Foto: http://tribunadonorte.com.br/
FALVES SILVA
“Pintor surrealista em 1966, poeta/processo a partir de 1967, Falves Silva, em apenas dez anos de atividades experimentais no interior de uma forte especulação (anti)literária, conseguiu se firmar como um dos maiores produtores contraculturais brasileiros do momento. Seus poemas e sua lucidez crítica e produtiva colocam-se no centro da vanguarda a mais militante possível, entre nós, de Anchieta Fernandes a J. Medeiros, de Dailor a Wlademir Dias-Pino. (...) E Falves Silva é um produtor, com os olhos voltados para o alcance (estético) da produtividade, seja em sua vertente formalista, seja em sua vertente estrutural. (...) Falves Silva é um produtor, repitamos: ele não “cria” poemas, o que seria cair no vício humanista da “criação” idealizada segundo padrões acadêmicos; ele produz poemas, o que implica a materialização de linguagens que existem dentro de um contexto social determinado. O poema, materialmente proposto, tem uma vigência histórica que é também cultural.”
MOACY CIRNE, em A POESIA E O POEMA DO RIO GRANDE DO NORTE (Natal: Fundação José Augusto, 1979, p. 33-36)
Falves é um dos personagens mais interessantes de Natal: artista gráfico, plástico, entusiástico, experimental. Francisco Alves da Silva. Aqui temos duas páginas dele. Uma, explícita, com sua obra visual e outra, para ser buscada pelos mais expertos em internet, com seus ex-libris mais eróticos. Não por censura, apenas como atalho lúdico... [Nosso Portal é frequentado por centenas de milhares de estudantes, e por crianças...] Ele nasceu na Paraíba, em Cacimba de Dentro, (des)educado em Natal, onde irradia sua irreverência e sapiência. Aqui oferecemos apenas uma mostra tímida de sua criatividade, que deve ser buscada em outras fontes pelos mais interessados e iluminados amantes das artes literárias e visuais. Quem quiser ir a fundo, acesse o site do SEBO VERMELHO, do livreiro e editor (altenativo) Abimael Silva: http://sebovermelhoedicoes.blogspot.com.br/. Recomendo.
ANTONIO MIRANDA
|
================================================================
A Mail Art (Arte Postal) foi uma prática artística corrente e intensa nas décadas de 70 e 80, antes da propagação da Internet como meio de comunicação. Muitos poetas aderiram ao movimento, propagando sua criação pelo correio, entre eles os ligados à Poesia Processo. Não raras vezes valendo-se da xerografia e de colagens na composição de suas peças. Um desses núcleos criadores estava sediado no Rio Grande do Norte, na cidade litorânea de Natal, sendo FALVES SILVA um dos líderes mais ativos. A seguir, dois exemplos de cartões postais tipográficos, editados em escala reduzida, fora de comércio, que circulou entre os ativistas, no auge da cartofilia que era praticada à época. Doação feita ao Portal de Poesia Iberoamericana pelo também poeta e criador de Mail Art PACO CAC.
ESCRITA
CARTÃO POSTAL 1982
SEM TÍTULO
CARTÃO POSTAL 1982
REVERSO DO CARTÃO POSTAL
CÁPSULAS DA MEMÓRIA. Curadoria Falves Silva / Sanzia Piinheiro. Textos: Celina Muniz, Dácio Galvão, Roberto Siqueira, Yuno Silva (Tribuna do Norte). Natal, RN Sebo Vermelho Edições, 2013. s.p. 20,5x29,5 cm. Editor: Abimael Silva. Capa e projeto gráfico: Falves Silva. Artistas (brasileiros) homenageados: Álvaro de Sá, Câmara Cascudo, Newton Navarro, Oswald de Andrade, Terezinha de Jesus, Wlademir Diaz-Pino. Artecorreio: Leonhard F. Duch, Wlademir Dias-Pino, Paulo Bruscky. Hélio Leite, Unhadeijaralisoboa, Jorge Grimm, Carlos Jucá, e estrangeiros. Fotografias: Alderico Leandro, Alex Gurgel, Antônio Manso, Clovis Santos, Clóvis Tinôco, João Alves, Rodolfo Câmara, Ayres Marques, Paulo Saulo e Osório Almeida. Obs. Inclui uma entrevista com Falves Silva, comemorando os 70 anos do poeta “maldito” da imagem (poema processo, etc.) Col. A.M. (EE)
|
|
Cartão com recortes de jornal e revista em quadrinhos e colagens elaborado por Falves Silva, com a informação: “FALVES ALVES — 10 Anos de Vanguarda”. Sem data, cedido por Paco Cac.
SILVA, Falves. Ex-Libris. Natal, RN: Sebo Vermelho Edições, s.d. s.p. 10x14,5 cm. “Orelha” do livro por Pablo Capistrano. “ Falves Silva “ Ex. bibl. Antonio Miranda
SILVA, Falves. Mail-art arquivo a/c Falves Alves. Natal, RN: Centro de Documentação do Poema-Processo e da Poesia Visual, s.d. s.p. 6 (seis) volumes elaborados artesanalmente, reproduzindo ampla documentação da poesia de vanguarda local, incluindo textos, poemas, imagens de cartazes de exposições e outros materiais, com destaque para os trabalhos de Falves Alves. Muitas folhas coloridas são recortadas para a montagens de peças visuais, com colagens, no modelo dos livros-de-artista. Edição de apenas 8 exemplares. 15x20,5 cm. Exs. na bibl. Antonio Miranda
A seguir, exemplos de capas, poemas-processo, cartazes, e imagens de algumas montagens com papéis recortados e superpostos (exibindo apenas o conjunto, e não folha a folha...)
Poema visual de FALVES SILVA ( POEMA PROCESSO)
|