Foto e biografia: https://bv.fapesp.br
GRACE KELLI PEREIRA
Doutora em Química, escritora e divulgadora de ciências. É bacharel em Química pela USP-Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1996), mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos - Laboratório de Produtos Naturais (2000 e 2004 respectivamente) e pós-graduada (lato sensu) em jornalismo cientifico pela UNICAMP - Laboratorio de Estudos Avançados em Jornalismo (2010).
Trabalhou por 9 anos prestando consultoria em análises químicas (técnicas cromatográficas e espectrometria de massas). Tem experiência nas áreas de Produtos Naturais; Química Ambiental e Forense; Alimentos; Fármacos (Bioequivalencia); Proteoma, Metaboloma; Microbiologia (Bacterias e fungos endofíticos); Técnicas de extração, isolamento e purificação de compostos orgânicos; Técnicas de determinação estrutural; Biotecnologia Vegetal (micropropagação), Biologia Molecular (Clonagem, PCR, isolamento e purificação de DNA, imunofluorescência); Testes biológicos em células humanas e Validação de metodologias segundo as normas da legislação brasileira.
Em 2008 escreveu em co-autoria com a psicóloga Nila Mara Pereira a obra de ficção cientifica "Mister Uni e o Incrível Mundo Microscópico" direcionada para o público infantil com o objetivo de desmistificar a química, divulgar conceitos básicos e despertar o interesse da criança por essa ciência. Atualmente trabalha com divulgação cientifica editando o site www.misteruni.com.br e desenvolvendo o "Projeto Mister Uni" através da produção de eventos em locais públicos ou instituições privadas. (Fonte: Currículo Lattes).
ANTOLOGIA DO DESEJO / VÁRIOS AUTORES. LITERATURA
QUE DESEJAMOS. PARATY 2018. Editor e organizador; Eduardo
Lacerda. Ilustração e projeto gráfico: Fernando Mathias.
São Paulo: Patuá, 2018. 358 p. 13,5 x 20, 5 cm..
ISBN 978-85-8297-614-2 Ex. bibl. Antonio Miranda
versão do cárcere
rescida dentro de uma caixa
raízes retorcidas
chorei rios, nadei lágrimas
escondida atrás do armário
cada grito um gemido enlatado
cresci nariz de garrafa
brotei por cima do medo
brotei da lama pés
e corajosamente distribuo sorrisos
uma questão de espécie
sinto ter que te dizer
sinto muito ter que te contar
você não é especial
não importa teus versos
teu sexo, tua cor
você não é especial
você é só mais um
vermezinho inteligente
Página publicada em agosto de 2019
|