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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

GISELDA JOFFILY PEREIRA DA COSTA

 

COSTA, Giselda Joffily Pereira da. Canaviais. Prefácio de Gilberto Freyre. Capa de Lula Cardoso.  Recife: Imprensa Oficial, 1947.   63 p.  14x20 cm.  Ex. bibl. Antonio Miranda

 

“Nem todos os versos de Dona Giselda nos encantam pela naturalidade ou pelo sentido popular. Em alguns há artifício. Excesso de cor-de-rosa e de dourado. Alguma cousa de cartões postais para turistas. É o que me agrada nas produções de Dona Giselda é o que encontro nelas de oral, de popular, de folclórico e até de rústico.”  GILBERTO FREYRE

 

         Postais de Olinda

         Teus engelhos. Teus carros de bois.
         Teus palanquins dourados.
         Tuas redes brancas, frescos das casas-grandes.
         Banquetes. Vinhos. Damascos. Veludos.
         Teus brilhantes. Teus diamantes.
         — Postal dourado.

         Atraída pela cobiça,
         Saqueada. Incendiada. Reconquistada.
         — Postal de sangue.

         Pia e evangélica.
         Teus campanários.
         Teus sinos centenários.
         E tuas torres aguçadas para o alto.
         — Postal azul.

         Do alto da Sé ou da Misericórdia:
         Quatro nereidas adormecidas.
         Milagres. Carmo. São Francisco. Farol.
         Oito sentinelas despertadas. Os montes.
         Casaria. Cabanas de pescadores.
         Restos de engenhos. Velhas fortalezas.
         Chaminés fumegantes.
         — Róseo postal.

         “Coimbra brasileira”!
         Tua Academia de Direito.
         Teu Seminário.
         Teu Horto d´El-Rei — aclimando
         “Cravo e noz-moscada das Molucas.
         Aldodoeiro de Bourbon. Do Taiti — fruta-pão.        
         “Cana de Caiena”.
         — Postal verde.

         Mulheres de torso encarnado — virando tapioca.
         Caranguejo e aratu — correndo nos mangues.
         Praieiros ”de peia” escalando coqueiros.
         — Chega uma jangada. Sai outra.
         Alvejam outras. Passa uma barcaça.
         — Um cromo.

         — Enfeixo todos os meus postais.
         Dou-lhe um rápido giro.
         Recompondo suas cores.

         — Postal branco!
         O mar gigante e poderoso, abrindo os braços
         para a noiva dourada de sol.
         E vestida com os rendados lírios brancos
         Que ele lhe tece — com suas espumas
         Tão brancas, tão brancas, tão lindas!

         — Sacodem flores os cajueiros.
         Dão perfumes as caneleiras.

         São testemunhas os coqueiros.
         Salmos sacramentais “boiam no ar”.
         — É o mar — a exclamar:
         — Ó linda!...

 

         Os Arcos

         Os arcos que se miravam
         No “ladrilho verde das ondas”,
         Cheios de luz, de muita luz.
         De azeite e depois de gás,
         Nas suas novenas e trezenas,
         Abalavam a cidade,
         Os subúrbios e arrabaldes.
         — Passavam — em baixo — as procissões,
         Os clubes e bondes de burros.

         — Derrubaram os arcos.

         .......................................................
        
         — Por quê
?
         — Mutilaram — ou mataram — o Recife!

 

         O Carnaval do Recife

         Os maracatus
         Com os tambaques e ganzás.

         Os negros da Cambinda:
         Se o Recife fosse meu
         Eu mandava ladriá
         Com pedrinha diamante
         Pra Cambinda passa.

         O “frevo”!
         Pega! Pega! É uma sarna!
         E vai se alastrando.
         A marcha arrastando, arrastando...
         — Tudo cai na “onda”, no “passo” — no “frevo”!

         — Uma rua derramando gente
         E surge um clube!
         Pás. Vassourinhas. Lenhadores.
         — Rompe a massa o cortejo de loucos!’’’’

         Inclinam-se uns para a frente — outros para trás.
         Acocoram-se nuns. Erguem-se outros.
         Abrem os braços e rodopiam.

         Torcem as pernas. Sustentam guarda-sóis.
         Agitam as mãos.
         Ao compasso da música.
         Cala-se a música — tudo cessa.
         Rompe a música — rompe a loucura.

         ......   ......  ......  ......   ......   .....   ....

         — A marcha! A “onda”, o “passo” — o ”frevo”!
         “Dobradiças”.  “Tesouras”.  “Saca-rolhas”.

 

         Velhos Engenhos

         Chó — ó — ó...
         o Capibaribe, o Uma.
         O Pirapama, o Tapacurá, nas rodas d´água
         Dos velhos engenhos pernambucanos.

         Chó — ó — ó...
         Cana, snegro! Cana, mais cana!
         Chico Rapadura — fogo nas tachas!
         Chama a negra Felicidade
         Para ver o ponto do mel!

         ... Ó Ioiô!
         Tá bão! Tá bão!
         — Só pulo cru seu já sabia — Ioiô!

         — A turma dos moleques
         Para bater o mel!
         — Gonçalo! Calixto! Nastaço!
         — Ô Nas-ta-ço!

         — Cara de Tacho! destapa as formas!
         — Que é do purgador?

         — Acente a estufa — Mel de Furo!
         — As marretadas da negrada,
         A pó reduzem o açúcar.

         — Brasil!
         Como cresceste, como enriqueceste!
         Com teus velhos engenhos dágua!
         — Massangana! Cachoeira Linda! Bela Rosa!

 

         Outra Vista         
        
        
Qui iscangaio é esse,


         Seu Marculino?
         — Um caiga in riba dua cachorra,
         I um papagaio nu ombro,
         Ruendo a bera do chapéu?

         — Qui foi, qui foi,  qui foi,
         Ôio di Quaiada?
         — Não foi a raposa
         Qui cumeu minha galinha di pinto?
         — Qui sé isso home,
         Taí dano coice no vento?

         — O menino na gamela.
         Munguzá com toucinho.
         Feijão com rapadura.

         — Vai gemendo um carro de boi:
         In – in- in...

 

Página publicada em abril de 2018
 

        


        
        


 

 

 
 
 
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