RICARDO DOMENECK
Natural de Bebedouro (SP), onde nasceu em 1977, Depois de alguns anos em São Paulo, vive hoje em Berlim (Alemanha), onde edita o fanzine HILDA e é o DJ residente da festa semanal Berlin Hilton. Publicou dois livros de poesia: Carta aos anfíbios (Rio de Janeiro, Editora Bem-Te-Vi, 2005) e A cadela sem Logos (São Paulo, Cosac Naify, 2007); e dois ensaios considerados importantes sobre poesia brasileira contemporânea: “Ideologia da percepção ou Algumas considerações sobre a poesia contemporânea no Brasil” (em Inimigo Rumor nº 18) e “Dos figurinos possíveis em um cenário em construção” (no encarte Berinjela da revista Modo de usar & co., 2007).
(Página preparada por Salomão Sousa)
Vea también: TEXTO EN ESPAÑOL
OS PÉS ALHEIOS NOS PRÓPRIOS GLÚTEOS
a Hilda Machado e Angélica Freitas
Ninguém
espera de Medeia
que engula
o brio feito broa
se o kit-sobrevivência
dita às vezes
vingança:
direciona a proa
do orgulho
à jusante
das consequências
a Jasão
& que claudique
Gláucia,
furunculose
na fuselagem
do meu ego
fusível,
sem eco
e sindicato.
Até eu,
Brutus,
não
saberia precisar
o que Arthur
diria estes dias
de Guinevere.
Não me importa
a balança
deste
déficit
ou se
o senhor
promotor
ousa
o sucesso
na condenação
do processo
em prol de Troia
das árvores
para o cavalo
de seu calvário.
Que traia
quem toma-se por troféu.
Não
sei quem indique
onde assino que aceito
o ponto de combustão
do meu empalhe,
o ângulo que auxilie
a gota d´água
à véspera
da queda,
se não choramingo ao fogo
que me poupe escamas
ou não me lamba o estofo:
tal qual descalço não
hei-de
sentir descaso nas bolhas
que separam, com água,
as solas da brasa,
a derme das cinzas:
que me arda
até extinguir -
*eu, mucosa
hidratada
a sal de Ló,
ensinaria a Bishop
a arte
da perda de loterias
como hábito e destino,
e discursaria a cummings
algo de lonetude em ser
o terceiro ornitorrinco
de contrabando
em qualquer arca
de Noé distraído.
Isto, sim, one art.
AUTO-RETRATO PARA AGÊNCIA DE ACASALAMENTO
A-
pós
a noite
em claro com
Antonioni / Plath / Radiohead
você pergunta-me
pela vida humorosa?
(cf. O. de A.)
auto-devastar-se
a única
art we master,
só nos entendendo
via subtração,
nossos encontros
fantásticos!, cavalheiros,
como anseio
por ele
que piora tudo;
horas
para arrumar-se
e no fim
este trapo?
ornam,
combinam,
caem
tão bem;
aguardo o dia
em que tudo
o que disser-me
o ventríloquo
seja a citação
de alguém algures,
como desaparecer
completamente;
nosso amor durou
quinze hematomas e
a incubação
da escabiose,
minha herança!;
quando acordei,
cada coisa em seu
lugar onde
eu, eu, eu
deixara;
ah! amar é
inter-
ferir,
salvar
se de si
(2005)
ENTELÉQUIA
total
idade
mediada
por angulos e novas
operações,
triangular-se
mas coordenada
pela posição empírica
do sujeito
a objeções
como
criatura de
30
ou
criatura de
80
dizendo: "a seara
está branca"
em plenitude, resignação
e as superfícies
concavas, convexas
de Alice B. Toklas
sugerindo a Gertrude Stein
"A rose is a rose is a rose is a rose"
& eu, etc e preferência
escrevo
arroz, arroz, arroz, arroz
ou qualquer brancura
sobre o seu
rosto
sobre o seu
dorso
sobre o seu
sobre
& que eu
sobre quando
esgotarem-se
todas as outras possibilidades eretas
se não
do mundo,
da cidade,
então, esqueça meu nome
se a mim basta-me
um assovio
para que minhas palmas e joelhos
apresentem-se ao seu tapete
e minha saliva não
frustre a minha língua
pois a aprendizagem com
Oswald de Andrade / Frank O'Hara
demonstra que nomear muitas vezes
simplesmente
acalma,
Johannes Göhlich Johannes Göhlich
e venho com este
chamar sua atenção
não-lusófona
conquanto este sujeito
sempre perturba
minhas reflexões
e intromete-se
nos objetos, no ambiente
como se a cutícula
se desprendesse e começasse
a distanciar-se
e fosse obrigado
a admitir
como apêndice
as unhas
PELA ELIPSE CONFUNDIR CAÇA E FUGA
Objeto aberto estabelece
a perda onde
antes o
núcleo e ela
olha-se no
espelho e diz "Vossa
Iminência". A mão
dirige-se ao
telefone para fazer
uma chamada mas
um segundo
antes ele toca,
como se
perder a consciência
fosse apenas
o primeiro após 97
dias de
inverno em que
os cafés pôem
de novo
nas calçadas as mesas.
Que delícia usa
o prazer como
desperdício?
Dizer estômago e
pensar de imediato:
"quão vermelho?"
ou o terror do
trem entre
estações e a dança
que estaciona
em meio
ao dançarino,
não, dançarino
que estaciona
em meio à
dança.
CÃO SÃO DA EX-ILHA
........................a Carlito Azevedo
o desgosto de cada
passo confirmar o mapa
e o diafragma contraído
entende o queixo
no joelho,
meio-dia e meia
o centro da certeza
que caminha do ,,quero"
ao, não-quero",
palha, fênix, Joana
d´Arc, como perceber
que abismo e precipício
não
são sinônimos
exatos,
como acordar no meio da
noite sem energia
elétrica
e sussurrar com a calma
do fim da força:
equivalendo
silêncio e escuridão,
real
apenas a escolha
da língua, entre-
tanto a
memória
das possibilidades
morre
para que o fato
entre inassistido
nas atas
do verídico;
saiu o sol,
deve estar tudo
bem; subiu a lua,
deve estar tudo
bem;
trocar de pele
continuamente
talvez
leve-me ao centro
e a ausência
me escame
como quem diz
“eu sinto
a falta"
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Recomendamos:
Ricardo Domeneck. Sons: Arranjo: Garganta. São Paulo: Cosacnaif; Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. 120 p. ISBN97885-750377-82
À venda em livrarias ou diretamente com as editoras:
www.cosacnaif.com.br e www.7letras.com.br
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DOMENECK, Ricardo. Corpos e palanques, textos de Ricardo Domeneck. São Paulo: Dulcinéia Catadora, 2009. 27 p. Capa de papelão pintada a mão. 16x22 cm. Col. A.M. (EA)
se Perséfone / em alfândegas / da quarentena
se cansar do turismo
entre hemisférios
do sim do não
decidir que tudo
mais
vá para o inverno
a maré de azares
entre cafuné e açoite
há sim
de pisotear
em pessoa o camelo
que me ultrapassa
pela direita
insciente
dos semáforos
a cada centímetro
de epiderme couro
escama para tua própria
segurança senhor
feitor ausente
à palestra
em que provo
por A
+Z
que "até tu
Brutus" não
é o mesmo ,
que "o capitão
afunda »
com o barco"
só resta senhor
credor
equacionar com brio
XY + XY = O
à esquerda
na madeira
que se rebela
contra o fogo
queimando
The End
o prefácio
dos créditos
(in order of disappearance)
do senhor diretor
que não
coadjuva
DOMENECK, Ricardo. Ciclo do amante substituível. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. 192 p. 17,5x 24 cm. capa dura. Foto da capa: Heinz Peter Knes. ISBN 978-85-7577-903-7577-903-3 Col. A.M.
O acordeonista da Catedral de Bruxelas
De Bruxelas eu
esperava tudo, talvez
a reprise
do que ali já vivera,
uma noite ao lado
de Jey Crisfar,
chuva e cansaço,
conversas com taxistas
e árabes, mas não
este acordeonista
loiro de 20 anos
diante da Catedral,
sim, a de Bruxelas,
acordeonista loiro e imberbe,
alto e imundo,
a quem doei 2 euros
num excitativo segundo de tato
entre sua mão e meus dedos fechados
abrindo-se em bojo sobre sua palma,
após fazer com a visão
o rodízio contemplativo e luxurioso,
alternando o foco dos olhos
entre a catedral imberbe e loira
e o acordeonista alto e imundo,
a quem ensaiei, por 20 minutos
que mais pareceram seus 20 anos,
perguntar seu nome, quiçá filmá-lo
com a câmera que deixara
no Berlimbo,
ou imaginá-lo fotografado em série
por Adelaide Ivánova,
Heinz Peter Knes
ou qualquer fotógrafo
íntimo que me cedesse
os direitos autorais
desta imagem loira,
imunda,
para que eu de alguma forma
possuísse
este acordeonista imberbe e alto
em seus 20 anos,
a quem então batizo
em minhas glândulas
e passarei a chamar de Loïc
ou quem sabe Guillaume
pelo resto dos meus dias
após falhar em criar os colhões
de pedir seu nome,
e é assim, sr. Loïc ou Guillaume
aos 20 anos imundo e acordeonista,
que a você eu dedico
diante da alta e imberbe
Catedral de Bruxelas,
estes 2 euros
e uma ereção.
Bruxelas, 8 de outubro de 2010.
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TEXTO EN ESPAÑOL
Introducción al manejo de plagas de insectos
a Lúcia Bianco
y conoció el fuego,
Metcalf y Metcalf,
mismo antes
de la fumigación;
al estúdio cualitativo
del ambiente, desechos
a ser afectados,
inferiores
al umbral económico
o amoroso, que es lo mismo:
subsistência, explotación, crisis
y desastre, no hay
insectos benéficos,
Meyer, Koch y Decker,
y en el pecho
hay hojas,
Gyllenhal,
raíces, donde se siembra maíz
de forma contínua
en busca de una existência
arada, higiénica: el concepto
es abatir la plaga
pero no aniquilaria -
todavía esta idea
no concuerda con a actitud
general
de los amantes ni con la insistencia
respecto a recibir un affair
fresco o sexo
libre de fragmentos de insectos;
por esto, Fosbrooke y Kennedy,
se teme el esparcimiento
de Ia plaga,
se sabe que ciertos
sentimientos necesitan
solo 4 días desde huevo
hasta adulto
a una temperatura de 77°F,
Watt y Duffey:
no es un equilíbrio
estático o extático
sino dinámico, hibernan
bajo el húmus de los bosques
y se explican en el Apéndice;
desde el punto
de vista
intuitivo, es obvio
que aumentan Ias posibilidades
para encontrar un indivíduo
de cualquier especie
entre un número
determinado de espécies,
Shannon-Wiener y Hamamura,
pero es como el
agricultor y la incertidumbre
y ya conocen el comportamiento
en interacciones. Panda
y Van Emden,
como nos seducen
con estímulos
olfativos, visuales, gustativos y táctiles,
como otras características
físicas tales como forma
y color tienen cierta influencia
en Ia búsqueda
del hospedero, Norris
y Kogan,
y como no dudan
a Ia hora de Ia evasión
deste mismo hospedero,
Schoonhoven y Harris,
y se van y se pueden
alimentar u ovipositar
sobre un hospedero cualquier
si no existe otro mejor,
Chippendale y Beck;
me resta el consuelo
y bálsamo
que Ias variedades tempranas
de soya plantadas
en Illinois
maduran a princípios de septiembre
y
en mi cama
por Ia noche
repito, deciduo,
mi oración:
Panonychuspanonychus
Heliothis virescens
Chaohorus astictopns
Aechmophorus
Trichoplusia ni trichoplusia
aparidaceae
Cruciferae
Limnanthaceae
Mayetiola destructor
y no me decido,
Dempster y Comins,
entre extinción o extensión.
Babía Blanca, 15 de mayo / Buenos Aires, 17 de mayo de 2006
Página publicada em janeiro de 2009; ampliada e republicada em agosto de 2010.
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