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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



FRANCISCO PERNA FILHO
 

 

FRANCISCO PERNA FILHO (ou Chico Perna) a nasceu em Miracema do Norte (TO), em 24 de novembro de1963.  Após os estudos primários e secundários em sua terra natal, deslocou-se para outras regiões do país, parando em Goiânia, onde vem construindo sua careira literária.

 

Já em Goiânia, formou-se em Letras Vernáculas, pela Universidade Católica de Goiás e tornou-se Mestre em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Goiás(UFG). Com o passar do tempo, fez-se Professor da Faculdade de Ciências e Letras de Morrinhos, lecionando no Curso de Letras, Faculdade Cambury, lecionando nos Cursos de Publicidade e Propaganda, Administração em Comércio Exterior, Turismo, Jornalismo, Administração de Empresas, sendo também Supervisor Geral de Cursos e Coordenador de Formação Humana; Faculdades Alfa, professor do Laboratório de Linguagem (LAP); Universidade Anhanguera, professor de Linguagem Jurídica; Universidade Católica de Goiás, professor de Língua Portuguesa I e II, para o curso de Direito, Português, praticamente todos os cursos de graduação, criador e professor da matéria interdisciplinar Sarau de Literatura, do Departamento de Letras.

 

Encontra-se na Estante do Escritor Tocantinense, da Biblioteca Pública do Espaço Cultural de Palmas. Membro da União Brasileira de Escritores – Goiás, onde é membro do Conselho Consultivo da atual gestão. Um dos fomentadores da Revista Bula (http://www.revistabula.com).

 

A poesia em Francisco Perna Filho, poeta telúrico, cônscio de seu laborar poético, recende a grãos de terra esmiuçados ao vento das águas da chuva acendendo, nos dias, o espírito dos homens, sob o que tange e locupleta o fôlego, a estética e sabedoria das horas, em sua essência e memória humanística.

Delermando Vieira

 

Bibliografia: Refeição, poesia, Ed. Kelps, 2001, com prefácio de Goiamérico Felício Carneiro dos Santos, notas de orelha de Luiz Serenini Prado e ilustrações de João Pedro Tavares Perna; As mobílias da tarde, poesia, Perna e Leite Editores, 2006,com prefácio de Valdivino Braz, notas de orelha de Edival Lourenço, capa de M. Cavalcanti e ilustrações de Maria Júlia Tavares Perna e Fernanda Nolêto Perna Jordão.

 

 

VISGO

 

As pernas daquela moça eram longe

e distantes de tudo;

Longínquas

e humildes.

As pernas dela

souberam dos meus olhos,

ignoraram distâncias.

Fechamos a porta.

 

 

ESTADO


Embora presa,
a água borbulha solta na chaleira
efervescente.
É de fora
a sua natureza líquida.
Não há fôrma que a aprisione,
não há temperatura que a molde.

Embora verso,
embora prosa,
A poesia sabe-se leve,
sabe-se solta.
Amorfa,
não se prende ao vocábulo.


 

AUTOBIOGRAFIA

 

Nasci,

tomei conhecimento do mundo

e de mim.

Além dos outros,

somente eu:

UM.

 

Um a contabilizar os dias,

os goles e os livros,

a jurar amores

às cartomantes.

A correr sem medo,

sem dinheiro e sem rumo,

espantava a velhice escovando as horas.

 

Quando cresci,

fui jogado no mundo,

bati com a cabeça na vaidade alheia,

conheci mulheres

e espelhos,

e descobri-me sobrevivente

ao brindar com o  inimigo.

 

Acumulei perdas

e desilusões.

Talvez, por ter nascido bem mais tarde,

não me calaram a voz.

Chorei.

Persegui amores,

como os cães do interior

perseguem carros:

uma luta  vã.

 

Sobrevivi,

tive bem mais sorte

do que o Latim.

Historicamente me fizera,

na repetição dos dias

e dos filhos,

descobri o amor.

 

 

ABOIO

 

Oh, Jerusalém!

A palestina sangra na menina dos teus olhos.

E pálida fica a tarde aturdida pelos canhões

amortecidos nos corpos espalhados pelo rio dos meus sentimentos.

 

Sentir o arranque do carro,

a distância da bala consumida pelo peito inocente da menina que vende flores em Copacabana.

 

Praga se faz aqui,

E em toda primavera nos sentimos invadidos

pelos soldados da incompreensão, 

que marcham enraivecidos como os canhões na praça vermelha;

como os pássaros nas torres gêmeas;

quando as suas caras pálidas transbordam incertezas,

soldados que estão na própria máquina que conduzem.

Deuses do próprio umbigo,

amaldiçoados em rastros de ferro e fogo.

 

Famintos,

Os governantes desconhecem as águas na quais se banham.

Infelizes, não se comovem com o aboio da terra maltratada,

estriada, ressequida.

 

Infames, são a pura erva que mata o gado que somos.

Muitas outras dores passam a largo,

E não há remédio que possa acalmá-las.

Muitos outros gritos repercutem,

Como a mulher que grita desesperada

Pelas ruas de Bagdá.

 

Cavalos marcham em disparada.

Fora os ídolos!

Somente a idéia dos reis em marcha,

Os santos quebrados a cada um que se desfaz.

 

As aldeias estão às escuras,

A estrela não brilha mais,

E os homens gravitam no velho ábaco.

 

Olvidados o grito da terra,

Os sons metálicos das dores milenares,

e a menina órfã é rasgada como brinquedo de exploradores,

tão sedentos como os senhores da guerra.

Cravam-nas, as lanças, fardo de suas misérias capitalistas,

no corpo ingênuo da menina

de pernas finas,

bracinhos frágeis,

ventre deformado,

gestando o martírio de cana e etanol.

 

Oh, malditos!

Cearão a lama que produzem,

Nadarão nos tanques dos seus martírios.

Depois, embriagados chorarão a fome

A miséria da alma,

Os sons da fúria de uma cegueira ensaiada.

 

Oh, infames!

Visionários da própria destruição.

Acestarão os seus olhos para além do que podem entender,

E não enxergarão nada mais do que terra degradada,

Silêncio em decomposição,

Saudade e desmantelo

Na dor profunda do cerrado que se desintegra.

 

Ei boi! Ei boi! Ei boi!

 

* * *

 

The bird

sees the city.

Slowly / deadly

dives.

The bird

is of metal

and only notices its own flight,

disregarding the colors

and dreams it carries.

The bird sees

but doesn´t listen.

The city listens

but doesn´t see.

Life copies art:

the bird burns up

in flames,

the city

cries

debris.

                       

                     (versão de Ricardo Kazuo )

 


Extraído de:
2011 CALENDÁRIO   poetas     antologia
Jaboatão dos Guararapes, PE: Editora Guararapes EGM, 2010.
Editor: Edson Guedes de Morais

 

/ Caixa de cartão duro com 12 conjuntos de poemas, um para cada mês do ano. Os poetas incluídos pelo mês de seu aniversário. Inclui efígie e um poema de cada poeta, escolhidos entre os clássicos e os contemporâneos do Brasil, e alguns de Portugal. Produção artesanal.

 

 







Arte gráfica: Edson Guedes de Moraes
– Editora Guararapes – PE - 2016

 

PERNA FILHO, FranciscoAutobiografia. Jaboatão, PE: Editora Guararapes, 2015.   26 p.  ilus. col. Editor:  Edson Guedes de Moraes. Inclui biografia do autor — conhecido também como Chico Perna —  por Dilermando Vieira. Edição limitada, caseira. Ex. bibl. Antonio Miranda.

e-book: https://issuu.com/antoniomiranda/docs/francisco_perna_filho

 

 

POESIA SEMPRE. Número  31 – Ano 15 / 2009.  Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura. 2009.  217 p.    ilus. col. Editor Marco Lucchesi.  Ex. bibl. Antonio Miranda

 

Genealogia

 

para meu pai

 

 

Aprendi a esperar as estações,

como o palhaço que divisa a plateia do picadeiro:

um semblante triste,

um olhar enviesado,

um sacrifício de espera.

Sorrir da própria dor,

até que todos venham

e lotem o vazio de suas almas.

Tudo se consome de alguma forma,

e o que sobra são os bancos vazios das estações,

rodoviárias e aeroportos.

0 avô do meu avô,

assim como o meu avô

e o meu pai,

morreu do coração.

Eu fui poupado,

Nasci poeta.

 

 

 

Os primários caminhos da ausência

 

Ninguém veio,

e a esperança de um amor incutido foi se perdendo nas horas.

(Não digo que todo o resto do dia tenha pensado em saudades.) Ninguém veio, e o poeta, indefeso,

só pôde acatar e louvar os primários caminhos da ausência.

Não houvesse ausência,

não haveria saudade,

e, por certo, não haveria poema.

Ninguém veio,

e o poeta passou a adiantar-se aos encontros a contemplar as ausências, e o poema estava salvo.

 

 

Silêncio

 

A suposta lua que veríamos,

                   não a temos.
Somente as dálias,
os hibiscos,
o bule de café,
a sala bem arrumada,
dialogam com o nosso silêncio.
Tudo parece tão terno,

                   bem acabado,
perfeito para o amor prometido,
inventado em palavras raras,
prontas para serem ditas.
Lá fora,

            a chuva,
                   a vida
sonolenta,
a sirene distante,
as sonambúlicas palavras da madrugada
pronunciadas no sexo barato de alguma prostituta.

 

Aqui,

         nos reclinamos,
propensos ao mundo,
                   ao tempo,

                            ao gozo,

quedos nas nossas vontades,
nos nossos vazios,
nos nossos delírios.

 

 

 

 

Página ampliada e republicada em outubro de 2018


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