POESIA INFANTIL / POESIA INFANTO-JUVENIL
Coordenação de LILIANE BERNARDES
EUCANAÃ FERRAZ
Eucanaã é jovem, mas já tem uma carreira de sucesso como poeta. Escrevia somente para os adultos, numa linguagem contemporânea. Agora voltou à infância, e escreve para crianças! O primeiro livro foi “Poemas da Iara”, de 2008. Seu último livro infantil, de 2009, é o que estamos divulgando a seguir:
FERRAZ, Eucanaã. Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos. Ilustrações André da Loba. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009. 64 p. ilus. ISBN 978-85-7406-400-0 91 p. Ex. bibl. part. Antonio Miranda
BICHO DE SETE CABEÇAS
Que pensam tantas cabeças?
Pensam tudo ao mesmo tempo?
Que vendaval que seria
sete cabeças de vento!
(...)
Sete cabeças vão todas
ao mesmo cabeleireiro!
Sete tesouras parecem
esgrimas num picadeiro!
(...)
Sete bocas, sete fomes,
cada uma escolhe um prato!
Sustentar um bicho assim
não dever ficar barato!!
Pois é, o poema segue... fica aqui apenas um fragmento, uma migalha, para aguçar o apetite!!!
Lógico, a gente só mostra um pedacinho do livro. Quem quiser ler o livro inteiro, deve ir à livraria e ter o gosto de folhear uma obra bonita, bem acabada, com poemas de qualidade e ilustrações extraordinárias do André da Loba. Inclui até um glossário com as palavras menos conhecidas para ampliar o vocabulário dos leitores. Vale a pena!!!
ONSTRO
Por que um monstro
sem cabeça?
Pior do que um monstro
de duas cabeças!
Muito pior do que um monstro
sem rabo!
Mais feio do que um monstro
com fome!
Pior do que tudo isso:
a palavra monstro
sem cabeça, só rabo,
só o resto...
e a letra M
vagando por aí...
Vejam que o segundo poema brinca com a palavra “MONSTRO” e suprime a letra M do título... Muitos poetas fazem poesia sobre poesia – a metapoesia; outros brincam com letras e palavras, como o Eucanaã, na arte verbal. Tem mais no livro..
FERRAZ, Eucanaã. Cada coisa. Ilustrações de Eucanaã Ferraz e Raul. Loureiro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016. 121 p. ilus col. 16x23 cm. Capa dura. ISBN 978-85-7406-780-6 Ex. bibl. part. Antonio Miranda
Página ampliada em janeiro de 2017 |