Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

Exposição de Artdoor 1ª – Brasil – Poesia Visual

 

EXPOSIÇÃO DE ARTDOOR 1ª.

 

 

 

EXPOSIÇÃO DE ARTDOOR, 1ª.
Natal, RN 1984.

 

ARTDOOR OU AS PORTAS DA PERCEPÇÃO

Antes arte do que tarde
Bené Fonteles

          Em 1981 a Equipe Bruscky & Santiago realizou na cidade do Recife a I Exposição Internacional de Artdoor. A mostra reuniu 111 outdoors. A ideia foi retomada no ano seguinte, também no Recife, e em 1983 pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, durante a XVII Bienal Internacional de São Paulo, com o tema “Arte na Rua”, reunindo 75 obras de artistas nacionais, além de duas outras exposições que se realizaram em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

          Em 1984 realiza-se a I Exposição de Artdoor “Natal em Natal” (temática aberta à criatividade), sob a coordenação da Equipe Brusque & Santiago, J. Medeiros, Ari Rocha, Novenil e Rose Marie, promovida pela Cooperativa de Artistas de Natal — COOARTE e Sertor de Multimidia do NAC/UFRN, com apoio da Prefeitura da Cidade do Natal e Bandeirantes Outdoors, inaugurando as instalações desta empresa. Anteriormente, fui procurado pela “Divulgadora”, primeira empresa do ramo a se instalar em Natal, mas a proposta do empresário era de uso de 1/3 de outdoors, de seu espaço visual de 9x3 m2, a ser destinado à publicidade, o que viria a causar tanto confusão na comunicação como o superfaturamento publicitário em cima do artista, que esta doando a sua obra efêmera à comunidade, dentro desta grande Galeria Urbana. Por outro lado, há de convir, na Artdoor, o uso consciente do espaço artístico, visto que a primeira condição material do outdoor é ser visto à distância, daí, quando impresso, o uso da retícula, técnica preconizada pelos neo/impressionistas. Esta Mostra reuniu mais de sessenta trabalhos de artistas plásticos e poetas visuais brasileiros. Do RN: Vicente Vitoriano, Fernando Gurgel, o LGrupHQ, J. Medeiros, Marcelus Bob, Afonso Martins, Black-Out, Marta Canoa, Iaperi Araújo, Flávio Freitas, João da Rua, entre outros; da Paraíba: Pedro Osmar, Raul Córdula, Ivan Freitas, Chico Pereira; do Rio de janeiro: Hamilton Viana; do RS: Diana Domingues; de Pernambuco: Bruscky & S antiago e Marício Nogueira Lima; de Sampa: Volpi, Cláudio T ozzi, Leon Ferrari, Júlio Plaza, Mônica Nador, entre outros.

          A retomada de eventos como a ArtDoor, entre outros processos de intervenção urbana, são de vital importância para o real desempenho artístico, o de interagir comunitariamente, gerando perspectivas novas de estímulos à percepção e à criatividade, além da possibilidade interativa do artista com o grande espaço, a grande tela urbana, transformando a cidade numa grande Galeria.


JOTA MEDEIROS,
do livro NATAL FUTURISTA. Sebo Vermelho Edições, Natal, 2011.
 


         


DELÍRIO URBANO N. 4.  Natal, RN: Sebo Vermelho Edições, 2014.  s.p.  21x30 cm   Capa: Jota Medeiros.  Editor: Abimael Silva. Reprodução fac-similar de números da revista desde julho de 1985.  Tiragem: 500 exs.  










 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar