Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




PALÍNDROMO LATINO

 

“Na escrita bustrofédica, a explicitação da escrita sensorial se revelava pela organização que ela incorporava do espaço. O texto resultava da progressão das linhas que se ligavam alternativamente da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, formando um fio contínuo, como os sulcos traçados em um campo. Isso foi representado num dos mais antigos textos, o palíndromo latino:

 

 

S A T O R

A R E P O

T E N E T

O P E R A

R O T A S

 

O aspecto fundamental desse sistema é a orientação gráfico-visual: a simetria criada pela multidrecionalidade da articulação verbal. No interior da simetria desenvolve-se uma leitura assimétrica, denunciando uma mobilidade no interior do código. A mesma frase pode ser lida nas colunas verticais e horizontais; da direita para a esquerda e vice-versa. O quadro é único: o semeador Arepo ara o campo. O palíndromo constitui-se, assim pela interação entre códigos gráfico-visuais e espaciais: campo escrito e campo semeado definem-se muito propriamente como texto”.     

 

IRENE MACHADO

 

Extraído de OUTRAS LEITURAS: literatura, televisão, jornalismo de arte e cultura, linguagem interagente /Maria Helena Martins (organizadora). São Paulo: Editora SENAC; Itaú Cultura, 2000. p. 83-84.

 

 

PALÍNDROMO – Grego palindromos, que corre outra vez, pálim, outra vez, drom, correr.

Diz-se das palavras, versos ou sentenças que podem ser lidas indiferentemente da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.

No Dicionário de Termos Literários de Massaud Moisés, diz-se que se trata de uma “ mera curiosidade literária, ou jogo pueril, teria sido criado por Sotades, poeta grego do século III a.C.  Deve ter copiado isso de outros dicionários, com o mesmo viés...  de quem produz um dicionário voltado exclusivamente para a ”literatura”, ou seja, a convencional, não aprofundando em outros aspectos da escritura...

Atribui-se a Gregório de Nazianzus o exemplo mais notável, também de origem grega (leia-se também de trás pra frente...):

 

NISPON ANOMEMATA ME MONAN OPSIN

 

(= LAVE SEUS PECADOS, NÃO APENAS SUAS MÃOS)

 

O exemplo apresentado por Irene Machado é um palíndromo latino encontrado numa parede romana em Cirencester, na Inglaterra, que significa:

 

AREPO, O SEMEADOR, SEGURA AS RODAS DURANTE O TRABALHO

 

Massaud informa ainda que este palíndromo ganhou a estima dos romanos também por constituir uma cruz em seu centro com as letras da palavra TENET.


 


Voltar à página de Poesia Visual Voltar ao topo da página

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar