VENTURELLI SOBRINHO
Venturelli Sobrinho (José) (pai do Magnífico Trovador José Otávio Venturelli)nasceu em 30 de março de 1900, em Pedralva (antiga São Sebastião da Pedra Branca) sul de Minas Gerais, filho de Antonio Venturelli e de D. Paolina Castellani Venturelli. Sua infância humilde só lhe deu as primeiras letras na adolescência, quando fez o primário já com 16 anos. Trabalhou na enxada, vendeu doces e pastéis na Estação de Trem quando menino, e seu único brinquedo foi uma locomotiva de madeira e lata feita por ele mesmo.
Seu primeiro trabalho poético foi uma trova para sua namorada.
Sentou Praça no 8º R.A.M./75 em Pouso Alegre (MG) em 1925, escalando os postos de Anspeçada, Cabo e Sargento, sendo então aprovado no Concurso para Escola Militar de Realengo, de onde saiu Aspirante em 1928.
Em 1926 lançou seu primeiro livro de poesias - ALVORECER apadrinhado pelo grande Osório Duque Estrada, tendo deixado mais de 30 livros.
Aprendeu e dominou dez idiomas; Professor de Línguas Latinas, Engenheiro Civil; Piloto de pequenos aviões; Comendador Internacional, Pintor, Escultor e Desenhista, Músico e Maestro-Instrumentista de quase todos os instrumentos de corda, inclusive Piano. Tocava flauta doce... (sua paixão).
Era também pintor e escultor, tendo deixado mais de cem obras.
Por falar e escrever fluentemente o Árabe, foi o tradutor do grande poeta libanês Fauzi Maluf em seu livro "No Tapete do Vento". Traduziu em versos a Divina Comédia de Dante, enquanto se restabelecia de um infarto...
Atingiu o Generalato em 1958. Faleceu no Rio de Janeiro, a 30 de julho de 1981.
Biografia extraída de: http://falandodetrova.com.br/venturellisobrinho
ALBUM DE POESIAS. Supplemento d´O MALHO. RJ: s.d. 117 p. ilus. col. Ex. Antonio Miranda
Página publicada em abril de 2019
|