VICENTE HUIDOBRO
“O período compreendido entre 1913 e 1916 é marcado pela experimentação, característica que permanecerá pelo resto da produção huidobriana. Desta forma, começa com os primeiros caligramas reunidos no livro Canciones en la noche. (...)
“Convivem de forma harnônica em cada poema a tradição e renovação. Por exemplo, destaca-se o caligrama “Triángulo armónico” publicado pela primeira vdez na revis Musa Jovem I em 1912:
Thesa
La bella
Gentil princesa
Es una blanca estrella
Es una estrella japonesa.
Thesa es la más divina flor de Kioto
Y cuando pasa triunfante en su palanquín
Parece un tierno lirio, parece un pálido loto
Arrancado de una tarde estio del imperial jardín.
Todos la adoran como a uma diosa, todos hasta el Mikado
Pero ella cruza por entre todos indiferente.
De nadie se sabe que haya su amor logrado
Y siempre está risueña, esta sonriente.
Es una Ofelia japonesa
Que a las flores amante
Loca y traviesa
Triunfante
Besa.
“O efeito visual sugere aceleração e desaceleração. Se considerado, conforme o título indica, o desenho do losango como um triângulo e seu reflexo, pode-se associar à aceleração ao primeiro triângulo e a desaceleração ao segundo. Parece um jogo de encher e esvaziar, de ir e vir. Sobre este primeiro caligrama huidobriano, o crítico René de Costa afirma:
“Es un experimento bastante audaz, para entonces, reelabora la temática del primer modernismo y le da nueva forma. Prescindiendo de la medida fija, y de la tradicional disposición tipográfica del verso, logara destacar el aspecto visual de la composición poética”.
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Algo similar ocorre em “Fresco nipón” em que dois triângulos invertidos representam o tempo circular, o renascer, dia após dia, onde a parte superior pode representar a noite e a inferior o dia:
Cuando al morir el sol dora la piel del Fusiyama
Los paisajes niponeses en mi cérebro copio
Siento el olor que el crisântemo derrama
Los vagos, dulces sueños del opio.
Veo el campo inerme
La pagoda muda
Donde duerme
Budha
Siento
La voz viva
El dulce lamento
De las cuerdas de la diva.
Como una pálida flor morisca
Envuelta en un raro manto de tisú
Uma princesa cruza en su rápido giuriska
Y oigo el canto de un uta melodioso de Azayasú
Extraído de DÍAZ MERINO, Ximena Antonia. “Vicente Huidobro: do modernismo ao criacionismo”. In: ANUARIO BRASILEÑO DE ESTUDIOS HISPÁNICOS. N. XIV, 2004. p. 155-163.
Vicente Huidobro promoveu o Creacionismo que deu origem ao Ultraismo, que... em verdade, as vanguardas baseiam-se em retaguardas criativas, redivivas, recriadas. No caso, o Helicóptero é, em verdade, um Caligramme mais ideográfico, como eram pretendiam ser os caligramas de Simias de Rodes antes de Cristo... A diferença em Huidobro é que era um grande poeta e, além do figurativismo, o texto era de qualidade...
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