FERES LOURENÇO KHOURY
Feres Lourenço Khoury (Urupês SP 1951). Gravador, professor, arquiteto. Forma-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, em 1979. Defende doutorado em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes da USP - ECA/USP, em 1997.
Descobri o livro de Feres Lourenço Khoury numa livraria. Fiquei impressionado com a beleza da edição: papel couchê encorpado, algumas desdobráveis, e folhas em papel manteiga transparente, impressão em cores e efeitos de textura e brilho na impressão das imagens internas e, o mais importante, a beleza da criação do artista, que faz a combinação entre textualidade e desenho, caligrafia e objetos (livros artesanais de artista), numa acepção intergenérica e intermidiática.Evoca textos de Paul Celan, Fernando Pessoa, Émily Dickinson e outros poetas. É o que eu denominei “arte verbal” no início dos anos 60 do século passado, agora possível pela diversidade de tecnologias e metodologias de criação, a partir do conceito da integração da artes. ANTONIO MIRANDA
|
De
KHOURY, Feres Lourenço. Mapas de um mundo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. 184 p. ilus. col. 20X27 cm. Capa dura, sobrecapa. ISBN 978-85-7060-679-2 Texto de Berta Waldman. Editor: Plinio Martins Filho. Projeto gráfico: Ricardo Assis. Col. A.M. (EE) Livro de arte gráfica.
TÉCNICA Aquarela sobre papel – Dimensão 28x21 cm. Ano 2000
TÉCNICA Xerox e acrílico sobre tecido, colado sobre livro – Dimensão 25x18x5cm. Ano 2004
TÉCNICA Folha de um dos livros, caligrafismo.
|