Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

PAULINO DA FONTOURA

 

Antônio Paulo da Fontoura, o Paulino da Fontoura (Rio Pardo, RS, 1802  - Alegrete, 13 de fevereiro de 1843) foi um militar e político brasileiro.

Era irmão de Vicente da Fontoura. Foi um dos líderes da Revolução Farroupilha. Participou da reunião que decidiu pelo início da revolução, em 18 de setembro de 1835, na Loja Maçônica Philantropia e Liberdade.

Eleito vice-presidente quando da proclamação da República Rio-Grandense. Participava da Assembléia Constituinte da República Rio-grandense, líder do Partido da Minoria, da oposição, quando foi assassinado no Alegrete, alvejado da janela de uma casa por um desconhecido. Paulino defendia o estabelecimento de uma Assembleia Constituinte, o que o indispôs com Bento Gonçalves da Silva. Sua morte originou a cisão entre Vicente da Fontoura, seu irmão, Onofre Pires e Bento Gonçalves, que teve como desfecho o duelo entre os últimos. Tal duelo resultou na morte de Onofre Pires. Outra versão é que o tiro seria causado por questões passionais.

Fonte: wikipedia.

FARACO, SÉRGIO, org.  60 poetas trágicos. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.   144 p.  14x21 cm.  Capa e ilustrações de Ivan Pinheiro Machado. Capa e ilustrações: Ivan Pinheiro Machado.  ISBN 978-85-254-3439-5   Ex. bibl. Antonio Miranda

 

Inclui poetas brasileiros e hispano-americanos, os primeiros em Português e os outro em Espanhol. Não é uma edição bilíngue. Quase todos os poetas brasileiros e estrangeiros já estão em nosso Portal de Poesia Ibero-americana, inclusive os poemas selecionados. Ao final da vasta bibliografia de livros dos poetas às páginas 132 – 135, inclui uma lista de endereços de páginas web de literatura e poesia, inclui a nossa www.antoniomiranda.com.br.

Estamos reproduzindo no presente Portal os pouquíssimos poetas e poemas que ainda não havíamos divulgado: Paulino da Fontoura, Batista Cepelos e Félix Araújo.

 

         SEBASTIÃO XAVIER DO AMARAL
        SARMENTO MENA


                  Soneto de Paulino da Fontoura

                Inspira-me, ó Calíope sonora
         versos dignos de assunto sublimado,
         p´ra oferta-los a um jovem respeitado,
         que à pátria ilustra e à virtude adora.

         Exulta, ó Rio Pardo; vês agora
         no seio teu, este Amaral honrado,
         das musas e de Marte aluno amado,
         e em cujo peito a liberdade mora.

         Eu te celebro, ó Amaral prudente,
         da nobre pátria filho esclarecido,
         humano, justo, liberal, valente.

         Teu nome ao templo d´honra tenho erguido
         e onde quer que eu viver, constantemente,
         terás nos versos meus louvor subido.

 

Página publicada em maio de 2018


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar