Foto: http://lucasviriato.blogspot.com.br/
LUCAS VIRIATO
Lucas Viriato é escritor e poeta, editor do jornal Plástico Bolha e curador da exposição Poesia Agora, entre outros.
(Rio de Janeiro, 1984) é mestre em literatura brasileira. formado em Letras pela PUC-Rio, com habilitação em produção textual. Em 2007, estreou com Memórias Indianas (Ed.lbis Libris) livro sobre sua primeira viagem para a Índia. Retorno ao Oriente (Ed.7Letras), livro que dá continuidade ao projeto poético sobre o leste do mundo, foi lançado 2008.
TEXTO EN ESPAÑOL
As plantas
devagar e contínuas
amarelam e morrem
sem bulir contigo
o meu último desejo
eu queria mesmo era
poder morrer lá em Roma
só pra Ilze Scamparini
falar ao vivo o meu nome
Auspício
Hoje, me disse que havia visto aves voando no céu.
Algumas coisas perguntei, ou quis ter perguntado, já não sei muito bem:
1) De que cor eram esses pássaros? Era possível identificar sua espécie?
2) Qual o número exato do bando?
3) Estavam agrupados? De que modo? Havia pontos fora da linha?
4) Traziam algo no bico? Comeram? Cantaram?
5) Foi possível ver o seu pouso? Por quanto tempo puderam ser vistos?
6) A que hora do dia foram avistados? Co-incidiram com o crepúsculo, com a aurora?
7) Para que lado voavam na sua visão? Esquerda ou direita? Para cima ou para baixo?
8) Para que direção voavam na visão do planeta? Norte, sul, leste, oeste?
9) Alteraram sua rota conforme o voo? Plainavam ou batiam as azas?
10) Vinham? Iam? Ou (nunca) por acaso foi uma passagem totalmente paralela?
Ora, não me diga ter visto o voo das aves no céu.
cheiro doce
.
uma loucura: você
estonteante cacho
de fruta madura
caída do pé
da mais pura
beleza
uma tontura: eu
hipnotizado inseto
que circula e
incerto
te sobrevoa
ANTOLOGIA MENINOS ME Mulheres Emergentes. Organização: Tânia Diniz. Belo Horizonte: Anome Livros, 2009. 63 p. ISBN 978-85-98378-44-2 Ex. bibl. Antonio Miranda
Efeito Kristeva
0 centro move-se com o sujeito,
Não há verdade absoluta.
Um dia, as formas de vida unicelulares
Também decidiram se juntar em algo maior.
Alguém ficou se perguntando
Se elas perderam suas identidades?
Se sentiram vertigem?
Se escreveriam (se pudessem)
Em busca do tempo de bactéria perdido?
A intertextualidade
É mais do que a aceitação dos limites humanos
E o fim de suas pretensões metafísicas,
Ela é a chave para uma nova consciência,
Uma nova metafísica.
Uma metafísica que não nos é concedida,
Da mesma forma como não é concedido
Toda esta reflexão às nossas células.
Daí a sensação de medo,
De perda de identidade.
O bolo de chocolate delicioso
Foi guardado em cima da geladeira,
E não há banquinho,
Não há banquinho...
VIRIATO, Lucas. Índia derradeira. Rio de Janeiro: OrganoGrama Livros, 2017. 136 p. 18x27 cm. ISBN 978-85-66135-19-0 Faz parte de uma caixa de proteção com dois livros: Índia derradeira e Nepal Legal. Ex. bibl. Antonio Miranda
20 / senhores do rio
os búfalos bufam
na beira do Ganges
tão pretos que luzem
presença constante
suas peles tingidas
de esterco e de lama
os chifres pra cima
orelhas pra baixo
pro lado e pra cima
os chifres parados
curvados pra trás
da boca uma baba
escorre sem pressa
mugem amontoam-se
os búfalos negros
enfeitam as margens
ao longo do Ganges
VIRIATO, Lucas. Nepal legal. Rio de Janeiro: OrganoGrama Livros, 2017. 129 p. 14X21 cm. ISBN 978085-66135-21-3 Faz parte de uma caixa de proteção com dois livros: Índia derradeira e Nepal Legal. Ex. bibl. Antonio Miranda
16 | Durbar Square
essa quadra é a joia da coroa
o grande tesouro de Kathmandu
património de arquitetura única
mistura de templos crenças estátuas
palácios pagodes pilastras pombos
pombos pombos muitos mas muitos pombos
é lá que se encontra a deusa Kumari
vivendo em um dos lindos palácios
e uma estátua pra lá de assustadora
representando o Shiva do budismo
também conhecido como Kal Bhairav
(a mistura de tudo que se foi)
e os touros pretos em plena praça
sentados com suas caras bovinas
esperando pelo cair da noite
totalmente cercados pelos pombos
20 | instruções para se contemplar uma stupa budista
não se confunda consigo mesmo
feche os olhos e pense em uma alternativa
para quando a existência sempiterna enjoar
quem pisca e dorme e morre
entende a indiferença do tempo
e busca um caminho
me inspira o desinteresse interessado
de quem gira ao redor de uma stupa
de mente tranquila no sentido horário
abaixo dos degraus da iluminação
os olhos de Buda nos observam
os olhos de Buda nos aguardam
42 | o macaco deprê
no meio da agitação
que uma trupe de macacos
pode trazer a um espaço
logo um deles se destaca
imerso em contemplação
ele não brinca nem pula
só fica quieto e parado
curvando um pouco a coluna
absorto olhando pro chão
no que ele estará pensando
ali parado no canto?
medita ou sente-se triste
o macaco esquisitão?
50 | engrenagens
enquanto a vida segue tranquila
nessa parte agitada da capital do Nepal
acho que durante vinte e quatro horas por dia algumas
centenas de budistas giram
ao redor da stupa de Boudha
a cidade segue engarrafada
uma senhora cuida do jardim
a nova sonda atinge o espaço
e os budistas seguem rodando
ao redor da stupa de Boudha
as placas tectónicas movem-se devagar
(o terremoto que não chega nunca)
manifestantes armam suas barricadas
um doente sai do coma profundo
enquanto os budistas continuam
girando ao redor da stupa de Boudha
se uma marmota assovia nos Pirineus
outro ativista morre em emboscada
nasce o bebé com as enzimas que buscávamos
pouco importa isso tudo é coisa dada
já que os budistas seguirão rodando
ao redor da stupa de Boudha
levantam-se e caem impérios
reformam e não reformam as estradas
um albatroz cai no convés de um navio
um novo invento o inesperado a aurora
tudo isso só porque os budistas giram a
o redor da stupa de Boudha
VIRIATO, Lucas. Memórias indianas. Uma viagemcom108 fragmentos poéticos./ Lucas Viriato de Medeiros. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2007.
20 p. 12x18 cm. ISBN 978-85-89126-81-6 Ex. bibl. Antonio Miranda
Os movimentos de Minu
no centro do salão
não batem os pés no chão
não movem a cabeça para cá e para lá
não têm sinos nos tornozelos
nem uma bola vermelha nas mãos
nem brincos que balançam
nem uma gota no centro da testa
e nem a verdade de um só mudrá seu.
Onde vai a mão
vai olhar, a alma devolvendo
a calma que a palavra nos roubou.
38. CÃES INDIANOS
Os cães indiano têm algo de
plácido, como um lago, e que ninguém
atirou pedrinhas.
Os carros passando, os riquixás
passando, as motos passando, as bicicletas
passando, as pessoas passando e eles ali,
deitados no meio da rua, da calçada, como
se não fosse com eles.
Cão, calmaria no olho do furacão.
41. CERTO ESPANTO
Não era sem certo espanto que os
turistas que passavam pela rua à beira-mar
na periferia de Pondicherry liam escrito na
entrada da pobre casa recém-atingida pelas
ondas: “God is near us”.
80. EDUCAÇÃO INDIANA
Andando pelo labiríntico jardim botânico,
deparei-me com um simpático passeio de escolas.
Menino brinca com menino.
Menina brinca com menina.
Em frases separadas mesmo...
VIRIATO, Lucas. Retorno ao Oriente. 108 fragmentos de viagem. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 130 p. 13x20 cm. ISBN 978-85-7577-530-1 Ex. bibl. Antonio Miranda
53. ÂMAGO
Paramos para abastecer em um posto de beira
de estrada onde aproveitei para ir ao banheiro.
Lá, encontrei um sadu de magnânima iluminação
fazendo suas necessidades.
Ansioso por desvendar os mistérios daquele
país fabuloso, não aguentei e interpelei-o:
—Ó achárya, o que faz da índia a Índia?
O que há no fim de todas as coisas por aqui?
Refletiu brevemente e respondeu estendendo-me a mão direita:
— Uma taxa inesperada.
63. DESVIANDO
A vaca magrinha, magrinha
puxando um carro pesado, pesado
as caixas de abelhas lado a lado
a gaiola cheia de galinhas.
Quanta coisa a gente
percebe quando tem que
desviar a atenção
do caminhão na contramão
vindo em nossa direção.
71. INCENSO
O fulcro laranja entre o negro e o cinza.
Fumaça de incenso espirala o espaço.
Penetram as narinas odores-memórias.
TEXTO EN ESPAÑOL
La ascensorista
la primera vez que vi a teresa
fue hoy por la mañana cuando
bajé en el ascensor
cuando vi a teresa otra vez
fue hoy por la tarde cuando
subí en el ascensor
no vi nada la vez tercera
bajé por lá escalera
VIRIATO, Lucas. Muestras – coletânea bilíngue. Apresentação Carmen Camacho — versão para o espanhol Sandra Martha Dolinsky. Rio de Janeiro: OrganoGrama Livros, 2013. 64 p.12x18 cm. Capa e ilustração da capa: Ingrid Bittar. ISBN 978-85-66135-01-5 Ex. bibl. Antonio Miranda
TRÊS CONSTRUCTOS
Existe mais verdade
no rastro da cobra
que rasteja no chão
escrevendo na areia
do que nessas palavras tolas
mera observação por certo besteira.
Existe mais verdade
em qualquer voo de pássaro,
na invisível movimentação de ar
escrita com a ponta de penas,
do que nessas palavras fugazes
tentativa de contemplação digna de pena.
Porém, não fossem essas palavras hábeis,
zumbindo entre o céu e o chão,
nunca que estaríamos aptos
a escrita invisível do pássaro,
o rastro da cobra na areia.
TRES CONSTRUCTOS
Existe más verdad
en el rastro de la serpiente
que se arrastra en el piso
escribiendo en la arena
que en esas palabras necias
mera observación por certo bobadas.
Existe más verdade
en cualquier vuelo de pájaro,
en la invisible movilidad del aire
escrita con la punta de las plumas,
que en esas palabras fugaces
ensayo de cotemplación digno de pena.
Sin embargo, si no fuesen esas palabras hábiles,
zumbando entre el cielo y el suelo,
nunca estaríamos aptos
a ver verdades ajenas
la escrita invisible del pájaro,
el rastro de la serpiente en las arenas.
AURORA
5:53
os primeiros raios de luz
entram pelas frestas mal fechadas
apagando a rubra constelação de stanbys
5:57
do enorme silêncio
ouve-se um barulho junto à porta:
o jornal cacarejando o mundo
6:00
sucessão de apitos
concerto de passos ecoando pelas estruturas
um cachorro que não para de latir
AURORA
5:53
los primeiros rayos de luz
entran por las rendijas mal cerradas
borrando la roja constelación de stanbys
5:57
del ingente silencio
se oye un ruido junto a la puerta:
el periódico cacareando el mundo
6:00
sucesión de pitidos
concierto de pasos resonando por las estructuras
uho perro que no cesa de ladrar
Página publicada em novembro de 2017; ampliada e republicada em dezembro de 2017, ampliada em março de 2018.
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