Ilustração: “Subterrâneos”, 2010, do mestre RUBEN GRILO
PER VER SOS XXIV
CONSELHO
Poema de Antonio Miranda
Não leve a sério os homens sérios.
Não leve a sério a poesia,
as pregações do profeta
que projeta futuros
as juras de amor
autoflagelações
Coisas assim:
o amor redime ou oprime, o perdão
é melhor para quem perdoa
nada como um dia depois do outro
— para quem sobrevive ao outro dia.
Não acredite em quem acredita
não ponha a mão no fogo
por quem quer que queira
Nem jure pelo amor de Deus.
(De Per ver sos. Brasília, DF: Thesaurus, 2003. Edição comemorativa dos 50 anos de criação literária do Autor).
“ O texto como um todo gira em torno de uma significativa isotopia: a negação. Esse signo é importante pelo fato de ele ser uma característica precípua na antipoesia. Percebamos que a seriedade é desmoralizada porque é constituída de limites e normas. A sentença sígnica “não leve a sério” repete-se anaforicamente no segundo verso é recuperada por um processo de coesão textual elíptica, ou, numa linguagem estilística, através de uma zeugma, na terceira e sexta linhas. Logo em seguida, na terceira estrofe, a voz poética põe em oposição essas sentenças citadas com a postura que deve ser absorvida: “o segredo é ser leve”, “desvestir-se de crendices”, “e superstições”, “autoflagelações”. De início ao fim do antipoema, o eu enunciador vai sugerindo o desapego ou a negação a situações como que o ser humano é leva a acostumar-se, por, “nada como u dia depois do outro”.
Além disso, no aspecto formal, o antipoeta não apenas rompe com os versos metrificados como também com a tradicional linearidade das estrofes sempre principiadas pela margem esquerda da lauda. Do conteúdo à forma, visou-se à ruptura e, principalmente, expuseram-se os pontos que devem ser atingidos e modificados.”
In: DIAS JUNIOR, Valter Gomes. A poesia de Antonio Miranda e suas intersemioses. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Pós-graduação em Letras, 2014. 268 p. Tese de doutorado defendida com Louvor.
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