Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS

HOSAI OZAKI

 

Ozaki Hōsai ( January , 20 de janeiro de 1885 - 7 de abril de 1926) foi o haigo ( nome haikai) de Ozaki Hideo, um poeta japonês dos últimos períodos Meiji e Taishō do Japão . Um alcoólatra , Ozaki testemunhou o nascimento do movimento moderno haiku verso livre . Seus versos são permeados de solidão, provavelmente resultado do isolamento, da pobreza e da saúde precária de seus últimos anos.

Ozaki nasceu no que hoje é parte da cidade de Tottori, na província de Tottori . O interesse de Ozaki por haicai e escrita começou cedo, e ele foi influenciado pelo pioneiro do haiku de estilo verso livre, Ogiwara Seisensui , ainda no colegial.

Ozaki frequentou a prestigiosa Universidade Imperial de Tóquio , graduando-se em 16 de outubro de 1909. Durante esse período, ele propôs casamento a Yoshie Sawa (   Sawa Yoshie ) , um amigo de longa data e parente materno distante. Infelizmente para Ozaki, seu irmão mais velho se opôs ao casamento, acreditando que essa conexão materna era muito próxima. Quase imediatamente após o fracasso desta rejeição, o consumo pesado de Ozaki, que continuaria por grande parte de sua vida, começou. Muitos escritores acreditam que a rejeição foi a causa inicial de seu posterior alcoolismo .(Ishi, p. 56) Embora ele tenha usado anteriormente o pseudônimo de "Hōsai" escrito com os caracteres " ", durante esse período ele gradualmente mudou para usar " " (pronunciado identicamente). Essa mudança é talvez significativa, pois o antigo personagem, que aparece em nome de Yoshie, foi mudado para um significado: "libertar, libertar, banir, libertar".

Após a formatura, Ozaki ingressou na Nihon Tsushin Company (日本 通信 ) em outubro de 1909, mas foi demitido um mês depois por incompetência.

No ano seguinte, Ozaki entrou para a Companhia de Seguros de Vida Tōyō ( pred 生命  ) , (o predecessor da Asahi Mutual Life Insurance Co) onde por um tempo liderou uma carreira aparentemente bem-sucedida. Depois de várias promoções, ele se casou com uma mulher de 19 anos chamada Kaoru (  ) em 1911. Pouco tempo depois, um de seus subordinados descreveu Ozaki como "cheirando a álcool a cada manhã". (Ueda, p. 81) Durante o mesmo período, embora todos os outros funcionários usassem trajes de negócios, Ozaki não possuía outras roupas além de um smoking e um par de pijamas. Ele usava os dois para trabalhar. (Ueda, p. 82) Apesar disso, ele foi promovido a Chefe de Seção de Contrato ( 契約  keiyaku kacho ) , provavelmente devido a conexões bem colocadas. (Ishi, p. 60)

Os problemas de Ozaki com o álcool continuaram a piorar, e ele deixou Tōyō em 1920 com a idade de 36 anos. Ele se tornou um monge leigo mendicante em um centro de treinamento budista . Em 1926, estabeleceu-se na ilha de Shodoshima , na Prefeitura de Kagawa , no Mar Interior , e recebeu o posto de reitor da pequena ermida de Minango-an no templo de Saiko-ji. Com os laços de sua vida anterior cortada e sem quaisquer posses materiais, ele começou a escrever haiku a sério. Sua única antologia, Daikū ( Big Sky ), contém poemas de seus meses finais solitários, e só foi publicada postumamente. (Está disponível em uma tradução em inglês por Hiroaki Sato intitulada Direito sob o céu grande, eu não uso chapéu ( ISBN 1-880656-05-1 ).
Fonte da biografia e foto: wikipedia, texto traduzido.

 

 

POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. Ano 10.  Número 17. Dezembro 2002. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2002.  260 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi.  ISSN 0104-0626   Ex. bibl. Antonio Miranda

 

O HAICAI NO SÉCULO XX

Tradução de Ban´ya Natsuishi  e Casimiro de Brito

 

 

 

 

Página publicada em julho de 2018


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar