgar tetânico,
Gangorra torta de espera e pavor.
Brota e murcha, enquanto uivam os profetas,
Os videntes enxergam, os soldados
Matam, e a esfera foge entre piruetas.
Bolor falhado, inútil mofo escasso
Que um zero obeso entre os mundos baldados
Vaidosamente exibe pelo espaço.
7/12/1998
BUENO, Alexei. Eu fui um louco. Jaboatão, PE: Editora Guararapes EGM, 2015. 36 . ilus. col. Edição limitada, impressão independente de Edson Guedes de Moraes. 22,5x14,5 cm. Ex. bibl. Antonio Miranda – Veja o E-BOOK: https://issuu.com/antoniomiranda/docs/alexei_bueno
IX COLETÂNEA SÉCULO XXI – 2019. Homenagem ao
escritor Alexei Bueno. Jean Carlos Gomes (Organizador).
Volta Redonda, RJ: Gráfica Drummond, 2019. 110 p.
ISBN 978-85-43913-99-9 Ex. bibl. Antonio Miranda
Inclui dados bibliográficos, uma entrevista, poemas do autor e comentários sobre ele por Antonio Carlos Villaça, Fernando Py, Bruno Tolentino, Marco Lucchesi, Ruy Espinheira Filho, Ivan Junqueira, Luciana Stegagno Picchio, Afrânio Coutinho, J. Galante de Sousa, Anderson Braga Horta, Angeli Rose, Antonio Pena, Carlos Nejar, José Eduardo Degrazia, Nuno Rau e Ricardo Vieira Lima.
***
Quercias é o meu nome, e a minha vida
Como ébrio e louco eu a gastei inteira
Até que o gozo ardente e o outro minguante
Trouxeram-me a este túmulo. Um só dia
Não dei de minha vida insaciável
Ao fundo pensamento e às nobre causas,
E tão súcio a deixei qual nela entrara.
Mas meu pó, como vês, não pensa nisso.
1984
HISTORIA
Não é minha esta casa, aí entrarei no entanto,
Quebrarei o portão, marcharei entre as flores,
Encherei meu pulmão com os estranhos odores
Do jardim adubado a sêmen, sangue e pranto.
Porei a porta abaixo, enfrentarei o espanto
Dos vultos me fitando; e apesar dos bolores
Envergarei sem medo os trajes de idas cores,
Nas suas mãos beberei, entoarei seu canto!
Com os corpos rolarei de milhões de mulheres
Sem corpo. Ei-los que já me saúdam e me aclamam,
Meus perdidos avós, desamparados seres.
Estendem-me suas mãos como a um filho que os salva.
Deles vim, mas é a mim que eles agora chamam
A vida, como a um pai, um sol sonhando na alva.
27.6.1992
AS VELHAS
Elas me olham, mas não veem nada.
Sua vida é a que foi, muito lá atrás.
São quase máscaras, mascando o nada,
E em seus olhos há um charco, não a paz.
Como em molduras, nas janelas, duras,
São pré-retratos, mas dirão: de quem?
Fitam o amor e a fúria, aves obscuras
No peitoril-poleiro que as sustém.
Sabem, no quarto escuro que é o seu dia,
Que não são deste mundo. A sua voz,
Se existisse, a nós, são, perguntaria
Se porventura sê-lo-emos nós.
26.9-2004
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TEXTO EN ESPAÑOL
La juventud de los dioses
(fragmento)
Versión de Saúl Ibargoyen
Aquí cruzamos los dominios de la impermanencia.
Forma es muerte. Nombre es muerte. Comienzo es muerte.
Y todo el impaciente dolor va atando máscaras inéditas
A la autofagía del tiempo. Muerte y dolor. Dolor y Muerte.
Muerte y dolor
La vida, la intersección entre ambos, intangible
Como el presente entre dos tiempos que nunca existieron.
Resbala, y ahora en el baile de disfraz
Del sufrimiento, em su nuevo estilo, le roban a un hombre
Las pupilas o le arrancan el corazón
Y los riñones, para vendérselos a otros, palpitantes.
Como se robaba antes un anillo o una túnica. Espantosa
Revolución. Los pájaros rondan allá arriba,
Atontados, pero la lluvia no caerá.
Hay um flujo
Formidable em los ojos de Gautama.
Penúltima visión antes del complet Despertar.
Es el remolino, um sumidero, las alas crecientes, tal vez
Las grandes furias del Ganges. Pierna de niño en el lodo,
Lecho danzante, elefante abierto, estatuilla de dios
Brincando en las aguas, rodillas de novia, vacas descomadas,
Zapatos sins u par, monos circunspectos...
¿El ojo promiscuo del caudal? No. Ronco, ahora,
El torbellino del pasado y de lo que está aún por venir.
Legiones
Inacabables de seres y famílias amadas, muerte y dolor,
Dolor y muerte, en la danza de la rueda vertiginosa...
¿Es por eso que asesinan? Em la penumbra
De las sábanas de vísceras resuellan. Hijastras
Poseídas por sus padrastos. Parejas papeleándose em los muelles
nocturnos.
Ambulancias en las clínicas, de madrugada, como la que nos llevará
algún dia.
Frágiles amores deshaciéndose como aríetes de paja
En la muralla del haber outra alma. Viudas sin dientes
Saqueadas por albaceas. Subastas. Matanzas. Asmas.
Pleitos con los vecinos. Articulaciones entumeciéndose
Y la larga fila para empeñar las alianzas. En médio
Del lodazal hirviente, en médio
Del gan mar de rostros que se muerden, se besan y se insultan.
Aquí y allá, un hombre,
A una enorme distancia, como islas volcánicas
Vomitadas en la soledad de las olas bullentes
Por las agonias de la tierra.
Más a lo lejos, allá donde despedazan niños
Para vender los trozos a los herederos mal nacidos.
Allí, en la carnicería de los vivos, las risueñas multitudes
De los apretadores de teclas, de loa amantes de maquinitas
Para quienes el viento no existe. Cucarachas en los supermercados
Entre el estruendo intolerable. Acariciadores de controles.
Enamorados de comandos, corruptores de asuntos, trancados
En los cubos que se apilan. O los que intentan persuadir su íntima
voluntad
En las fuentes perennes de la vida. Y la ilusión
De la permanência extendiendo un manto maternal encima de todo,
Y la embriaguez
Del fuuro, del apogeo y de la conquista
Sacudiéndolos en el salto desamparado hasta el molino gigantesco
Que rueda exactamente como siempre y regurgita polvo.
En esta vorágine
Toda manifestación es el principio de la caída,
Condena que se firma, botón que se presiona
Para la nada. Aquí, todo lo que se despliegue
Será rasgado. Todo lo que se absorba
Retornará en vômitos. Aquí no es
Parada de nadie, y el mecanismo enorme
Del reloj del universo, donde el ser penetro como un insecto,
Un ratón espurio, un engrenaje desajustado y vacilante,
Por El nunca se alterará ni insinuará una brecha
Para su evasión inconcebible. Aquí sólo tiembla el milagro
O la muerte. Ni sistemas, ni ilumincaciones, ni escalas de perfección
Ni transmigraciones de almas, ni el avaro rocio de los elegidos,
Ni el escolar grupo divino. Nada. Aquí
Será la orgia del milagro, o no será
Lo que nunca fue. Ahora
Sólo resta el abismo como nuestra fortaleza.
Es el mirar
Hasta el fondo cuando entrevemos nuestra cara. Es inclinados
Sobre la orilla que sentimos nuestro cuerpo.
Es el danzar
En el riesgoso borde que despierta en nuestro espíritu
El fuego de la promesa. Es al embriagarnos
En la margen conocida que entrevemos
La figura del milagro
Palpitando
Mal percibido en las tinieblas.
¿Quien es? ¿Cuál es el puerto final de toda esta digresión absurda?
Es el hombre. Los ronquidos nocturnos de los cobardes no prevalecerán contra ti.
Es preciso nacer nuevamente, salir hacia otra luz que no sea ésta
Donde un olor nauseabundo y tíbio avanza desde las lavanderias,
Torbellinos aprisionados limpiando los jugos de la vida.
Sosegadamente, dentro del alma casi extinta del Despierto
De los orígenes, formas y nombres, jadea
Como un herido. Las aves
pasan gritando allá arriba.
Página ampliada e republicada em novembro de 2008; ampliada e republicada em maio de 2016.
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