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Poeta W.D.P.Fonte: http://oglobo.globo.com - Poeta Álvaro de Sá




Poema Processo5 *

 

Proposição

 

 

QUANTIDADE + QUALIDADE

 

SÓ O CONSUMO É LÓGICA

CONSUMO IMEDIATO COMO ANTINOBREZA

FIM DA CIVILIZAÇÃO ARTESANAL

(INDIVIDUALISTA)

SÓ O REPRODUTÍVEL ATENDE, NO

MOMENTO EXATO, AS NECESSIDADES

DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DAS MASSAS

A MANIFESTAÇÃO SERIAL E INDUSTRIAL DA

CIVILIZAÇÃO TÉCNICA DE HOJE

 

TÉCNICA

 

HUMANISMO FUNCIONAL PARA AS MASSAS A TÉCNICA JÁ CRIANDO

NOVA LINGUAGEM

UNIVERSAL (E NÃO LÍNGUA) - NOVO

HUMANISMO COM O RACIONAL NÃO HAVERÁ

FOME NO MUNDO

 

FORMA ÚTIL

 

NOVAS POSSIBILIDADES PARA CADA

 

NOVO MATERIAL,

 

VISUALIZAÇÃO DA ESTRUTURA/LEITURA DO PROCESSO

NÍVEL TÉCNICO IGUAL A EVOLUÇÃO: O DESUSO DO OBJETO ÚNICO

 

OPERATÓRIO

 

NÃO SE BUSCA O DEFINITIVO

NEM "BOM" NEM "RUIM", PORÉM OPÇÃO

OPÇÃO: ARTE DEPENDENDO DE PARTICIPAÇÃO

O PROVISÓRIO: O RELATIVO

 

ATO: SENSAÇÃO DE COMUNICAÇÃO, CONTRA O

CONTEMPLATIVO

 

ATO: OPERAÇÃO DAS PROBABILIDADES

PERMUTAÇÃO SEM SUAS FACILIDADES

INTEGRAÇÃO COM O OBJETO: OPOSTO

DE ALIENAÇÃO

 

ÉPOCA

 

AS IMAGENS COTIDIANAS TRANSFORMANDO-SE

EM SIGLAS: POEMA PARA SER VISTO E SEM PALAVRAS

(SEMIÓTICA)

PINTURA SÓ ESTRUTURA

(GEOMETRIZAÇÃO-SERIAL)

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E HUMOR, SEM

LEGENDAS QUADROS SERVINDO DE

PADRÕES TÊXTEIS

 

RUÍDO (INDUSTRIAL) LEVADO À CATEGORIA DE

MÚSICA COMPUTADOR ELETRÔNICO:

 

COMO PESQUISA MUSICAL

 

 

PROCESSO - LEITURA DO PROJETO

 

 

l) Processo: desencadeamento crítico de estruturas sempre novas.

 

Processo é a relação dinâmica necessária que existe entre diversas

estruturas ou os componentes de uma dada estrutura, constituindo-se na concretização do contínuo-espaço-tempo: movimento - operar soluções.

 

Operar (em diversos períodos) ou tratamento contínuo (conjunto

de atos) - (mudança que apresenta certa unidade).

 

§ "Quando se dão mudanças ou transformações diz-se que há um

processo".

 

§§ Processo: descoberta da realidade.

 

Assim o relacionamento fundamental existente através do processo é que os diversos elementos afetam-se, isto é, um elemento é afetado pelo anterior que lhe antecedeu e afetará o posterior que lhe sucede.

É neste ponto que se diferencia do inter-relacionamento estrutural onde todos os elementos integram-se estaticamente.

 

§§§ Todo processo encerra um procedimento.

 

Procedimento = ato.

 

Ato: variações formais/aproveitamento de probabilidades dentro do individual (sistemática do estilo).

 

Processo: manipulação + desencadeamento de invenções (sistemática do contraestilo).

 

2) Poema/processo: visualização da funcionalidade (§§)/consumo.

Não há poesia/processo. O que há é poema/processo, porque o que

é produto é o poema. Quem encerra o processo é o poema. O movimento ou a participação criativa é que leva a estrutura (matriz) à condição de processo. O processo do poeta é individualista, e o que interessa coletivamente é o processo do poema.

 

Poema/processo é aquele que, a cada nova experiência, inaugura

processos informacionais. Essa informação pode ser estética ou não: o importante é que seja funcional e, portanto, consumida. O poema resolve-se por si mesmo, desencadeando-se (projeto), não necessitando de interpretação para a sua justificação §.

 

Processo: autossuperação do poema que se gasta conforme suas

probabilidades vão sendo exploradas e que envelhece quando é sobre-

pujada por outro poema que o admita e exceda.

 

Poema/processo: a consciência diante de novas linguagens, criando-as, manipulando-as dinamicamente e fundando probabilidades cria-

tivas. Dando a máxima importância à leitura do projeto do poema (e não mais à leitura alfabética), a palavra passa a ser dispensada, atingindo assim uma linguagem universal, embora seja de origem brasileira, desprendida de qualquer regionalismo, pretendendo ser universal não pelo sentido estritamente humanista, mas pelo sentido da funcionalidade.

 

Não se trata, como alguns poderiam pensar, de um combate rígido e gratuito ao signo verbal, mas de uma exploração planificada das possibilidades encerradas em outros signos (não verbais). É bom lembrar que mesmo as estruturas não se traduzem: são codificadas pelos processos que visam à comunicação internacional.

 

§ Desencadeamento: o que evita a redundância.

 

§§ Funcionalidade: invenção de realidade.

 

§§§ Função criativa do artista: trabalhar nos processos, reinventando-os. Mudança de qualquer espécie de estrutura, resposta a uma necessidade social.

 

§§§§ 0 processo tem diversos estágios ou níveis.

 

          ) = (O poema/processo é uma posição radical dentro da poesia de vanguarda. É preciso espantar pela radicalidade.

 

 

 

(DIAS-PINO, Wlademir.

Processo: linguagem e comunicação.

Petrópolis: Vozes, 1971.)

 

 

 

* Manifesto elaborado por Wlademir Dias-Pino e Álvaro de Sá sobre o Poema Processo, lançado no jornal O Sol, em dezembro de 1967.

 

 

 


 

 

 
 
 
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