ALINE DE MELLO BRANDÃO
Aline de Mello Brandão (Belém, 1947) graduou-se na Faculdade de Medicina da UFPA. Integrante da Academia Brasileira de Neurologia, é Professora-Adjunta de Neurologia no Centro de Ciências da Saúde da UFPA e médica neurologista do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, comprometida com o trabalho de reabilitação de deficientes e de epiléticos.
Trabalhos literários publicados nos jornais paraenses O Liberal, A Província do Pará, O Diário do Pará, Jornal do Sindicato dos Médicos do Pará, Jornal da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado do Pará, Cadernos de Cultura da Semec – Pará e Revista Argumento (da Fundação Antonio Carvalho, PA). Publicou também em revista de São Paulo.
Teve poemas musicados por vários compositores.
Livros: Cantiga Geral de Amor. Poesia. Belém, Falângola, 1984. Orelhas de João de Jesus Paes Loureiro e Maria da Conceição Magno Bentes. Com o nome de Aline Carreira; Viola d'Água. Belém, Falângola, 1986; A Saga do Sumano: Uma Estória Amazônica (Roteiro poético de trabalho educativo em diabetes mellitus. Belém, Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1988. Prêmio AMES 1988, e As Mãos do Tempo. Poesia. Belém, Falângola, 1989. Orelha de João Carlos Pereira. Capa e ilustrações: fotos de Pedro Pinto. Prefácio de Eimar Tavares.
BRANDÃO, Aline de Mello. Viola d´água. Capa e ilustrações: Emanuel Franco. Foto: Miguel Chikaoka. Belém: Falangola, 1986. 94 p. 22 x 27,5 cm. Ex. bibl. Antonio Miranda
"Cabocla do Pará, sangue de nordestinos imigrantes. Filha de um negro e uma branca. Orgulho da mestiçagem."
VEJA e LEIA outros poetas do PARÁ em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/para/para.html
Página publicada em dezembro de 2020
|