Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORFYRIUS OPTATIANUS

ALTAR
(325 d.C._)


“Se encontramos, nesta época, grande quantidade de poemas em forma de cruz, de losango, de cálice, encontramos também, como ocorrera no final da Antiguidade e durante a Idade Média, muitos textos em forma de altar. Afinal, sempre procurou o homem meios para se aproximar das divindades, a fim de superar as limitações inerentes à condição humana.  (...)

As razões parecem muitas, porque visualizamos uma forma simétrica, conforme rezavam os cânones estéticos renascentistas. Mesmo assim, podemos determinar, segundo a ordem visual do poema, elementos que, consoante a percepção do poeta, possam justificar esta aparente assimetria.  (...) O poema de Porfyrius Optatianus, se apresenta impecável, seguindo sempre a media de dez, ou seja, sempre retornando à unidade.

“(...) a construção de um altar-poema não se fecha em si mesma, porque, segundo a ideologia predominante à época, declara um estado de religião e, ao mesmo tempo, um estado de arte. Uma arte que visava à elevação do homem ao eterno e que, em decorrência, era praticada segundo cânones estéticos em que os símbolos se avultam, porque isotopias do sagrado e de uma categoria do poético que também entremostra a práxis filosófica e estética do maneirismo.”

“Por estas razoes, não se constrói um altar, senão levado por uma intenção que ultrapassa os limites do humano. O altar, representando o microcosmo, alteia a figura do implorante, à proporção que, captando as energias da Divindade, proporciona ao suplicante elementos que lhe permitem aproximar-se do sagrado.”

JOSÉ FERNANDES:  O Poema visual: leitura do imaginário esotérico (Da antiguidade ao século XX). Petrópolis: Vozes, 1996.



Voltar à página de Poesia Visual Voltar ao topo da página

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar