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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ALVARO DE SÁ
(1935-2001)

 

Nasceu no Rio em 31/10/1935 e faleceu em 14/09/2001. Foi poeta, critico, filólogo, professor e engenheiro químico. Publicou os livros: "Poemics", "Vanguarda Produto de Comunicação", foi co-autor de "Poesia de Vanguarda no Brasil. Foi um dos fundadores do POEMA-PROCESSO em 1967. Participou de todas as exposições da movimento. Os poemas visuais nesta antologia são do livro "Poemics", agradecemos a Neide Dias de Sá permitir sua publicação.
(Extraído de República dos Poetas; antologia poética. Rio de Janeiro: Museu da República Editora, 2005)

 

 

Leia também o ensaio:

SOBRE O POEMA-PROCESSO, por AMIR BRITO CADÔR

http://www.antoniomiranda.com.br/ensaios/sobre_o_poema_processo.html

 

 


 

ALVARO SÁ
 – POEMA-PROCESSO
 


In. Wlademir Dias-Pino
PROCESSO: Linguagem e Comunicação. 2 ed.
Petrópolis: Vozes, 1973

Ex. bibl. Antonio Miranda

 

SÁ, Alvaro de.  12X19.  Rio de Janeiro: Edição do autor, 1967.  16 p. ilus.  Tiragem: 1000
exs. Poema-processo.
Ex.bibl. Antonio Miranda

 

Textos na “orelha” do folheto:


poema, arte. criação de novas lingua-

gens; interaçfio entre as diíerentes.

anti-literatura.

 

uso de palavras quando indispensável.

'poemas se fazem com ideias e não com

palavras' (wlademir dias pino - 1967).

 

comunicação integral / internacional

através do processo.

 

páginas permutáveis, consumo em

qualquer direção e/ou sentido, novo

estágio para o consumidor-participan-

te-criatlvo: homem-totalidade.

 

--------------------------------------

poem. art. creation of new languages;

interaction among different ones. anti-

literature.

 

use of words only when indispensable.

'poems are made with ideas not with

words' (wlademir dias pino - 1967).

 

integral / international communication

through the process,

 

interchangeable pages. consumption in

any direction. new stage for the con-

sumer-participant-creator: totality-man.

----------------------------------------

poème. art. création de nouveaux lan-

gages; interaction entre les divers.

anti-littérature.

 

emploi dês mots seulement quand in-

dispensable. 'on fait des poèmes avec

des idées et non avec des mots' (wla-

demir dias pino -1967).

 

communication intégrale/internationale

à travers le procès.

 

pages interchangeables. consommation

en n'importe quelle dlrection et/ou

sens. étage nouveau pour le consom-

meur-participant-créateur: l'homme-

totalité.

-------------------------------------

gedicht. kunst. schaïíung neuer spra-

chen; wechselwirkung zwischen vers-

chiedenen. anti-literatur.

 

wortgebrauch nur wenn unentbehrlich.

'gedicht nicht mit worten gemacht

sondem mit ideen' (wlademir dias pi-

no - 1967).

 

totale/internationale mitteilung durch

den vorgang.

 

auswechselbare seiten. verbrauch in

jeder richtung. neues stadium für den

verbraucher-teilnehmer-schaííer: tota-

litatsmensch. 


 


 

 

SÁ, Álvaro.  Poemics  12 x 19 + nRio de Janeiro: Reprodata Reprografia Ltda, 1991.  s;.p.  16,5 x 21, 5 cm..Ex. bibl. Zenilton Gayoso.

 

O poema surge da predominância do exercício da função poética sobre as demais funções semióticas. Os signos específicos da linguagem dos comics são o objeto da performance, plasmando valores e significantes, vazios de referentes.”

 

“O POEMA/PROCESSO NÃO ESTÁ PARA OS QUADRI-
 nhos assim como a Pop-art estêve. Pois enquan-
to tem uma estrutura própria — e só algumas
vezes penetrou nos domínios dos quadrinhos, e
mesmo assim de maneira recriadora. — a Pop-
art, nas manifestações mais evidentes, jamais
passou de um “gibi tamanho família” (Sérgio
Augusto) cujos resultados são bastante discutíveis.
(...)
E alguns de seus poetas procuraram estabelecer, tomando por base crítica
os quadrinhos, uma elevada voltagem criativa para as pesquisas do poema. Foram eles:

Álvaro de Sá  —  Anchieta Fernandes — Nei Leando de Castro - — Falves Silva — José LUis Serafini — Alderico Leandro  — Márcio Sampaio — Marcus Vinicius de Andrade — Sebastião Nunes — Dailor Varela — Marcos Silva — José Nêumane Pinto — Ivan Maurício — Regina Coeli do Nascimento — Humberto Avelar.

Destesm Álvaro de Sá foi o que mais aprofundou na problemática dos quadrinhos. O seu livro “12 x 19”, no dizer de Wlademir Dias-Pino, “é uma verdadeira radiografia da estrutura das estórias em quadrinhos”.

Apresentamos aqui dois exemplos:



 

 

 
 
 
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