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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS

YEUDA AMICHAI

 

 

Yehuda Amichai ( hebraico : יהודה עמיחי ; 3 de maio de 1924 - 22 de setembro de 2000) era um poeta israelense. Amichai é considerado por muitos, tanto em Israel como internacionalmente, como o maior poeta moderno de Israel.  Ele também foi um dos primeiros a escrever em hebraico coloquial.

 

Yehuda Amichai nasceu em Würzburg , Alemanha, para uma família judia ortodoxa , e foi criado falando em hebraico e alemão, seu nome alemão era Ludwig Pfeuffer. Amichai imigrou com sua família aos 11 anos para Petah Tikva em Mandato Palestino em 1935, mudando-se para Jerusalém em 1936.  Ele freqüentou Ma'aleh, uma escola secundária religiosa em Jerusalém. Ele era um membro do Palmach , a força de ataque da Haganah , a força de defesa da comunidade judaica no mandato Palestina. Como jovem, ele se ofereceu e lutou na Segunda Guerra Mundial como membro do Exército britânico e no Negev na frente do sul na Guerra de Independência israelense.

Yehuda Amichai foi, há gerações, o poeta mais proeminente em Israel e uma das principais figuras da poesia mundial desde meados da década de 1960. (The Times, Londres, outubro de 2000)

Foi premiado com o Prêmio Shlonsky de 1957, o Prêmio Brenner de 1969, o Prêmio Bialik de 1976 e o Prêmio Israel de 1982 . Ele também ganhou prêmios internacionais de poesia: 1994 - Prêmio Malraux: Feira Internacional do Livro (França), 1995 - Prêmio Golden Wreath da Macedônia: Festival Internacional de Poesia e muito mais.

 

(...) A poesia de Amichai trata de questões da vida cotidiana e de questões filosóficas do significado da vida e da morte. Seu trabalho é caracterizado por ironia gentil e imagens originais, muitas vezes surpreendentes. Como muitos poetas seculares israelenses, ele luta com a fé religiosa. Seus poemas estão cheios de referências a Deus e à experiência religiosa. Ele foi descrito como um poeta filósofo em busca de um humanismo pós- teológico .

Amichai foi creditado com uma "habilidade rara de transformar a situação de amor pessoal, mesmo privada, com todas as suas alegrias e agonia, na experiência de todos, fazendo seu próprio tempo e lugar geral".

Algumas de suas imagens foram acusadas de serem sacrílegas. Em seu poema "E esta é a sua Glória" ( Vehi Tehilatekha ), por exemplo, Deus está esparramado sob o globo como um mecânico sob um carro, tentando fútilmente repará-lo. No poema "Mudança de deuses, as orações permanecem iguais" ( Elim Mithalfim, ha-Tfillot Nisharot la-Ad ), Deus é retratado como um guia turístico ou mágico.

Muitos dos poemas de Amichai foram definidos para a música em Israel e em outros países. Entre eles: o poema Memorial Day for the War Dead foi definido para música para vozes solo, coro e orquestra na Terceira Sinfonia de Mohammed Fairouz. Outros poemas foram estabelecidos pelos compositores Elizabeth Alexander ("Mesmo um punho foi uma vez uma palma e dedos abertos"), David Froom, Mate como Pintscher, Jan Dušek, Benjamin Wallfisch, Ayelet Rose Gottlieb, Maya Beiser, Elizabeth Swedos, Daniel Asia e muito mais.

Mais informações sobre o poeta em: https://en.wikipedia.org/wiki/Yehuda_Amichai

 

 

Extraído de

 

POESIA SEMPRE – Ano 5 – Número 8 – Junho 1997. Revista semestral de poesia.  Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional de Livro.  Editor Geral: Antonio Carlos Secchin.  Ex. bibl. Antonio Miranda.

 

 

         Lamentações aos mortos da guerra

 

 

        1

        O senhor Beringuer — seu filho
         caiu no canal que outros escavaram
         para navios atravessarem o deserto —
         atravessa o caminho da Porta Jafa, a meu lado:

         ele emagreceu muito: perdeu
         perdeu o peso do filho.
         Assim, flutua leve pelas ruelas
         e se prende ao meu coração feito finos galhos
         desgarrados.


         2

         Quando menino, fazia-lhe uma papa dourada
         de batatas, que amassava.
         Depois, morre-se.
         É preciso limpar o mesmo vivo
         quando volta da brincadeira.
         Já para o homem morto,
         terra e areia são águas claras,
         em que o corpo se lava eternamente
         e purifica.

        

         3

         O monumento ao soldado desconhecido,
         do outro lado. O lado inimigo.
         Bom ponto de referência para os artilheiros
         do futuro.

         Ou então o monumento à guerra, em Londres,
         esquina do Hyde Park, enfeitado com um bolo
         incrementado e esplêndido: mais um soldado que levanta a cabeça
         e um rifle. Mais um canhão, mais uma águia, mais
         um anjo branco.
         E um creme-bandeira de mármore enorme
         entornado do alto
         por mão de mestre.

         As cerejas açucaradas
         e vermelhas demais
         já foram engolidas por um glutão de corações. Amém.

 

         4

         Achei um velho livro sobre animais,
         Brehm, volume II, pássaros:
         numa linguagem adocicada, uma descrição da vida dos estorninhos,
         tordos e andorinhas. Erros — muitos — uma escrita gótica
         antiquada, mas com muito amor.
         “Nossos amigos alados” “migra daqui para os países do calor”.
         Ninho, ovo tigrado, fina plumagem, o rouxinol,
         a cegonha, “os arautos da primavera”,
         tordo de peito amarelo.

         Data de publicação, 1913, Alemanha,
         véspera da guerra, véspera das muitas guerras:
         meu bom amigo, morto em meus braços, em seu sangue,
         nas areias de Ashdod, 1948, junho.

         Meu amigo,
         tordo de peito vermelho.

 

         5

         Dicky foi ferido
         como a torre d´água em Yad Mordkhai.
         Ferido. Um furo na barriga. Tudo
         escorreu de dentro dele.

         Mas ele ficou em pé, assim
         no cenário de minha memória,
         como a torre de água de Yad Modkhai.

         Não muito longe dali, caiu
         um tanto ao norte, junto a Hulaiqat.

        

         6

         Tudo isso é sofrimento? Não sei.
         Eu estava parado no cemitério,
         camuflado de homem vivo:
         calça marrom e blusa amarela como o sol.

         Cemitérios são baratos, requerem pouco.
         Até as lixeiras são pequenas, servem para conter
         o papel fino que embrulhava as flores da loja.
         Cemitérios são coisa polida e disciplinada.
         “E jamais te esquecerei”, assim
         numa pequena placa de cerâmica, em francês.
         Não sei quem é aquele que não esquecerá
         que é mais desconhecido do que o morto.

         Tudo isso é sofrimento? Acho que sim.
         “A construção da pátria será o vosso coração”.
         Quanto tempo é preciso continuar construindo a pátria
         para estar à frente desta terrível corrida triangular
         entre consolo, construção e morte?

         Sim, isto tudo é sofrimento. Ainda assim,
         deixa um pouco de amor sempre aceso,
         como uma pequena lâmpada, no quarto de um bebê dormindo,
         sem que ele saiba o que é a luz
         nem de onde ela vem, mas que lhe traz
         alguma segurança e amor sereno.

        

         7

         Dia de recordação dos mortos na guerra: junta
         o luto de todas as tuas ao luto da perda deles,
         inclusive a perda da amada que te deixou; mistura
         sofrimento com sofrimento, conforme faz à memória parcimoniosa,
         ao contrair festa, sacrifício e dor, tudo num dia só,
         data festiva e de fácil lembrança.

         Doce mundo, embebido feito pão
         em leito doce para o Deus terrível e sem dentes
         “Por trás disso tudo, uma grande felicidade oculta”.
         De nada te serve chorar por dentro e gritar por fora.
         Por trás disso tudo, uma grande felicidade se oculta, talvez.

         Dia de recordação dos mortos. Sal amargo vestido de
         menina pequena com flores.
         Cordas disposta ao longo do caminho
         de um desfile conjunto: vivos e mortos.
         Crianças com passos de luto alheio,
         como se andassem sobre cacos de vidro.

         A boca da flautista permanecerá assim por muitos dias.
         Um soldado morto nada por entre pequenas cabeças,
         com braçadas de morto, no antigo equívoco que possuem os mortos
         sobre o lugar da água viva.

         Uma bandeira perde o contato com realidade e voa.
         uma vitrine enfeitada com vestidos bonitos de mulher,
         em azul e branco.  E tudo em
         três línguas: hebraico, árabe e morte.

         Um animal grande e majestoso agoniza durante a noite,
         sob o jasmim, olhando o mundo incessantemente.
         Um homem anda na rua — seu filho morreu na guerra —
         como uma mulher carregando um feto morto no ventre.
         “Por trás disso tudo, uma grande felicidade se oculta.”

 

         1973

 

         Tradução de Berta Waldman, Roney Cytrynpwicz   e Tal Goldfajn.     

 

  

       

 

  O lugar em que temos razão

 

         Do lugar em que temos razão
         jamais crescerão
         flores na primavera.

         O lugar em que temos razão
         está pisoteado e duro
         como um pátio.

         Mas dúvidas e amores
         escavam o mundo
         como uma toupeira, como a lavradura.
         E um sussurro será ouvido no lugar
         onde houve uma casa
         que foi destruída.

 

                   Tradução de Nancy Rozenchan

 

 

 

         Uma espécie de apocalipse

 

 

        O homem sob a figueira telefonou para o homem sob a videira.
         “Esta noite eles realmente são capazes de vir.
         Blinde as folhas, proteja bem a árvore,
         chame os mortos de volta, e esteja pronto.”

         O cordeiro branco disse para o lobo:
         “Seres humanos balem e meu coração dói:
         Eles chegarão lá através de baioneta.
         No nosso próximo encontro, a questão será debatida.”

         Todas as nações (unidas) fluirão para Jerusalém
         para ver se a Torá saiu, e entrementes.

         Como agora é primavera
         colherão flores ao redor.

         E baterão a espada em charrua e a charrua em espada
         e assim por diante, sem cessar.

         Talvez de tanto bater e afiar,
         o ferro de guerra desapareça da terra.

 

                   Tradução de Nancy Rozenchan

        


 Página publicada em março de 2018

        


 

 

 

 
 
 
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