Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


COM A PALAVRA O ESCRITOR
... ANTONIO MIRANDA, a convite da
FUND. CASA DE JORGE AMADO, TRANSFERIDA PARA A ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA... dia 02 DEZ. 2009, às 17 hs.
Apresentação de Myriam Fraga. 


A palestra do escritor Antonio Miranda foi deslocada para a Academia de Letras da Bahia por conta de uma programação inesperada em comemoração ao dia do samba no Largo do Pelourinho.

 

Endereço: Avenida Joana Angélica, 198 - Nazaré, Salvador-Bahia

Data: 02 de dezembro/2009    Hora: 17hs

 

Iniciado em 07 de outubro de 1994, o projeto Com a Palavra o Escritor esta completando quinze anos de existência constituindo-se como um dos eventos mais marcantes no mundo literário da Bahia não só pela regularidade de suas apresentações, mas igualmente pela qualidade e prestígio dos escritores convidados.

 

Concebido como oportunidade de um relacionamento mais estreito entre autores e público, o projeto, que já contou com a presença de mais de 60 escritores, encerra suas atividades em 2009, com a promessa de dar continuidade a seus objetivos,

prestigiando principalmente a prata da casa, através de depoimentos gravados e filmados, constituindo um apreciável acervo sobre literatura brasileira na Bahia.

 

Para finalizar a programação deste ano, foi convidado o poeta Antonio Miranda, que além de escritor com vários livros publicados é Doutor em Ciência da Comunica9ao(USP) e diretor da Biblioteca Nacional de Brasília. 

 

Na oportunidade FOI lançado O catálogo do acervo de documentos,Volume I, reunindo a produção ativa do escritor Jorge Amado.

 

 


Antonio Miranda fazendo a leitura de seus poemas.

Antonio Miranda fazendo a leitura de seus poemas.

FLAGRANTES DA SESSÃO NA ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA

Como foi noticiado, a sessão do evento  “Com a Palavra o Escritor” Antonio Miranda, foi transferida para o palacete da Academia de Letras da Bahia. Nas fotos seguintes, algumas imagens do evento que contou com uma platéia de escritores, bibliotecários e público em gera. DFepois da palestra e leitura dos poemas, varias intervenções e perguntas foram feitas ao homenageado da tarde.

Antonio Miranda fazendo a leitura de seus poemas.

A poeta Myriam Fraga, Diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado fazendo a apresentação do poeta e escritor Antonio Miranda.

Antonio Miranda fazendo a leitura de seus poemas.

O acadêmico, pesquisador e jornalista Edivaldo M.  Boaventura, Presidente da Academia de Letras da Bahia e Diretor Geral do jornal A Tarde, recepcionando o poeta Antonio Miranda, ao lado da poeta Myriam Fraga. Na ocasião, lembrou a visita de Antonio Miranda, nos anos setenta do  século passado, na condição de assessor da CAPES/MEC, durante o processo de avaliação do programa de pós-graduação em Educação da UFBA ,do  qual (Boaventura ) era o  coordenador, quando então se conheceram.   

Antonio Miranda fazendo a leitura de seus poemas.

O escritor Altamirando Camacam fazendo uma pergunta ao homenageado.

LANÇAMENTO DA IDÉIA DA BIBLIOTECA NACIONAL DA BAHIA

Cabe ressaltar que uma das perguntas a Antonio Miranda foi sobre a existência  de duas Bibliotecas Nacionais no Brasil. O palestrante explicou que biblioteca não é prédio, e que muitas bibliotecas nacionais do mundo têm várias sedes em diferentes partes da cidade ou mesmo em outras cidades (como é o caso da Inglaterra) e que a Itália tem várias bibliotecas com o status de nacionais por causa de sua unificação tardia. E que, no caso do Brasil, se justificava por causa da transferência da capital da República para Brasília. E defendeu a idéia de que Salvador deveria ter também uma sede da Biblioteca Nacional, para reunir e conservar seu extraordinário patrimônio bibliográfico, por ter sido a primeira capital do país. A  idéia foi aclamada e se falou na criação de um movimento neste sentido.

 

 

UMA GARRAFA AO MAR DA WEB...

Uma das pessoas que veio à sessão na Academia de Letras da Bahia era uma jovem que havia lido textos meus na web. Disse que o poema “Agonia” a impressionou muito, e um outro também(“em homenagem ao Almodóvar”) e veio para conhecer-me pessoalmente. Para um autor, é o tipo de situação que emociona e recompensa! Naquela situação, cercado de amigos, acabei não atinando para o que deveria ter feito: além de agradecer a gentileza, ter pedido o e-mail dela para seguir o diálogo. Mea culpa. Tomara que ela leia esta nota e sigamos em contato. Antonio Miranda

 

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar