POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS
IQBÂL
Muhammad Iqbal ( Urdu : محمد اِقبال ) (9 de novembro de 1877 - 21 de abril de 1938), amplamente conhecido como Allama Iqbal , foi um poeta, filósofo e político, bem como acadêmico, advogado e estudioso na Índia Britânica, que é amplamente considerada como tendo inspirado o Movimento do Paquistão . Ele é chamado de "pai espiritual do Paquistão ". Ele é considerado uma das figuras mais importantes da literatura urdu, com obras literárias em urdu e persa .
Iqbal é admirado como um poeta proeminente por indianos , paquistaneses , iranianos e outros estudiosos da literatura internacional. Embora Iqbal seja mais conhecido como um eminente poeta, ele também é um altamente aclamado "pensador filosófico muçulmano dos tempos modernos". Seu primeiro livro de poesia, Os Segredos do Ser , apareceu na língua persa em 1915, e outros livros de poesia incluem Os Segredos do Desapego , Mensagem do Oriente e Salmos Persas . Entre estes, seus trabalhos Urdu mais conhecidos são O Chamado do Sino Marchando , Asa de Gabriel , O Bastão de Moisés e uma parte de Dom de Hijaz . Junto com sua poesia urdu e persa, suas palestras e cartas em urdu e inglês têm sido muito influentes em disputas culturais, sociais, religiosas e políticas.
Em 1923, ele foi condecorado pelo rei George V, concedendo-lhe o título de "senhor" (Sir). Enquanto estudava direito e filosofia na Inglaterra, Iqbal tornou-se membro da filial londrina da All-India Muslim League . Mais tarde, durante a sessão de dezembro de 1930 da Liga, ele proferiu seu mais famoso discurso presidencial, conhecido como o discurso de Allahabad, no qual ele pressionou pela criação de um estado muçulmano no noroeste da Índia.
Em grande parte do sul da Ásia e do mundo de língua urdu, Iqbal é considerado como o Shair-e-Mashriq ( Urdu : شاعر مشرق , "Poeta do Oriente"). Ele também é chamado de Mufakkir-e-Paquistão ( Urdu : مفکر پاکستان , "O Pensador do Paquistão"), Musawar-e-Paquistão ( Urdu : مصور پاکستان , "Artista de Paquistão ") e Hakeem-ul-Ummat ( Urdu : حکیم الامت ," O Sábio da Ummah "). O governo do Paquistão nomeou-o oficialmente como " Poeta Nacional do Paquistão". Seu aniversário Yōm-e Welādat-e Muḥammad Iqbāl ( Urdu : یوم ولادت محمد اقبال ), ou Iqbal Day , é um feriado público no Paquistão.
A casa de Iqbal ainda está localizada em Sialkot e é reconhecida como a Manzil de Iqbal e está aberta para visitantes. Sua outra casa onde ele viveu a maior parte de sua vida e morreu é em Lahore, nomeado como Javed Manzil ("Javed Manzil". Ualberta.ca. Retirado 24 de julho de 2014.) O museu está localizado na Allama Iqbal Road perto de Lahore Railway Station, Punjab, Paquistão. Foi protegida pela Punjab Antiquities Act de 1975 e declarada monumento nacional paquistanês em 1977.
Mais em: wikipidia.
Extraído de:
POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. ANO 9 – NÚMERO 14. AGOSTO 2001. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2001. 222 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi. ISSN 0104-0626 Ex. bibl. Antonio Miranda.
(Seção: Poesia Mística – Poesia filosófica )
Meditação
As imagens não cessam com as obras.
São vinho virgem nas veias da vinha.
Já não podemos viver como as rosas,
cujas vestes são levadas pelo vento.
Não procures o mistério da vida,
se o conheces, e não vivas de espinhos.
Não sejas um arbusto para o fogo,
mas a colina, que sempre repousa.
Trad. Lucy Prado
O perigo
Confia uma gazela à companheira:
“Quero um abrigo num lugar seguro.
Os caçadores correm na planície:
manhãs e tardes geram infortúnios.
Quero viver bem longe do perigo
e o coração mais livres de cuidados.”
E a outra respondeu: “Sábio conselho:
se quiseres viver, vive em perigos.
Procura enfim a rudez da pedra,
a lâmina cortante e poderosa,
a coragem, o perigo, a ousadia,
para crescer teu corpo e teu espírito.”
Trad. Lucy Prado e William Soares.
Página publicada em junho de 2018
|