Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto e biografia: wikipedia

 

BENJAMIN PESSÔA

 

Benjamin Américo de Freitas Pessoa (Bananeiras, Paraíba —  1º de novembro de 1858 – Curitiba, 28 de maio de 1928) foi um advogado, desembargador e político brasileiro.

Filho do fazendeiro Antônio Targino de Freitas Pessoa e de d. Francisca Cruz de Freitas Pessoa, Benjamin nasceu no ano de 1858 na cidade de Bananeiras, interior do estado da Paraíba, e ali realizou seus primeiros estudos. Na adolescência foi para Recife onde efetuou os estudos preparatórios para ingressar na Faculdade de Direito, diplomando-se por esta instituição no curso de Ciências Jurídicas e Sociais.

Sendo seu progenitor próspero fazendeiro e senhor de muitos escravos, Benjamin era convicto abolicionista e republicano e por estas causas revelou-se fervoroso propagandista.

Em 1891 transferiu residência para a cidade de Antonina, litoral do Paraná, para ocupar o cargo de promotor público e nesta cidade também exerceu o cargo de juiz de direito, bem como, para este mesmo cargo, foi transferido para a cidade de Campo Largo.

Após o falecimento do Dr. Joaquim de Almeida Faria Sobrinho, seu sogro, afastou-se da magistratura civil para seguir a magistratura militar, ocupando o cargo de auditor de guerra, cargo este exercido justamente pelo sogro recém-falecido. Nesta função foi transferido para Porto Alegre e após alguns anos no Rio Grande do Sul, retornou para o Paraná.

Benjamin Pessoa também foi deputado estadual, ocupando uma vaga na Assembléia Legislativa do Paraná por várias legislaturas e ao ser convidado para disputar uma vaga para a Assembléia Nacional, declinou o convite.

Falecimento e homenagem

Benjamin Américo de Freitas Pessoa faleceu no dia 28 de maio de 1928 na cidade de Curitiba.

Em agosto de 1988 a capital paranaense homenageou o desembargador e político ao batizar uma das vias de Curitiba de Rua Desembargador Benjamin Américo de Freitas Pessoa.

 

PINTO, Luiz.  Coletânea de poetas paraibanos.  Rio de Janeiro: Ed. Minerva, 1953.    155 p.   16.5 x24 cm    Ex .bibl.  Antonio Miranda

 

 

         CONSELHOS

         Se quiseres, mulher, ser venerada
Pelo amante que diz por ti morrer,
Deves dele viver distanciada
Para ainda mais o seu amor crescer.

         Dá-lhe risos, olhares... e mais nada.
E então, assim conseguirás trazer
Su´alma sempre presa, acorrentada
Do teu sorriso, ao mágico poder!

         Escuta o meu conselho, ouve-me, atenta,
Nunca, jamais lhe deves dar ensejo
Para matar essa paixão sedenta...

         Pois o amor é apenas um desejo:
Nasce no olhar e no sorriso aumenta
E, lentamente, morre após o beijo!

 

 

Página publicada em julho de 2019


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar