JASON EARLS
Lightght Prime
poesia visual –
poesia matemática
“Outro método utiliza a manipulação estética de números primos grandes. O poema concreto de James Earls, “Lightght Prime”(apresentado acima), baseia-se no poema “Lighght”. (A história desse poema, que causou bastante controvérsia ao ser publicado, vale a pena ser lida.)
Earls usou zeros e uns para criar uma representação visual do poema. A palavra “lightght” aparece no interior de uma matriz retangula de ditos, que são os e 1s. Se levarmos os dígitos dessa matriz retangular e os colocarmos na mesma ordem em uma linha reta, um longo número será criado. Se multiplicarmos esse número por 101280 e depois subtrairmos 1, um número primo muito grande será revelado. Para verificar se esse número é realmente primo, é necessário um programa de computador. O livro de Earl The Lowbrow Experimental Mathematician [Raleigh, NC: Pleroma Publications] traz informações adicionais sobre essa forma poética e poemas primos mais concretos.
Extraído do artigo: GLAZ, Sarah. Ode aos números primos. Os números primos oferecem à poesia substância e estrutura. In: REVISTA BRASILEIRA. Academia Brasileira de Letras. Fase VIII. Julho-Agosto 2016. Ano V. N. 88, p. 20-31.
|