MARÍLIA SCHRÒDER XAVIER
Nasceu em Juizde Fora, Minas Gerais, poetisa por irresistível vocação, filiou-se à Associação de Cultura Luso-Brasileira, começando a publicar seus versos no suplemento dominical do Diário Mercantil, de Juiz de Fora, e em "O Imparcial", de Rio Pomba, MG. Diversos de seus poemas têm obtido prémios e menções honrosas em certames e Salões de Poesia.
Possui inédito o livro de poemas intitulado "Brumas".
ENCONTRO 55 (Coletânea de Poetas da Associação de Cultura Luso-Brasileira). Seleção e introdução de MÁRCIO ALMEIDA. Capa e ilustrações de CEZAR GUEDES. Juiz de Fora, MG: Associação de Cultura Luso-Brasileira, 1980. 204 p. 14 x 21 cm. Ex. bibl. Antonio Miranda.
Reúne 25 anos de atividade da ACLB e ressalta a renovação que estava acontecendo com a poesia de Minas Gerais em particular e do Brasil em geral.
Aqui vamos divulgar alguns poetas que ainda não figuram no nosso Portal de Poesia — no momento já incluímos mais de 7.000, mais da metade de brasileiros. E edição reitera a questão dos “Direitos autorais reservados”, mas esperamos contar com a aprovação de nossa iniciativa de divulgar alguns poetas da coletânea, 40 anos depois da edição (de 1980).
Como o livro “Encontro 5” inclui vários poemas de cada poeta, aqui apresentamos apenas 3 ou 4 de cada um, dependendo da extensão dos textos. Os interessados poderão continuar a leitura no volume original, certamente disponível em algumas bibliotecas e livrarias, inclusive sebos, se estiver interessado (e com sorte!)
|
C A N Ç Ã O
O grilo canta na noite
do meu jardim.
Seu canto forte
chega ao ouvido
misturado ao clamor
mistificado que vem
das telas azuladas.
Milhares de telas
azuladas sonoras
encobrem o som
do grilo forte
após a chuva.
Trinados de esperança
de uma cidade.
N O S T A L G I A
Copos
múltiplos copos
álcool.
Mente
embotada/mente
trôpegos passos.
Tempo
noite-escura
sobre lembranças.
Saudades
pedras preciosas
na escuridão.
L I M I T A Ç Ã O
Este tempo-espaço
que me coube
não me cabe.
Ruídos convergentes
atordoam.
Não sobra cérebro
para nada.
Palavras não se formam
o que quero dizer
fica parado.
F R A Q U E Z A
Cansaço envolvendo
fibra por fibra
corpo dilatado
alterado
na vivência
confusa.
Seguir
(destino imposto)
turbilhão
horas
vazias
de contato
consigo mesmo.
Página publicada em janeiro de 2020
|