COM A PALAVRA O ESCRITOR... ANTONIO MIRANDA, a convite da
FUND. CASA DE JORGE AMADO, TRANSFERIDA PARA A ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA... dia 02 DEZ. 2009, às 17 hs.
Apresentação de Myriam Fraga.
A palestra do escritor Antonio Miranda foi deslocada para a Academia de Letras da Bahia por conta de uma programação inesperada em comemoração ao dia do samba no Largo do Pelourinho.
Endereço: Avenida Joana Angélica, 198 - Nazaré, Salvador-Bahia
Data: 02 de dezembro/2009 Hora: 17hs
Iniciado em 07 de outubro de 1994, o projeto Com a Palavra o Escritor esta completando quinze anos de existência constituindo-se como um dos eventos mais marcantes no mundo literário da Bahia não só pela regularidade de suas apresentações, mas igualmente pela qualidade e prestígio dos escritores convidados.
Concebido como oportunidade de um relacionamento mais estreito entre autores e público, o projeto, que já contou com a presença de mais de 60 escritores, encerra suas atividades em 2009, com a promessa de dar continuidade a seus objetivos,
prestigiando principalmente a prata da casa, através de depoimentos gravados e filmados, constituindo um apreciável acervo sobre literatura brasileira na Bahia.
Para finalizar a programação deste ano, foi convidado o poeta Antonio Miranda, que além de escritor com vários livros publicados é Doutor em Ciência da Comunica9ao(USP) e diretor da Biblioteca Nacional de Brasília.
Na oportunidade FOI lançado O catálogo do acervo de documentos,Volume I, reunindo a produção ativa do escritor Jorge Amado.
Antonio Miranda fazendo a leitura de seus poemas.
FLAGRANTES DA SESSÃO NA ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA
Como foi noticiado, a sessão do evento “Com a Palavra o Escritor” Antonio Miranda, foi transferida para o palacete da Academia de Letras da Bahia. Nas fotos seguintes, algumas imagens do evento que contou com uma platéia de escritores, bibliotecários e público em gera. DFepois da palestra e leitura dos poemas, varias intervenções e perguntas foram feitas ao homenageado da tarde.
A poeta Myriam Fraga, Diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado fazendo a apresentação do poeta e escritor Antonio Miranda.
O acadêmico, pesquisador e jornalista Edivaldo M. Boaventura, Presidente da Academia de Letras da Bahia e Diretor Geral do jornal A Tarde, recepcionando o poeta Antonio Miranda, ao lado da poeta Myriam Fraga. Na ocasião, lembrou a visita de Antonio Miranda, nos anos setenta do século passado, na condição de assessor da CAPES/MEC, durante o processo de avaliação do programa de pós-graduação em Educação da UFBA ,do qual (Boaventura ) era o coordenador, quando então se conheceram.
O escritor Altamirando Camacam fazendo uma pergunta ao homenageado.
LANÇAMENTO DA IDÉIA DA BIBLIOTECA NACIONAL DA BAHIA
Cabe ressaltar que uma das perguntas a Antonio Miranda foi sobre a existência de duas Bibliotecas Nacionais no Brasil. O palestrante explicou que biblioteca não é prédio, e que muitas bibliotecas nacionais do mundo têm várias sedes em diferentes partes da cidade ou mesmo em outras cidades (como é o caso da Inglaterra) e que a Itália tem várias bibliotecas com o status de nacionais por causa de sua unificação tardia. E que, no caso do Brasil, se justificava por causa da transferência da capital da República para Brasília. E defendeu a idéia de que Salvador deveria ter também uma sede da Biblioteca Nacional, para reunir e conservar seu extraordinário patrimônio bibliográfico, por ter sido a primeira capital do país. A idéia foi aclamada e se falou na criação de um movimento neste sentido.
UMA GARRAFA AO MAR DA WEB...
Uma das pessoas que veio à sessão na Academia de Letras da Bahia era uma jovem que havia lido textos meus na web. Disse que o poema “Agonia” a impressionou muito, e um outro também(“em homenagem ao Almodóvar”) e veio para conhecer-me pessoalmente. Para um autor, é o tipo de situação que emociona e recompensa! Naquela situação, cercado de amigos, acabei não atinando para o que deveria ter feito: além de agradecer a gentileza, ter pedido o e-mail dela para seguir o diálogo. Mea culpa. Tomara que ela leia esta nota e sigamos em contato. Antonio Miranda
|