Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS

RYUTA IIDA

( 1920-2007 )

 

 

Ryuta Iida ( japonês : H  Hepburn : Iida Ryūta , 10 de julho de 1920 - 25 de fevereiro de 2007) foi um poeta haiku da Prefeitura de Yamanashi , filho do poeta haiku Dakotsu Iida . 

Nascido na família do famoso poeta haiku Dakotsu Iida , Ryuta Iida sofria de problemas de saúde em sua infância e foi criado por sua avó. [2] Seus irmãos morreram em sua infância. Ele foi educado na escola primária de Sakaigawa. O futuro poeta gostava de ler e gostava especialmente de romances de Leo Tolstoi . Ele se formou na universidade em 1947, com uma tese sobre Matsuo Bashō . Depois disso, ele ganhou a vida como agricultor de arroz e depois como jornalista.

Em 1951, ele começou a trabalhar como bibliotecário na biblioteca da prefeitura de Yamanashi, na cidade de Kofu, mas mais tarde embarcou em uma nova carreira como escritor criativo. Seu primeiro livro saiu em 1954. Ele tomou parte ativa no chamado Movimento Moderno de Haiku. Em 1956, ele ganhou o Prêmio Literário Yamanaki; em 1957, o 6º Prêmio da Associação Moderna de Haiku pelo seu haiku . Em 1960, tornou-se colunista do jornal local "Mica", para o qual escrevia artigos desde o final da Segunda Guerra Mundial. Seu pai, Dakotsu, que editou a prestigiada revista haiku "Unmo", morreu em 1962, e Ryuta Iida assumiu o cargo de editora. 

Em 1969, Ryuta Iida recebeu o Prêmio Literário Yomiuri . Em 1984, ele se tornou membro do Japan Art Institute. Em 2005, a Kadokawa Shoten Publishing lançou suas Obras Completas em dez volumes.

Em 2007, o poeta morreu de pneumonia no hospital local em Kofu, aos 86 anos. Dois anos depois, a Kadokawa Shoten Publishing publicou um volume de seus Complete Poems. Ryuta Iida é considerado um dos melhores poetas haiku do século XX.

 

Extraído de

POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. Ano 10.  Número 17. Dezembro 2002. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2002.  260 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi.  ISSN 0104-0626   Ex. bibl. Antonio Miranda

 

O HAICAI NO SÉCULO XX

Tradução de Ban´ya Natsuishi  e Casimiro de Brito

 

 

 

Página publicada em agosto de 2018

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar