Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



METAPOEMA

 

Poema de Antonio Miranda

 

Foto de Suyanara Ribeiro de Lima*

 

 

Tudo, tudo mesmo

já se disse em poesia

mas vale dizer de novo.

 

Não se banha no mesmo

rio duas vezes, não se

lê o mesmo poema.

 

E me descubro em verso

que já havia esquecido

— eu , ido e revivido.

 

Escreve-se sempre o

mesmo poema, que vai

desta página até nunca.

 

Este verso e o outro

que é sempre o mesmo

e o outro, lugar algum.

 

O mesmo poema é muitos.

 

 

-------------------------------------------

 

“O título é duplamente autorreferencial justamente para explicar a finalidade da metapoesia em nossa contemporaneidade. O texto põe em observação a temática a ser explorada em poesia e por tratar-se de uma produção de nossa atualidade, significa dizer que tudo já foi trabalhado e revisitado em poesia, isto é, não há conteúdos que devam ser extintos do estilo poético. Em cada estrofe existe a ocorrência de signos designadores do gênero aqui em discussão: poesia, poema e verso. À proporção que se vai construindo o metapoema e arguindo sobre o mesmo, vemos as palavras de Philadelpho Menezes sendo corporificadas: “o poema é metáfora da poesia”. Além disso, as linhas polimétricas, alternadas entre pentassilábicos e heptassilábicos proporcionam um ritmo interessante ao texto que vai se modificando de binário descendente como “Tudo, tudo mesmo” a ternário ascendente em “Não se banha no mesmo”, o que sugere uma modalidade da criação rítmica da beleza, no dizer de Edgar Allan Poe. O texto, como um todo, registra um perfil da metapoesia contemporânea.”

VALTER GOMES DIAS JÚNIOR (Tese de doutorado: A poesia de Antonio Miranda e suas intersemioses. João Pessoa, UFPb, 2014, p. 120-121)

 

 

 

 

*”Há espera da paz”, da jovem SUYANARA RIBEIRO DE LIMA, participante do Projeto Vamos Bater Foto, em exposição na Biblioteca Nacional de Brasília, em outubro de 2007, realizado com a curadoria das fotógrafas Andrea Aymar e Regina Santos.

 

 

 

 

 



 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar