Foto: scortecci.com.br
ARINE DE MELLO JR
Arine Francisco de Mello Jr., nasceu no Engenho Tambaú, situado no município de Murutinga do Sul (SP), em 19 de junho de 1947. Filho de Arine Francisco e Júlia Ramos de Mello, neto de imigrantes portugueses e italianos, viveu entre as cidades de São Paulo e Ponta Porá, sempre trabalhando no ramo de madeiras, ao lado de seu pai e um irmão mais velho. Aos poucos, convivendo com as dificuldades de tal atividade extrativista, dirigindo caminhões, tratores e utilizando-se de motoserras, foi aos poucos desenvolvendo sua índole poética entre a necessidade e a emoção pela contrariedade. Retornando a São Paulo formou-se em Direito e realizou alguns cursos de especialização em Direito Penal e Civil, exercendo esporadicamente tal atividade.
Foi corretor de imóveis, marceneiros e vendedor, sempre bem sucedido em tais atividades, paralelamente escrevia seus poemas e os guardava. Com uma passagem pela Administração Pública, por um período de um ano, aproximadamente, foi Secretário de Saúde da cidade de Ponta Porá, atividade esta que mais consolidou sua necessidade de escrever.
REVISTA DE LITERATURA BRASILEIRA – LB 48 – São Paulo, SP: 2007. Direção: Aluysio Mendonça Sampaio. Ex. bibl. Antonio Miranda
BENZEDOR
água que benze cavalo, benze boi, benze vaca, benze bezerro,
na planta que é jogada no talo,
cresce até dinheiro,
só não benze o que vai primeiro,
o que vai primeiro,
na fome que vive na miséria,
não benze nem mesmo o caixão
da prefeitura que paga o enterro.
água que benze José,
benze Pedro e Josué,
só não benze o dinheiro arrancado
desse povo que acredita na fé,
na eterna busca da fé.
Página publicada em setembro de 2019
|