Poeta W.D.P.Fonte: http://oglobo.globo.com - Poeta Álvaro de Sá
Poema Processo5 *
Proposição
QUANTIDADE + QUALIDADE
SÓ O CONSUMO É LÓGICA
CONSUMO IMEDIATO COMO ANTINOBREZA
FIM DA CIVILIZAÇÃO ARTESANAL
(INDIVIDUALISTA)
SÓ O REPRODUTÍVEL ATENDE, NO
MOMENTO EXATO, AS NECESSIDADES
DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DAS MASSAS
A MANIFESTAÇÃO SERIAL E INDUSTRIAL DA
CIVILIZAÇÃO TÉCNICA DE HOJE
TÉCNICA
HUMANISMO FUNCIONAL PARA AS MASSAS A TÉCNICA JÁ CRIANDO
NOVA LINGUAGEM
UNIVERSAL (E NÃO LÍNGUA) - NOVO
HUMANISMO COM O RACIONAL NÃO HAVERÁ
FOME NO MUNDO
FORMA ÚTIL
NOVAS POSSIBILIDADES PARA CADA
NOVO MATERIAL,
VISUALIZAÇÃO DA ESTRUTURA/LEITURA DO PROCESSO
NÍVEL TÉCNICO IGUAL A EVOLUÇÃO: O DESUSO DO OBJETO ÚNICO
OPERATÓRIO
NÃO SE BUSCA O DEFINITIVO
NEM "BOM" NEM "RUIM", PORÉM OPÇÃO
OPÇÃO: ARTE DEPENDENDO DE PARTICIPAÇÃO
O PROVISÓRIO: O RELATIVO
ATO: SENSAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, CONTRA O
CONTEMPLATIVO
ATO: OPERAÇÃO DAS PROBABILIDADES
PERMUTAÇÃO SEM SUAS FACILIDADES
INTEGRAÇÃO COM O OBJETO: OPOSTO
DE ALIENAÇÃO
ÉPOCA
AS IMAGENS COTIDIANAS TRANSFORMANDO-SE
EM SIGLAS: POEMA PARA SER VISTO E SEM PALAVRAS
(SEMIÓTICA)
PINTURA SÓ ESTRUTURA
(GEOMETRIZAÇÃO-SERIAL)
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E HUMOR, SEM
LEGENDAS QUADROS SERVINDO DE
PADRÕES TÊXTEIS
RUÍDO (INDUSTRIAL) LEVADO À CATEGORIA DE
MÚSICA COMPUTADOR ELETRÔNICO:
COMO PESQUISA MUSICAL
PROCESSO - LEITURA DO PROJETO
l) Processo: desencadeamento crítico de estruturas sempre novas.
Processo é a relação dinâmica necessária que existe entre diversas
estruturas ou os componentes de uma dada estrutura, constituindo-se na concretização do contínuo-espaço-tempo: movimento - operar soluções.
Operar (em diversos períodos) ou tratamento contínuo (conjunto
de atos) - (mudança que apresenta certa unidade).
§ "Quando se dão mudanças ou transformações diz-se que há um
processo".
§§ Processo: descoberta da realidade.
Assim o relacionamento fundamental existente através do processo é que os diversos elementos afetam-se, isto é, um elemento é afetado pelo anterior que lhe antecedeu e afetará o posterior que lhe sucede.
É neste ponto que se diferencia do inter-relacionamento estrutural onde todos os elementos integram-se estaticamente.
§§§ Todo processo encerra um procedimento.
Procedimento = ato.
Ato: variações formais/aproveitamento de probabilidades dentro do individual (sistemática do estilo).
Processo: manipulação + desencadeamento de invenções (sistemática do contraestilo).
2) Poema/processo: visualização da funcionalidade (§§)/consumo.
Não há poesia/processo. O que há é poema/processo, porque o que
é produto é o poema. Quem encerra o processo é o poema. O movimento ou a participação criativa é que leva a estrutura (matriz) à condição de processo. O processo do poeta é individualista, e o que interessa coletivamente é o processo do poema.
Poema/processo é aquele que, a cada nova experiência, inaugura
processos informacionais. Essa informação pode ser estética ou não: o importante é que seja funcional e, portanto, consumida. O poema resolve-se por si mesmo, desencadeando-se (projeto), não necessitando de interpretação para a sua justificação §.
Processo: autossuperação do poema que se gasta conforme suas
probabilidades vão sendo exploradas e que envelhece quando é sobre-
pujada por outro poema que o admita e exceda.
Poema/processo: a consciência diante de novas linguagens, criando-as, manipulando-as dinamicamente e fundando probabilidades cria-
tivas. Dando a máxima importância à leitura do projeto do poema (e não mais à leitura alfabética), a palavra passa a ser dispensada, atingindo assim uma linguagem universal, embora seja de origem brasileira, desprendida de qualquer regionalismo, pretendendo ser universal não pelo sentido estritamente humanista, mas pelo sentido da funcionalidade.
Não se trata, como alguns poderiam pensar, de um combate rígido e gratuito ao signo verbal, mas de uma exploração planificada das possibilidades encerradas em outros signos (não verbais). É bom lembrar que mesmo as estruturas não se traduzem: são codificadas pelos processos que visam à comunicação internacional.
§ Desencadeamento: o que evita a redundância.
§§ Funcionalidade: invenção de realidade.
§§§ Função criativa do artista: trabalhar nos processos, reinventando-os. Mudança de qualquer espécie de estrutura, resposta a uma necessidade social.
§§§§ 0 processo tem diversos estágios ou níveis.
) = (O poema/processo é uma posição radical dentro da poesia de vanguarda. É preciso espantar pela radicalidade.
(DIAS-PINO, Wlademir.
Processo: linguagem e comunicação.
Petrópolis: Vozes, 1971.)
* Manifesto elaborado por Wlademir Dias-Pino e Álvaro de Sá sobre o Poema Processo, lançado no jornal O Sol, em dezembro de 1967.
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