TAGORE
Nacionalidade: indiano. Cidadania: Índia britânica. Etnia: bengalis, Brâmane.
Rabindranath Tagore (em bengali: রবীন্দ্রনাথ ঠাকুর; Calcutá, 7 de maio de 1861 – 7 de agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica" e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura. As canções poéticas de Tagore eram vistas como espirituais e mercuriais; no entanto, sua "prosa elegante e poesia mágica" permanecem amplamente desconhecidas fora de Bengala. Ele é às vezes referido como "o Bardo de Bengala". Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele.
Um brâmane pirali de Calcutá, Tagore já escrevia poemas aos oito anos. Com a idade de dezesseis anos, publicou sua primeira poesia substancial sob o pseudônimo Bhanushingho ("Leão do Sol") e escreveu seus primeiros contos e dramas em 1877. Como humanista, universalista, internacionalista e ardente antinacionalista, denunciou o Raj britânico e advogou a sua independência da Grã-Bretanha. Como expoente do Renascimento de Bengala, ele avançou um vasto cânone que incluía pinturas, esboços e rabiscos, centenas de textos e cerca de duas mil músicas; seu legado também permanece na instituição que ele fundou, a Universidade Visva-Bharati.
Tagore modernizou a arte bengali desprezando as rígidas formas clássicas. Seus romances, histórias, canções, danças dramáticas e ensaios falavam sobre temas políticos e pessoais. Gitanjali (Ofertas de Música), Gora (Enfrentamento Justo) e Ghare-Baire (A Casa e o Mundo) são suas mais conhecidas obras. Seus versos, contos e romances foram aclamados por seu lirismo, coloquialismo, naturalismo e contemplação. Tagore foi talvez o único literato que escreveu hinos de dois países, Bangladesh e Índia: Hino nacional de Bangladesh e Jana Gana Mana. O hino nacional do Sri Lanka foi inspirado por seu trabalho.
POESIA SEMPRE Ano 8 Número 12 - .Editor Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, abril 2000. 322 p.
ISSN 0104-0626 No. 10 392
Exemplar da biblioteca de Antonio Miranda
Troca
Ele me trouxe flores de alegria
E eu tinha comigo
Os frutos da minha tristeza.
Quem sairá perdendo,
Perguntei-lhe,
Se trocarmos?
Encantada e risonha,
Ela disse:
“Então troquemos:
minha grinalda é tua
e aceitarei
teus frutos do sofrimento.”
Olhei para o seu rosto
E vi que era de uma beleza
Implacável.
Bateu palmas, alegre,
E apanhou
Minha cesta de frutos
Enquanto eu suspendia sobre o coração
Sua grinalda de flores.
Ganhei,
Disse ela sorrindo
E retirando-se
Logo.
O sol subiu
Para o alto do céu
E fazia muito calor.
No fim do dia,
Sufocante,
Todas as flores murcharam
E perderam as pétalas.
Tradução de Cecília Meireles.
*
VEJA e LEIA outros poetas do mundo em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/poesiamundialportugues.html
Página publicada em junho de 2025. |