Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto extraída de: http://etcetaljornal.pt

 

EMERENCIANO

 

Natural de Ovar, Emerenciano (1946-) tem o Curso de Pintura Decorativa na Escola de Artes Decorativas Soares do Reis no Porto. Licenciou-se em Artes Plásticas-Pintura, em 1976, pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. A sua obra integra pintura, desenho, poesia visual, arte postal, ilustração de livros para crianças e arte pública.

 

As escripinturas de Emerenciano caracterizam-se pela exploração plástica da relação entre abstracção e figuração na pintura, no desenho e na escrita. A escripintura instaura uma tensão entre visível e legível, entre materialidade e representação, que ora se dissolve na abstracção pictórica, ora se apresenta como escrita pictográfica. A condição semiótica da existência humana é figurada através da combinação de um vocabulário de pictogramas e grafemas com a própria sintaxe de cores e formas da pintura abstrata. A exploração plástica do traço aproxima-o de outros autores que integraram o alfabeto e a gestualidade da escrita na pintura, como António Sena, João Vieira, João Penalva ou João Louro. A presença caligráfica da mão no desenho da letra evoca também os caligramas de Ana Hatherly. O vocabulário simbólico e pictográfico que emprega na pintura e no desenho estende-se às suas colagens de poesia visual e de arte postal.

Biografia: https://po-ex.net/

 

 

POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA. Curadoria Bruna Callegari e Omar Khouri.  Caixa Cultural Brasília / Galerias Piccola I e II.  17 de outubro a 16 de dezembro de 2018.  Brasília, DF: Caixa Cultura, 2018..  176 p. ilus col. 21 x 26,5 cm.  Realização: Espaço Líquido multicultural.  Apoio Camões Instituto da Cooperação e da Língua  Portugal.  ISBN 978-85-67718-O8-8   Ex. bibl. Antonio Miranda 

        

Mão, 2015
Tinta acrílica s/papel, 20 x 25 cm.
Coleção Espaço Líquido

       

  Sem título, 2016
Tinta acrílica s/papel, 15 x 20 cm.
Coleção Espaço Líquido

        

Grito, 2017
Serigrafia s/papel, 40 x 50 cm.
Coleção Espaço Líquido 

 

 

IMAGINÁRIOS DE RUPTURAS / POÉTICAS VISUAIS.  Org.  Fernando Aguiar; Jorge Maximino.  Lisboa: Insituto Piaget, 2002.   88 p.  ilus. p&b  "Bienal Internacional de Poesia do Douro e Vale do Côa". 

Ex. bibl. Antonio Miranda

 

 

VEJA mais POESIA VISUAL em nosso PORTAL DE POESIA:

 

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html

 

Página publicada em agosto de 2021

Página publicada em outubro de 2018

 

 

 

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar