DINOVALDO GILIOLI
nasceu em Leópolis/PR, 1957, morou em Curitiba e reside há mais de 25 anos em Florianópolis – SC. Formado em Ciências Contábeis pela UFSC, com especialização em Realidade Brasileira pela Unochapecó, trabalha na Eletrosul. É diretor do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis – Sinergia e da União Brasileira de Escritores de Santa Catarina. Como sindicalista e ativista cultural coordenou concursos literários de conto e poesia promovido pelo Sinergia, em nível estadual, e várias atividades nas áreas de cine-vídeo, dança, teatro e música voltadas aos trabalhadores eletricitários e comunidade de Florianópolis. Foi um dos vencedores do 5º concurso de poesia Helena Kolody no Paraná e de outros concursos literários em diversos estados, o que propiciou a inclusão de seus poemas em mais de 20 antologias. Publicou os livros Fragmentos (edição do autor, 1982/5), Hálito de Água (Fundação Cultural de Curitiba, 1989), Borboletas no Varal e Canção para Acordar Peixes (Editora Letras Contemporâneas, 1996/7). Possui artigos em jornais e revistas do país, principalmente alternativos. Foi editor da revista Pantanal, de circulação nacional, publicada pela Elase, divulgando trabalhos de poetas e contistas de todo país. Realizou com o artista plástico Schneider o projeto Arte e Poesia em Movimento, expondo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Fonte da biografia e foto:
Excelente! ANTONIO MIRANDA
GILIOLI, Dinovaldo. Canção para acordar peixes. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1997. S.p. 13x20 cm. Capa: Sérgio C. Santos
Declaro para os devidos fins
quando fiz este poema
estava fora de mi
*
somos tão iguais
que nus parecemos
*
faz muito tempo
´inda vejo
tuas roupas no varal
tudo seria diferente
não fosse tudo igual
*
em teus seios
minha boca
não tem osso
alonga-se
até ao pescoço
GILIOLI, Dinovaldo. Borboletas no varal. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1996. s.p. 12,5x20,5 cm. Brochura grampeada com sobrecapa. TiragemMINHA: 70 exs. (EA)
se fosse dizer
tudo que sinto
diria:
sinto muito
POEMINHA HIPOCRONDRÍACA
por mais
queu
engula
não faz
efeito
a bula
CANÇÃO FREUDIANA
de complexo
em complexo
nosso amor
ficou
sem nexo
Página publicada em fevereiro de 2013, ampliada e republicada em 2014.
|