LUXURI PRINTING N. 2. 50 ANOS - 50 DESIGNERS. São Paulo: gráfica aquarela, 2010. Ilus col. Texto em português e inglês. ISSN 1960-8836.
Todo mundo sabe que tenho uma atração por livros de artes gráficas, poesia visual e artes plásticas em que o letrismo é o tema central ou parcial das imagens. O letrismo vem das decorações de templos, passa por manuscritos, avança pela tipografia, por telas e gravuras e atinge o mundo digital. Letras e palavras em que a forma das letras são o elemento plástico por excelência, desde os tipos especiais dos grandes tipógrafos, passando pela caligrafia dos chineses, árabes e persas, pelos caracteres góticos alemães e as formas dos alfabetos grego, russo, indiano... Um mundo extraordinário, como visual independente de seu significado em textos, embora seja também admirável a página de um Gutenberg ou as vinhetas com letras de códices e decorações de copistas medievais... Arte Verbal.
A obra LUXURI PRINTING N. 2 50 ANOS 50 DESIGNERS, da gráfica aquarela, é realmente um apanhado do melhor da evolução das artes gráficas e, para nossa alegria, muitos dos artistas valeram-se de letras na composição de suas peças, que foram magistralmente retrabalhadas e atualizadas pela equipe da editora.
Inclui o pioneiro Johannes Gutenberg, passa por Toulouse Lautrec, Gustave Klimt e Moholy Nagy, avança pelos artistas que renovaram as artes plásticas da primeira metade do século como Paul Klee, Moholy-Nagy e Victor Vassarely e chega aos “letristas”, da collage e do desenho, da pintura e do cartaz como Rodchenko, Max Bill e o pioneiro Tomasso Marinetti, além de divulgar gênios menos conhecidos como Alan Fletcher, Tibor Kalman, Herb Lubalin. E inclui um brasileiro, certamente do mesmo nível dos demais: o nosso Aloisio Magalhães, o artista dos cartemas.
Escolhemos o trabalho executado sobre a arte de NEVILLE BRODY (1957), Diretor de Arte da revista “The Face” que, segundo os editores, “domou o punk, transformando-o no idioma gráfico dos anos 80”. Nada menos...
NEVILLE BRODY
Edição e design de Vicente Gil Arquitetura e Design, com direção de criação de Nasha Gil. Capa em papel supremo Duo Design e miolo impresso em couché Suzano Printe matte 150 g/m2.
Uma edição empolgante! Belo projeto gráfico, de esmerado acabamento, mas sem luxo, de extremo bom gosto. Vinte mil exemplares, preço final por exemplar a preço realmente acessível!
|