POESIA GOIANA
Coordenação de SALOMÃO SOUSA
Foto: https://www.aredacao.com.br/
MARCELO SOLÁ
Marcelo Solá nasceu em 1971 em Goiânia, onde reside e trabalha. Desenha desde criança. Em 1990, com 19 anos de idade, conquistou o Prêmio de Viagem a Paris na II Bienal de Artes de Goiás. Em 1995 recebeu o Prêmio Aquisição no XV Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, e, no ano seguinte participou do projeto “Antártica Artes com a Folha”, mostra paralela à XXIII Bienal de São Paulo. Solá já realizou 20 individuais, e participou de importantes coletivas como a realizada no The Drawing Center, em Nova York, em 2001, a XXV Bienal Internacional de São Paulo, em 2002, “Novas Aquisições Coleção Gilberto Chateaubriand”, no Museu de Arte Moderna do Rio de janeiro, em 2004, e “Heteronímia Brasil”, em Madri, em 2008, entre outras diversas, também em Buenos Aires e Bruxelas.
Fonte da biografia: https://paulodarzegaleria.com.br/artistas/marcelo-sola/
“Marcelo Solá se considera desenhista, mas é considerado pintor e, por que não, nós o incluímos aqui no Portal como poeta visual. Uma surpresa para o artista... Como definir e como exemplificar o que é “poesia visual” no âmbito de tantas denominações propostas pelos seus ativistas atuais. Muitos destes textos estão aqui mesmo nesta seção. / Como afirmou o também artista plástico goiano Sirón Franco, “O novo é o desconhecido”, que estamos recriando o tempo todo, visando o futuro e até recriando o passado...
A combinação de desenhos, pinturas — em imagens física e virtuais — e cada vez mais uma constante, valendo-se de um “poética” nem sempre frasal..
Conheci a obra de Marcelo Solá na exposição ENTRECOPAS, ARTE BRASILEIRA 1950-2014, no Museu Nacional de Brasília, da qual eu também participei com esculturas de madeira, onde aparecemos na obra abaixo: (por ANTONIO MIRANDA
|
ENTRECOPAS : ARTE BRASILEIRA 1950-2014. Organização editorial e curadoria WAGNER BARJA. Brasília, DF: Thesaurus, 2014. 240 p. ilus. col. ISBN 978-85-409-0340-1 Texto bilíngue Português – English. Tradução Otto Dias Becker Reifschneider. Catálogo de exposição do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Apoio Câmara dos Deputados; Secretaria de Cultura – GDF.
Catálogo da exposição apresentada ao público do Museu Nacional de Brasília, celebrando a Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil. Inclui textos de Henrique Eduardo Alves (Presidente da Câmara dos Deputados), Marta Suplicy (Ministra da Cultura), Wagner Barja e Xico Chaves e imagens de obras dos artistas participantes, incluindo Marcelo Solá.
As imagens abaixo foram extraída do blog https://amparo60.com.br/marcelo-sola/
e os nossos visitantes pode ampliá-las clicando com o mouse sobre cada uma das imagens:
Página publicada em abril de 2020.
|