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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Óleo s/tela: Silva Filho

 

CÉSAR DE ARAUJO

(1943-2005)

 

Nasceu em Vitória do Espírito Santo, Brasil, e viveu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, participando ativamente nos movimentos de poesia alternativa desce os anos  70 de século XX. 

 

Obra poética: Através da Consciência - Edição do autor (mimeografada) - Rio de Janeiro, GB – 1963;  Das Faces - Ed. Encontro - Rio de Janeiro, GB – 1967; Canto de Morte e Enterro do Menino de Belém - Coordenada Editora de Brasília - DF – 1968; Antologia Poética do Grupo Salina - Ed. Reportagem - Niterói, RJ – 1969; O Jardineiro e a Pedra - Ed. Livros de Portugal - Rio de Janeiro, RJ – 1970; O Herdeiro do Homem - Ed. A Casa da Filosofia & Diretório Central dos Estudantes, UFF - Niterói, RJ – 1971; Pequena Antologia Poética - Centro Orcal de Cultura e Arte - Niterói, RJ – 1973; Eu (Im)Pessoal- Edição do autor - Chancela: Gutemberg Card - Niterói, RJ, 1990. Fala, Poesia Brasileira & Colheita - Obra biintitulada, gravada em fitas cassete: primeira antologia nacional do autor - Chancela: Secretaria de Cultura de Niterói, Fundação Niteroiense de Arte e Gutenberg Card - Niterói, RJ - 1991/1993.

 

“(...) recria, porém, a realidade, vinculando elementos musicais e plásticos, de mão sensível, cujo resultado é arte adulta, amadurecida, despojada de ornatos inúteis, densa de significação”.

Paschoal Carlos Magno

 

“São versos muito bonitos por seu lirismo simples mas substancioso, tocados pela pureza de suas intenções e de sua linguagem.”

Cassiano Ricardo  

TEXTOS EM PORTUGUÊS  TEXTOS ESPAÑOL



Seleção de

WALMIR AYALA

publicada originalmente na

REVISTA DE CULTURA BRASILEÑA

N. 39, JUNIO 1975 pela

Embaixada do Brasil na Espanha 

 

 

TEMPO DE ESTÁTUAS

 

Milhares de estátuas ocupam as cidades

-  incrível população!

Somente numa praça

Estáticas, posadas

mil estátuas marciais.

 

Nas casas de comércio, de cultura

palácios, templos, hospitais

estátuas, sim, estátuas

sem os rústicos cuidados manuais

destituídas de engenho e arte.

 

Ruas inteiras congestionadas

metrópolis, países.

Cordilheiras de estátuas pesadíssimas

ora de ouro e prata fabricadas

estátuas de cristal:

proliferam demais

 

(As estátuas se formam nos espelhos.)

Espantalhos de pedra mantidos

para medrar as flores.

Não se transita mais

senão entre rochedos.

Este Planeta vai rachar

de tanta penedia.

 

Observem Conselhos

Ordens, doutos

cátedras, os Júris.

Há estátuas falando, aplaudindo.

Nomeiam-se estátuas.

 

Atenção para os conceitos de granito:

- defendem-se em carne!

A essência dos deuses, carne apenas.

 

Reúnem-se estátuas todo dia.

Existem comissões formadas só de rochas.

Há estátuas de elite planejando.

 

Metamorfose tristíssima de ontem:

Um artista virou também.

E as últimas notícias dão-nos conta

que uma senhora queria parir pedras.

 

Está difícil encontrar um homem.

Não se conversa há tempo sobre ossos.

O grito é som antigo:

Sombria peça de museu da História.

O pranto: uma loucura.

Por não se ver sangrar o coração

sabe-se de memória só

vermelho o sangue.

 

Quanto ao Âmago do Homem

- Espírito ou Ser –

dizem estátuas

que são coisas mortas.

 

 

O JARDINEIRO E A PEDRA

(fragmento)

 

E tanto amava

terra e vento

que não sabia mais

se jardinava

alguma flor

ou a própria alma.

 

Um beija-flor

Pousou

Na sua calma.

 

As flores foram feitas

para florir e ser colhidas.

 

Salta a criança

muros e grades

levando rosas.

Não hesita colher

mesmo em jardim alheio.

 

O mais são pernas

e a vontade enorme

de pintar a terra.

 

O poeta trabalha no céu

com mãos de vento.

 

Sabe que é difícil

plantar-se nas nuvens

sem cair do céu.

 

Sabe mais seguro

plantar-se na terra

e florir para o céu.

 

Enraíza-se porém nas nuvens

e debruça suas flores

sobre a terra.

 

 

O NUMERADO

 

Sei que sou um número.

Que número sou, não sei.

 

Sei que sou um elo ao infinito

ou de retorno ao princípio.

 

Se tudo for redondo, volto.

Se tudo plano, vou.

 

De qualquer modo, sou.  

 

 

NOME E SOBRENOME

 

Deus está no cio.

 

Que mundo nascerá da cópula

do Todo sobre Nada?

 

Como se chamará o herdeiro

filho da Luz e Treva?

 

Deus está no cio.

 

Da cópula de Deus

o hermafrodita nasce

de nome Vida

e sobrenome Morte.  

 

 

NA ALCOVA, APAIXONADAMENTE

 

Não suporto nenhum tipo de ditadura:

só a tua ditadura, amor.

Ai de mim!

 

Se tudo queres, tudo dou

e nem sequer pedir eu posso.

Ai de mim!

 

Tu me esmagas, sufocas, oprimes, me devoras.

Eu te adoro e me apavoro.

Ai de mim!

 

o amor apaixonado é sempre assim:

ora no céu, ora no inferno

ora no inferno do céu,

ora no céu do inferno.

Ai de mim!

Vou vivendo-morrendo assim

de amor por ti e desamor por mim.

Ai de mim!

 

Deixar-te? —Jamais! Perder-te? —Ai de mim!

Tomba o corpo. Seca a alma. Tudo morto.

Ai de mim, ai de mim! 

 

 

Extraídos de Um Sol Maior que o Sol.  Brasília: Thesaurus, 2006.  105 p.

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TEXTOS ESPAÑOL

 

 

Selección de

WALMIR AYALA

publicada originalmente en la

REVISTA DE CULTURA BRASILEÑA

N. 39, JUNIO 1975 por la

Embajada del Brasil en Espana 

 

 

                                               TIEMPO DE ESTATUAS

 

Millares de estatuas invaden las ciudades

-!población increíble! -.

En sólo una plaza,

estáticas, posantes,

mil estatuas marciales.

 

En comercio y en casa de cultura,

en palácios y en templos y hospitales,

estatuas, si, estatuas

sin los toscos cuidados manuales,

desprovistas de ingénio y del arte.

 

Calles enteras, congestionadas

metropolis, países.

Cordilleras de estatuas pesadísimas

en oro y plata modeladas;

estatuas de cristal:

hábeis proliferado demaisado.

 

(Las estatuas nacen de los espejos.)

Espantajos de piedra, mantenidos

para que medren flores.

Ya el hombre no camina

sino entre rocas.

Este planeta se va rajar

de tanto pedrusco.

 

Observen los Consejos y Ordenes,

los doctores, la cátedras, los jueces:

hay estatuas hablando, aplaudiendo.

Se nombran estatuas.

 

Atención a estos conceptos de granito:

!defiéndase en carne!

La esencia de los dioses, carne apenas.

 

A cada momento se reúnen las estatuas.

Hay comisiones formadas sólo de piedra.

Hay estatuas elegidas planeando.

 

Metamorfosis triste de ayer:

un artista se convirtió em piedra.

Y según las últimas noticias

una señora quiso parir piedras.

 

Es ya difícil encontrar un hombre.

Hace tiempo que no se habla sobre huesos

y el grito es un sonido antiguo,

pieza sombria del museo de la historia.

El llanto uma locura.

Por no verse ya sangrar um corazón

sólo sabemos, de memória, que

la sangre es roja.

 

En cuanto a la esencia el Hombre

- Esp[iritu o Ser –

dicen las estatuas

que son cosas muertas. 

 

 

EL JARDINERO Y LA PIEDRA

(fragmento)

 

Y tanto amaba

tierra, viento y agua,

que no sabía

si jardinaba

alguna flor

o su propia alma.

 

Un colibrí

Posó

en su calma.

 

Las flores fueron hechas

para florecer y ser recortadas.

 

Salta la criatura

muros y rejas

llevando rosas.

No duda  en cogerlas

de jarfdín ajeno.

 

Lo demás son piernas

y un deseo enorme

de decorar la tierra.

 

El poeta trabaja en el cielo

con manos de viento.

 

Sabe que es difícil

plantarse en las nubes

sin caer del cielo.

 

Sabe que es más firme

plantarse en la tierra

y dar flores al cielo.

 

Pero se arraiga en las nubes

y derrama sus flores

sobre la tierra.

 

 

 

Página publicada em dezembro de 2007.

 

 

 



 

 

 
 
 
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