VALENÇA LEAL
(1913-1998)
VALENÇA LEAL (Cornélio Gomes Leal) nasceu em Quipapá, Pernambuco, a 28 de outubro de 1913. Fez os estudos secundários em Garanhuns, Maceió e Recife. Cursou Letras na Universidade Católica de Pernambuco (1972 a 1976).
Exerceu atividades literárias esporádicas na imprensa de Maceió, de Pesqueira e do Recife. Colaborou em revista do Rio de Janeiro (O Cruzeiro) e de Belo Horizonte (Alterosa). Teve dois contos premiados em duas dessas revistas, e um poema incluído em volume de poesias selecionadas por outra. Em 1944, publicou um romance - Cruz de Carne, Editora Pan-Americana S.A., Rio de Janeiro. Em parceria com Waldemar Lopes, escreveu a bibliografia de um empresário e político pernambucano, ainda inédita, e segundo volume da história da Associação Comercial de Pernambuco (1939-1989), com um retrospecto histórico de seu primeiro centenário (1839-1939), constante do primeiro volume, de autoria do historiador Estêvão Pinto. Traduziu para a Revista da Academia Pernambucana de Letras a Conferência de Rubén Dário sobre Joaquim Nabuco, em 1912, inserta no número 30 (dezembro de 1985) daquela revista e realizou vários outros trabalhos literários de menor significação.
Biografia extraída de http://cornelioleal.blogspot.com
ALBUM DE POESIAS. Supplemento d´O MALHO. RJ: s.d. 117 p. ilus. col. Ex. Antonio Miranda
/Cabe ressaltar que o Suplemento d´O Malho não informa dados biográficos dos autores da antologia Álbum de Poesia, e tampouco aparece a data de edição do livro... Na internet nem sempre aparecem biografias dos autores, e fomos obrigados e eleger os dados biográficos acima encontrados em site http://cornelioleal.blogspot.com, o único com informações sobre Valença Leal. Mas estamos em dúvida se este aqui biografado (acima) foi o verdadeiro autor do poema... Este que (único) que encontramos nasceu em 1918...e seria bem jovem à época da publicação do poema... Se alguém tem alguma informação mais confiável, favor entrar em contato conosco: antmiranda@hotmail.com)
Página publicada em abril de 2019
|