POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS
KAKIO TOMIZAWA
(1902 - 1962)
Shuoshi Mizuhara, membro influente da revista Hototogisu, deixou em 1931, em reação contra Suju Takano e Kyoshi Takahama, seu mestre que defendeu o método de Suju. Shuoshi achava que o dogma "kyakkan shasei" (esboço objetivo) encorajava haikus maçantes apenas descrevendo as coisas monotonamente e ele insistiu que o haiku deveria expressar beleza bem completa.
A independência de Shuoshi deu um grande choque ao mundo haiku que Kyoshi havia dominado. Jovens poetas, estimulados por este evento, iniciaram um movimento inovador mais radical, chamado "Shinko Haiku" (jovem e novo haiku). Shuoshi não concedeu nenhum valor ao haicai sem o kigo (haiku sem estação), e ele buscou temas de haicai na natureza e na vida com respeito à natureza.
Os jovens poetas de Shinko Haiku recusaram o governo de kigo e tentaram modernizar o haiku, modelando a literatura ocidental. Vários deles tinham simpatia pelo socialismo ou pelo dadaismo.
Os principais poetas de Shinko Haiku são Sanki Saito (1900 ~ 1962), Kakio Tomizawa, Hosaku Shinohara (1905 ~ 1936), Soshu Takaya (1910 ~) e Hakusen Watanabe (1913 ~ 1969).
Kakio Tomizawa, influenciado por poemas dos simbolistas, tentou expressar o baço dos modernos. Ele introduziu, à maneira ocidental, a abstração, a metáfora e a analogia.
Hoje, as opiniões sobre Kakio ainda variam. São especialmente os poetas tradicionalistas que negam veementemente o valor de Shinko Haiku, incluindo Kakio.
Existem dois tipos de culpa no Kakio. Uma é por sua técnica: "O haicai é a forma de poesia mais curta do mundo, portanto pode transmitir apenas um pouco de informação. A essência do haicai é a alusão ao vasto espaço com poucas palavras, não o expressionismo. É por isso que os haikuistas tiveram o cuidado de fazer descrições simples, deixando um lugar para a imaginação dos leitores. A maneira como Kakio atrai os leitores ao lidar com metáforas limita sua liberdade de imaginação e enfraquece o haiku. " Esse tipo de reprovação vem principalmente dos poetas tradicionalistas.
Mas parece-me que esse tipo de reprovação considera apenas um aspecto da técnica de Kakio. Antes de Kakio, apenas descrições simples eram usadas. Havia então uma base cultural que apoiava essa simplicidade; muitos costumes permaneciam e os japoneses tinham em comum juízo de valor e firme senso estético firme; assim, descrições simples evocavam os mesmos prazeres para os leitores japoneses.
À medida que a internacionalização e o desenvolvimento da modernização se aceleravam, tornou-se difícil compartilhar os mesmos valores, mesmo entre os japoneses. Quanto ao haicai, tornou-se necessário reforçar a transmissão adotando expressões exageradas como metáfora e analogia.
A outra censura é por sua visão do homem. Os poetas de Shinko Haiku rejeitaram a cultura convencional japonesa e expressaram a repulsa por essa sociedade onde o nascimento, o relacionamento e a autoridade dos velhos eram respeitados do que a qualidade do indivíduo. Eles sonhavam com valores liberais e aceitavam a ideia do individualismo ocidental. Consideravam que a sociedade e o indivíduo se opunham e achavam que um autor tinha que ter um ponto de vista do individualista voltado contra o primeiro.
Depois da guerra, penetrando no tradicionalismo da mentalidade japonesa que amava a autoridade apesar do doloroso experimento da derrota, Kakio expressou, como indivíduo, o desespero da humanidade.
No entanto, os próprios valores que colocam o humano no centro do universo, a ideia de que um indivíduo tem a mesma quantidade de direito que a sociedade, são hoje postos em dúvida. Podemos dizer que um indivíduo é superior a um rato? Se admitirmos sem ironia que não há diferença entre um homem e um rato, nascerá uma nova visão do homem; se o indivíduo não estiver mais consciente de seus direitos, o desespero da humanidade desaparecerá.
Com base nesta importante crítica contra Shinko Haiku, Koi Nagata, Seito Hirahata (1905-1997), e outros poetas fundaram o movimento "Kongen Haiku" (haiku buscando a origem da existência).
As opiniões sobre Kakio são variadas, mas muitos haikuists contemporâneos adotam seu método. Eu acredito que sua atividade como pioneira nunca será questionada. Fonte da foto e da biografia (traduzida): www.big.or.jp
Extraído de
POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. Ano 10. Número 17. Dezembro 2002. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2002. 260 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi. ISSN 0104-0626 Ex. bibl. Antonio Miranda
O HAICAI NO SÉCULO XX
Tradução de Ban´ya Natsuishi e Casimiro de Brito
Página publicada em agosto de 2018
|