MUDDUPALANI
( ÍNDIA )
Muddupalani ( fl. c. 1750 ) foi uma poetisa de língua télugo e devadasi ligada à corte de Pratap Singh (1739–63), o rei Maratha de Tanjore . Alguns comentaristas datam sua vida em 1739-90, e seu local de nascimento como Nagavasram no distrito de Thanjavur .
Ela é conhecida como poetisa e estudiosa e particularmente por seu épico erótico Rādhikā-sāntvanam ("Apaziguando Radha").
Sua obra mais conhecida é Rādhikā-sāntvanam ("Apaziguar Radha"), um poema narrativo erótico que trata do relacionamento conjugal da divindade Krishna , sua amiga Radha e sua nova esposa Ila , e o apaziguamento do ciúme de Radha. Muito mais tarde, foi acrescentado que ela recebeu o conceito deste poema quando Krishna a visitou em um sonho e sugeriu que ela escrevesse sobre o assunto. O poema se tornou objeto de uma controvérsia de censura no início do século XX, por causa de sua franqueza sexual e, especialmente, porque retratava suas personagens femininas como tomando a iniciativa no sexo.
|
CADERNOS DE LITERATURA EM TRADUÇÃO 19. 100 Grandes Poemas da Índia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras se Ciências Humanas, 2018. 171 p. No. 10 900 Cedido por Abbay K. Exemplar Biblioteca de Antonio Miranda
Como ler um livro
Quando você está lendo, e topa com um espinho,
arranque-o. Use o seu conhecimento
para curar o livro. Não se imiscua com poetas
que vivem de encontrar culpas.
Eles são más notícias.
Traduzido por Ana Paula Arendt.
*
VEJA e LEIA outros poetas da Índia em Português em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/poesiamundialportugues.html
Página publicada em novembro de 2024
|