| POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS SIMPLÍCIO   Simplício  da Cilícia ( /sɪmˈplɪʃiəs/;  em grego: Σιμπλίκιος; c. 490 – c. 560[1]) foi um filósofo e matemático  discípulo Amônio de Hérmias e Damáscio e um dos últimos neoplatonistas. Está  entre os filósofos pagãos perseguidos por Justiniano (r. 527–565) no início do  século VI, e foi forçado por um tempo a procurar refúgio na corte sassânida,  antes de ser autorizado a voltar para o Império Bizantino por Cosroes I. Obras Simplício  comentou extensivamente as obras de Aristóteles como a Da Alma,[ Sobre o céu e  Categorias, bem como Encheirídion de Epiteto].   Extraído de OS PRÉ-SOCRÁTICOS: fragmento,  doxografia e comentários / seleção de textos e supervisão do Prof. José Cavalcante de Souza; dados  biográficos de Remberto Francisco Kuhnen; traduções de  osé Cavalcante de Souza (et.al.) Editor:  Victor Civita. 372 p.    3ª. ed.  São Paulo: Abril Cultural, 1985. (Os  pensadores)   [Para  aprofundar-se no entendimento destes versos é indispensável ir aos textos  analíticos discutidos por especialistas no livro acima, facilmente acessível em  bibliotecas e disponível em livrarias na web.]              SIMPLÍCIO, Física, 114, 29 (vv 8, 1-52; IDEM, ibidem, 38, 28 (vv.8. 50-61).
            SIMPLÍCIO, Física, 117, 2. 
                             Necessário  é o dizer e pensar que (o) ente é; pois é ser,e nada não é; isto eu te  mando considerar.
 Pois  primeiro desta via de inquérito eu te afasto,
 mas depois daquela outra, em  que mortais que nada sabem
 erram,  duplas cabeças, pois o imediato em seus
 peitos dirige errante pensamento; e são  levados
 como  surdos e cegos, perplexas, indecisas massas,
 para os quais ser e não ser é reputado o  mesmo
 e  não o mesmo, e de tudo é reversível o caminho.
          (8.)  Só ainda (o) mito de (uma) viaresta, que é: e sobre esta indícios existem,
 bem muitos, de que ingênito sendo é também  imperecível,
 pois é todo inteiro, inabalável e sem  fim;
 nem jamais era nem será, pois é agora todo  junto,
 uno, contínuo; pois que geração  procurarias dele?
 Por onde, donde crescido? Nem de não ente  permitirei
 que digas e penses; pois não dizível nem  pensável
 é que não é; que necessidade o teria  impelido
 a depois ou antes, se do nada iniciado,  nascer?
 Assim ou totalmente é necessário ser ou não.
 Nem jamais do que em certo modo permitia  força de fé
 nascer algo além dele; por isso nascer
 nem perecer deixou justiça, afrouxando  amarras,
 mas mantém; e a decisão sobre  isto está no seguinte:
 é ou não é; está portanto decidido, como  é necessário,
 uma via abandonar,  impensável, inominável, pois verdadeira
 via não é, e sim a outra, de modo a se  encontrar e ser real.
 E como depois pereceria o que é? Como  poderia nascer?
 Pois se nasceu, não é, nem também se um  dia é para ser.
 Assim geração é extinta e fora de inquérito  perecimento.
             Nem divisível é, pois é todo idêntico;nem algo em uma parte mais, que o  impedisse de conter-se,
 nem também algo menos, mas é todo cheio do  que é,
 por isso é todo contínuo; pois ente a  ente adere.
             Por outro lado, imóvel em limites de grandes  liamesé sem princípio e sem pausa, pois  geração e merecimento
 bem longe afastaram-se, rechaçou-os fé  verdadeira.
 O mesmo e no mesmo persistindo em si  mesma pousa,
 e assim firmado aí persistes; pois firme a  Necessidade
 em liames(o) mantém, de limite que em  volta o encerra,
 para ser lei que não sem termo seja o ente;
 pois é não carente; não sendo, de tudo  careceria.
             O mesmo é pensar e em vista de que é  pensamento.Pois não sem o que é, no qual é revelado  em palavra,
 acharás o pensar; poios nem era ou é ou será
 outro fora do que é, pois Moira o  encadeou
 a ser inteiro e imóvel; nem por isso tudo  ser nome
 quanto os mortais estatuíram, convictos  de ser verdade,
 engendrar-se e perecer, ser e também não
 e lugar cambiar e cor brilhante alternar.
 Então, pois limite é extremo, bem terminado  é,
 de todo lado, semelhante a volume de  esfera bem redonda,
 do centro equilibrado em tudo; pois ele nem  algo maior
 nem algo menor é necessário ser aqui ou  ali;
 pois nem não-ente é, que o impeça de chegar
 ao igual, nem ente é que fosse a partir  do ente
 aqui mais e ali menos, pois é todo  inviolado;
 pois a si de todo lado igual, igualmente  em limites se encontra.
 Neste ponto encerro fidedigna palavra e  pensamento
 sobre a verdade; e opiniões mortais a  partir daqui
 aprende, a ordem enganador de minhas  palavras ouvindo
             Pois duas formas estatuíram que suas  sentenças nomeassem,das quais uma não se deve — no que estão  errantes —;
 em contrários separaram o compacto e sinais  puseram
 à parte um do outro, de um lado, etéreo  fogo de chama,
 suave e muito leve, em tudo o mesmo que ele  próprio
 mas não o mesmo que o outro; e aquilo em  si mesmo (puseram)
 em contrário, noite sem brilho, compacto  denso e pesado.
 A ordem do mundo, verossímel em todos os  pontos, eu te revelo,
 para que nunca sentença de mortais te  ultrapasse.
     Página publicada em julho de 2018
                    
 |