Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Antonio Miranda diante de uma escultura do artista venezuelano
Jesus Soto, um dos máximos do cinetismo. Caracas, 2009


ANTONIO MIRANDA
UM ARTISTA DE MÚLTIPLOS TALENTOS

 

Alice  Spíndola (< ver)
___________

Membro correspondente da Academia Carioca de Letras, em Goiás

       

      A partir do dia 25 de setembro, Antonio Miranda estará em Pereira, na Colômbia, representando o Brasil, no 3º FESTIVALINTERNACIONAL  DE POESIA. 

Intelectual reconhecido em diferentes mundos devido a sua intensa atividade cultural. Antonio Miranda impressiona por sua rapidez de raciocínio, e pela facilidade com que expõe seu pensamento. Vendo-o no palco, tem-se a impressão que ele já surge predestinado àquele cenário, àquela peça teatral. 

Talvez, sendo o habitante de um livro. Pois, segundo José Castello, de O GLOBO, o bom leitor habita as páginas que lê.

Sensível, rápido no agir e no pensar, Miranda possui a palavra certa, não importa a hora, nem o local. Quanta vez, em outro idioma.

Tem consciência do poder de seu pensamento, e da força de suas opiniões. Interage como o público continuamente. E, atento, percebe o poder, ou seja, o alcance e a energia de sua mensagem. Se diz um poema, o faz sabendo o efeito que seus versos produzem. Interpretando um personagem, prevê a dimensão de cada palavra, bem como a amplitude de seus gestos. 

Dele, o esforço a fim de que tudo pareça fácil, tanto a sua própria atuação, como o trabalho do outro artista, que, por acaso, o acompanhe em seus diferenciados inventos.

Redescobre que seu universo pessoal funciona como um espelho para o seu ofício. Dele, ainda, a opção de escolha. Em sua Arte, todos os mistérios do palco, desde a ironia, até o gesto que adquire o valor da palavra mais doce. O Carisma e a euforia. A elegância. E aquele riso que é sua marca registrada.

 

Um dia, o próprio Miranda me confessou: “Reconheço, no entanto, minha versatilidade e minha habilidade de falar e comunicar conforme a percepção que tenho do público, intuição cultivada pela experiência com o teatro e com a sala de aula”.

 

Em sua escrita: concisão, elegância e síntese. Esta frase, tomei-a de empréstimo do poeta paulista Erorci Santana. Com toda a certeza, Antonio Miranda, um dramaturgo nato. Talvez, a palavra Mestre seja a definição mais acertada para este artífice da escultura, da palavra e da televisão.

Ele, Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, um multiartista. Preside com eficiência, entusiasmo e dinamismo a Biblioteca Nacional de Brasília. Projetos de real valor. Um deles, TRIBUTO AO POETA, em sua 5A. EDIÇÃO DA SEGUNDA FASE.

Mantém a ENCICLOPÉDIA DE POESIA IBEROAMERICANA no portal www.antoniomiranda.com.br.

Com patrocínio da Biblioteca Nacional de Brasília – idealizada e organizada por ele mesmo e uma equipe coesa e hábil – inaugurou-se a PRIMEIRA BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA DE BRASÍLIA, nos primeiros dias de setembro de 2008. De imediato, todos os palcos desta capital foram ocupados por escritores, artistas, e altas personalidades do nosso País e do exterior.  A Bienal, talvez, um projeto sem par em toda sua carreira de administrador e como poeta. Um marco na história da cultura brasileira, e na história de Brasília de modo particular.

Miranda exerce a mágica de atender a cada convidado conforme seu tempo e sua habilidade de mestre tornando-se o Embaixador da Cultura, naquele momento.

 

Doutor em Ciência da Comunicação [Universidade de São Paulo, 1987], fez mestrado em Ciência da Informação na Loughborough  University of Technology, LUT, Inglaterra, 1975. Sua formação em Biblioteconomia é da Universidad Central de Venezuela. Miranda é  professor do Departamento de Ciência da Informação na Universidade de Brasília/DF.

Acima de tudo, um artista de múltiplos talentos.

Um multivocal.

      Sabe-se que Antonio Miranda – romancista, poeta,  e escultor – já editou romances e livros de poemas em diversas partes do mundo. Em 1966, por decisão própria, exila-se para viver intensamente um período de efervescente agitação cultural na América Latina. Onde, nos anos 60 e 70, reside e publica em Buenos Aires, Caracas, Bogotá. Por alguns anos, mora e estuda em Londres. Obras traduzidas para o Espanhol, Francês e Italiano, Inglês, Russo e Grego. Sua provocante criatividade vem a ser valorada com prêmios pela Crítica Internacional [Manizales – Colômbia; San Juan de Puerto Rico]. TU PAÍS ESTÁ FELIZ, peça de Teatro baseada em seus poemas e músicas, estreada em 1971, e representada em mais de 20 países.

Por onde passa seus feitos geram títulos, prêmios e distinções. E estes lhe franqueiam passagens para outros continentes.

 

Ao certo, o ar de Brasília transformará o estilo de suas esculturas. Ali, ante a amplitude daquele planalto, o longo e crítico olhar do artista já reflete a ousadia que já aflora em trabalhos recentes.

Miranda conhece o sentido das palavras, e o grau de luz nas formas e nas cores. Linhas e caminhos. Incorpora estes conhecimentos na intenção do seu desempenho, seja dizendo poemas, seja como homem de teatro. Que haja tempo e espaço, e um palco para este homem mostrar seu talento, sempre! Antonio Miranda, um artífice que trabalha o tempo todo. O futuro político do nosso País, uma de suas preocupações.

 

           Este Antonio Miranda, um dos raros visionários, que, na esplêndida sensação de liberdade, sabe saborear o delírio e o aplauso do público.

 

Página publicada em outubro de 2009


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar