GRAFFITI – GRAFITE
Brasil
Os grafiteiros do Brasil vêm sendo reconhecidos entre os mais talentosos e originais do mundo, a julgar pela edição do “graffiti brasil” de Tristan Manco et al., obra impressa na China pela editora inglesa Thames & Hudson (ISBN 0-500-28574-8), incluindo 300 fotografias tomadas em cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Olinda, Porto Alegre, etc.). Muitas das fotos são de Caleb Neelan que vem flagrando o grafite das ruas e espaços brasileiros desde 1997. Obra imperdível para os amantes do gênero!!!
Artistas que trabalham na clandestinidade ou que participam de grupos reconhecidos e apoiados por organizações sociais e artísticas. Que desenham personagens e cenas do cotidiano, que fazem protesto político ou optam por abstrações.
Muitos grafiteiros estilizam letras e fazem um grafismo muito próprios, com estilos bem definidos, não raras vezes limitando-se apenas às letras em suas composições. No livro de Manco a preferência foi pelos grafiteiros que criam figuras — como os geniais Os Gêmeos — que atuam nos muros de São Paulo.
Escolhemos alguns dos grafites que classificamos no conjunto da “arte verbal”, com letrismo ostensivo ou exclusivamente textuais., que são minoria no livro, mas exemplares admiráveis.
SÃO PAULO TERRA DE NINGUÈM
Autores: Os Gêmeos
SOPA DE LETRINHAS
ASSINATURA DE GRAFITEIROS:
Binho, Os Gêmeos e Vitché
(muitos grafites se resumem às assinaturas dos autores, principalmente dos pichadores... )
CONSEQUÊNCIA
São Paulo
|