SILVIO ZAMBONI
Silvio Zamboni é artista multimídia, pioneiro no uso de microcomputadores em arte. Doutor em Artes pela ECA/USP, é professor do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Entre as disciplinas que ministra, destacam-se “Arte Eletrônica” para a graduação e “Metodologia de Pesquisa em Artes” para a pós-graduação.
Publicou o livro A Pesquisa em Artes – um paralelo entre arte e ciência, pela Editora Autores Associados. A obra já está em terceira edição, sendo a primeira datada de 1998.
Publicou também, em 2002, pela Editora Plano, um ensaio fotográfico intitulado Pirenópolis, pedras janelas quintais e o livro Poesia Visual.
Foi o idealizador e o responsável pela criação da área de artes no CNPq, instituição que trabalhou por muitos anos. Foi também fundador e presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP.
Silvio Zamboni nasceu na cidade de São Paulo, vive e trabalha em Brasília desde 1978. Página do autor na Internet: http://www.silviozamboni.com
É autor de vários livros de fotografia, inclusive um de Poesia Visual reunindo seus trabalhos desde 1989:
Veja o e-book do livro SEI NÃO, com poemas de Antonio Miranda e fotografias de Silvio Zamboni.
http://issuu.com/antoniomiranda/docs/sei_n__o
LISTA / AGEM
Extraído de:
OBRANOME III: Antologia de poesia visual /
Poesia Portuguesa. Anthology of Visual
Poetry / Portuguese language.
Organização editorial, projeto e curadoria Wagner Barja. Brasília: Edição AVE Promoção e Produção Cultural, 2013. 160 p. Ilus. col. 23x26 cm. capa dura. ISBN 978-85-65010-06-1 Realização Fundação Nacional de Artes – Funarte. Exposição realizada em Alcobaça, Portugal entre junho – julho 2013. Col. A.M. (EE)
Exposição de poesia visual segundo o conceito Obranome, que conjuga artes plásticas, poesia, instalação, videopoemas e outros elementos da integração das artes, realizada no palácio de Alcobaça, onde viveu Inês de Castro, a rainha de Portugal. Inclui artigos de Antonio Grassi, Jorge Pereira de Sampaio, Wagner Barja, João Ferreira, Antonio Miranda, Xico Chaves, Augusto de Campos e Oto Dias Becker Reifschneider em português e inglês.
Inclui imagens dos trabalhos dos seguintes artistas brasileiros e portugueses |