POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS
TAKAJO MITSUHASHI
Mitsuhashi Takajo ou Takajo Mitsuhashi (F 鷹 女; nascida Fumiko Matsuhashi (三橋 た か) perto de Narita, Chiba em 24 de janeiro de 1899; morreu em 7 de abril de 1972) foi um poeta haiku do período Shōwa .
Mitsuhashi Takajo nasceu perto de Narita. Ela era uma admiradora de Akiko Yosano e seu pai escreveu tanka . Em 1922 ela se casou com Kenzō (東 謙 三), um dentista que escreveu haiku e que a influenciou a mudar para haiku ela mesma. Em 1936 ela se tornou parte de um grupo que fundou a publicação Kon (azul escuro) de vida curta e em 1940 publicou a coleção Himawari ou Sunflowers. A guerra se mostrou difícil para sua família e, em 1953, envolveu-se em uma revista progressista de poetas de vanguarda que permitia o haiku experimental. Sua última coleção, em 1970, tratou um pouco da morte, já que ela estava doente há anos.
Ela tem sido referida como um asceta religioso ou alguém que levou uma vida de ascetismo e concentração espiritual. Dizem que ela escreveu obras de auto-alienação e o Vazio. Uma estátua dela está no templo de Shinshoji.
Ela também é colocada como uma das "4 Ts" dos poetas haiku femininos japoneses. Os outros três são Tatsuko Hoshino , Nakamura Teijo e Hashimoto Takako .
Extraído de
POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. Ano 10. Número 17. Dezembro 2002. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2002. 260 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi. ISSN 0104-0626 Ex. bibl. Antonio Miranda
O HAICAI NO SÉCULO XX
Tradução de Ban´ya Natsuishi e Casimiro de Brito
Página publicada em agosto de 2018
|