Foto: https://www.google.com/search
GASTÃO DEBREIX
( Brasil - São Paulo )
DIÁLOGO ANOS 90
Extraído de:
ar7éria . NOMUQUE EDIÇÕES SEGUNDO SEMESTRE DE 2004. São Paulo, Brasil. 18x26 cm. p&b, Idealização: Omar Khouri e Paulo Miranda. Projeto gráfico: Vanderlei Lopes. ( ARTÉRIA 7) Número dedicado à poesia visual, concreta, poema processo e outras tendências, incluindo trabalhos de Paulo Miranda, Antonio Risério, Aldo Fortes, Zéluiz Valero, Samira Chalhub, Carlos Rennó, Sebastiõ Nunes, José Augusto Nepomuceno, Tadeu Jungle, Alice Ruiz, Erthos Albino de Souza, Raider, Go,Peter de Brito, J. Medeiros, Diniz Gonçalves, Júlio Mendonça, Thiago Rodrigues, Avelino de Araújo, João Bandeir, Vanderlei Lopes, Décio Pignatari, Walter Silveira, Fernando Laszlo, Gastão Debreix, Fernanda Brenner, Lenora de Barros, Edson Pfutzenreuter, Fábio Oliveir Nunes, Regina Silveira, Tiago Lafer, SONIA Fontanezi, Inês Rphaelian, André Valias, Haroldo de Campos, Felipe Martins-Paros, Waly Salomão,Augusto de Campos, Gilberto José Jorge, Walt B. Blackberry, Livio Tragtenberg, Denilson Souza, Daniele Gomes de Oliveira, Arnaldo Antunes,Gert Saruê, Lúcio Agra, Julio Plaza, Regina Vater, Glauco Mattoso, Omar Khouri, Elson Fróes. Col. A.M.
|
DEBREIX, Gastão. Gastão Debreix: razão e sensibilidade. São Paulo: Dgraus Editora, 2011. 100 p. ilus. col. 22,5 x30 cm. Com a participação de Jandira Fainer Bastos, Luciano Bitencourt, Omar Khouri, Oscar D´Ambrosio e entrevista Programa Perfil Literário Rádio UNESP. Direção de arte: Fernando Ângulo e Issao Ogassawara. ISBN 978-85-65272-000-1 Col. A.M.
|
O poeta e artista plástico e designer Gastão Debreix hibridiza todas as formas de criação nesta experiência editorial, a partir de suas exposições e instalações verbivocovisuais. A edição muito bem elaborda, a capa com tinta texturizada e contra-capa perfurada â faca (no jargão tipográfico) para compor um poema visual que o “leitor” manipula. Utiliza recursos gráficos de todo tipo, grafismos e letrismos, incluindo impressão sobre papel transparente “vegetal” e outros artifícios à moda de um livro-de-artista com a participação de designers gráficos. Um bela realização. Aqui apenas alguns exemplos mais arquitexturais, entre eles uma releitura ou retrabalho do famoso “RELER” (de quem é mesmo?) Tentem lembrar... é um ícone da poesia concreta!!! Aqui recriado como propôs, em seu tempo, a turma do poema-processo... ANTONIO MIRANDA
|
|
|
|
|
Este poema é parte integrante deste livro e foi impresso em serigrafia sobre papel craft e lâmina de madeira reflorestada, certificada e ecologicamente correta. Trata-se de material exclusivo e com tiragem limitada produzida pelo artista.”
"1,5 m de Poesia" - 1996, Gastão Debreix - Bauru/SP
Obra exposta no MUSEU DE ARTE DE BRASILIA,
exposição temporária, março de 2023.
[Foto por Juvenildo Barbosa Moreira]
DIMENSÃO – REVISTA INTERNACIONAL DE POESIA. ANO XI – No. 27. Uberaba, Minas Gerais, Brasil: 1991. 130 p. Editor: Guido Bilharino 192 p. Ex. biblioteca de Antonio Miranda
*
Página ampliada e republicada em maio de 2024.
|