Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Poeta Antonio Miranda

 

25/04/2008
Por Jarbas Júnior, especialmente para a Revista Nós Fora dos Eixos

 

As muitas leituras e viagens de Antonio Miranda repercutem bastante no engenho e arte da sua poesia, algo inusitada, diferente, porque surpreende; no inesperado de uma sentença banal, surge imagem rara de grande sensibilidade. É um apaixonado pelo discurso poético claro, direto, sem exageros retóricos(essas excrescências do estilo). Prefere o verso limpo, sugestivo, de ritmo fácil que explore, sem artifícios de complexa elaboração, a carga lírica essencial ao sentido poemático.


Poeta legítimo, vibrante, empolgado, por isso, agradável no que escreve; transmite aos seus textos sensações verbais de imagens, fatos, experiências, com impressionante capacidade evocativa. Sua leitura situa-nos diante do momento da sua emoção, preservado em esplêndido jogo de metáforas, do qual extrai o máximo de expressividade. Sua inspiração, sempre atenta ao tema apropriado, não descuida de captar o que seja oportuno do cotidiano, do que lhe sugere o panorama de cenas, situações, coisas, ambientes, pessoas, tudo que contribui para o magma do verso.

O poeta que ama os livros é duplamente grande. A tentação da escrita é maior do que a da leitura. Encontrar o ponto de equilíbrio ideal entre as duas necessidades é a solução do claro enigma. Suponho que Antonio Miranda tenha encontrado o modo de conciliar o literato erudito, com o artista da palavra. Pois os dois lados da concepção intelectiva exigem a síntese da terceira margem. A leitura é apanágio do espírito, a composição de um poema – lenitivo para a alma. E a preponderância  de um extremo sobre o outro vira alguma poesia, de qualquer jeito, ou passiva ou ativa. Mas, no caso de Antonio Miranda prevalece o lado criativo, ganha a opção pelo vate que ele é.

Jarbas Junior* escritor, poeta, autor do romance A jangada de Orson Welles

Extraída da revista NÓS fora dos eixos, Brasília maio de 2008
http://www.nosrevista.com.br/2008/04/25/o-poeta-antonio-miranda



 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar